Argentina além de Buenos Aires

Categorias:

América do Sul,Entretenimento,Roteiros
Compartilhe:

Havia um tempo em que viajar para a Argentina valia muito a pena. Passagens, hospedagem e alimentação mais barata ajudava bastante a ter uma viagem mais confortável. Mas há alguns anos isso mudou e os nossos vizinhos hermanos já não eram mais tão atrativos assim, fazendo com que olhássemos para outras opções, como o Peru e Colômbia.

Mas, em 2018 o jogo virou. Com a grande desvalorização do peso argentino em relação ao dólar, o turismo no país volta a seduzir. É por isso que hoje vamos falar sobre a belíssima Argentina, porém, dessa vez, sem a capital Buenos Aires no roteiro.

Por que? Para sair do óbvio, claro. Quando a gente pensa em Argentina, tem gente que  só consegue vislumbrar a capital portenha, mas eu vou te mostrar que tem vários destinos incríveis que agrada aos diferentes tipos de perfis de turista. Então vem comigo conhecer a Argentina além de Buenos Aires.

Mendoza

Argentina além de Buenos Aires - Mendonza - Julia Maiorana

Em 1997 meu pai passou um período morando em Medonza, e isso fez com que eu e minha mãe fôssemos sempre. Naquela época, nem era famosinha como é hoje. Mas já era calma, simpática e encantadora. Assim podemos definir a cidade de Mendoza, cidade que fica na divisa entre Argentina e Chile. Seu atrativo principal são as vinícolas (mais conhecidas como bodegas na região), onde é possível apreciar as belas plantações de uva e a produção de vinhos tipo Malbec. Na cidade existem por volta de 130 vinícolas.

Eu mesma em Mendoza, mil novecentos e bolinhas

A melhor época para visitar Mendoza é no Outono. Aconselho não ir no alto verão, pois as temperaturas podem chegar a 40ºC e nem no alto inverno, que será difícil aproveitar os passeios e as vinícolas não estarão vistosas. Indo entre as estações fica mais fácil para ver as plantações e degustar dos melhores vinhos argentinos.

#DiquinhaDaJu: Algumas vinícolas possuem hotéis bem gostosos de se hospedar. Quando for montar o seu roteiro, veja se a vinícola que você quer visitar tem hotelaria e divirta-se!

Quer deixar a viagem ainda mais interessante? Alugue um carro e siga por 2h30min até o Aconcágua para apreciar pessoalmente o pico mais alto do hemisfério sul. Tem gente que gosta tanto do passeio que fica por dias lá, mas eu sugiro um bate volta mesmo.

Ushuaia

Argentina além de Buenos Aires- Ushuaia - Julia Maiorana

Se um dia você quis conhecer o fim do mundo, vá para Ushuaia. Literalmente falando, pois esta é a cidade que fica mais ao sul das Américas. Depois de lá, vem o Polo Sul. Então, você já deve imaginar que o forte de lá não são as praias… Afinal, a temperatura média da cidade fica por volta dos 10ºC.

À primeira vista, Ushuaia não parece muito atrativa: fria, meio desajeitada até, mas reserva espécies de animais que você não veria assim tão de boa em nenhum outro lugar, como lobos marinhos, pinguins e outras espécies de pássaros da região da Patagônia. Sem contar que a paisagem é linda.

Por ser muito fria, prefira visitar Ushuaia no verão. Os dias são mais longos e também dá para aproveitar melhor o Parque Nacional Tierra del Fuego e observar a fauna local. Mas, se o seu interesse é realmente no inverno, aposto que vai adorar saber que Ushuaia tem a maior temporada de esqui da América do Sul.

Argentina além de Buenos Aires - Parque Nacional Tierra del Fuego - Julia Maiorana

Parque Nacional Tierra del Fuego

#DiquinhadaJu: Mesmo indo em épocas mais quentes, leve sempre seus agasalhos mais pesados de inverno. Sério, até no calor faz frio.

#DiquinhadaJu 2: Os frutos do mar são as especialidades da cidade. Aproveite que a cidade fica perto do Porto e prove as centollas fresquinhas.

Córdoba

Argentina além de Buenos Aires - Córdoba - Julia Maiorana

Depois de Buenos Aires, Córdoba é a maior cidade da Argentina. Por lá, você encontra vários museus e prédios históricos. Córdoba já foi considerada como um grande centro cultural justamente por conta dos seus parques, monumentos e igrejas.

O Centro Histórico da cidade é uma delícia para ser desbravado a pé. Então, leve na mala aquele seu tênis que aguenta todas. Entre os lugares para visitar, inclua: Museu de Bellas ArtesCripta Jesuítica e Plaza San Martin (onde fica a Catedral de Córdoba).

Argentina além de Buenos Aires - Catedral de Córdoba - Julia Maiorana

Catedral de Córdoba

#DiquinhadaJu: Procure se hospedar no Centro Histórico de Córdoba. Além de ser mais prático para visitar os pontos turísticos, você estará perto de bons restaurantes, bares e até baladas.

Bariloche

Argentina além de Buenos Aires - Bariloche - Julia Maiorana

Se a ideia é sair do comum, então vamos de Bariloche no verão. Isso mesmo! A gente sempre associa Bariloche à neve, mas nas épocas mais quentes, a cidade vira um verdadeiro balneário, com praias calminhas, ótimas para ir com crianças. Até porque não são praias de mar e sim dos lagos da cidade. O único porém é que nem todas as praias são de areias, algumas são de pedras e isso pode deixar a experiência mais complicada.

Mas, além das praias, Bariloche no verão revela parques e trilhas muito legais para fazer andando ou mesmo de bicicleta. Aproveite também a vista linda do teleférico.

A vantagem de visitar Bariloche é que, por ser uma cidade turística, existem muitas opções de hospedagem. Eu, particularmente, escolheria um hotel perto do lago para apreciar a vista e a brisa.

Salta e Jujuy

Argentina além de Buenos Aires - Salta e Jujuy - Julia Maiorana

Essa casadinha é um prato cheio para quem gosta de arqueologia. Estar na região é o mesmo que estar na cordilheira dos Andes, com planícies deserta e salares. O povo destas províncias são bastante tradicionais e guardam a cultura dos antepassados incas.

Na província de Salta, você encontra o Museu Antropológico dedicado ao xamanismo e o Museo de Arqueología de Alta Montaña, com múmias e objetos incas. Ah, sem contar com algumas vinícolas interessantes. Há quem diga que os vinhos produzidos em Salta são melhores do que os de Mendoza, mas só experimentando mesmo para você decidir.

Argentina além de Buenos Aires - Museu Antropológico de Salta - Julia Maiorana

Museu Antropológico de Salta

Na província de Jujuy é possível encontrar o Cerro de Siete Colores, uma curiosa montanha com 7 cores, além da Quebrada de Humahuaca, outra montanha com cores e formatos diferentes. Vale dizer que em Jujuy que está Pucara de Tílcara, uma fortaleza em ruínas do período pré-colombiano.

Argentina além de Buenos Aires - Cerro de Siete Colores - Julia Maiorana

Cerro de Siete Colores

E, então? A Argentina é muito mais do que o Caminito, a Casa Rosa e o Tango. Aproveite a desvalorização da moeda para fazer viagens diferentes e conhecer um lado dos nossos hermanos que você ainda não desbravou. Bora? 

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.