Checklist prático da mala perfeita para o carnaval

Categorias:

Sem categoria
Compartilhe:

Carnaval chegando e a gente só pensa na viagem, né?

Bom, fazer as malas pode até não ser a etapa preferida de um viajante, mas com certeza é super importante, afinal, a bagagem será praticamente a sua casa durante os dias de viagem.

Mas, vamos pensar pelo lado positivo: é carnaval e provavelmente você não vai querer ter dor de cabeça por causa da sua bagagem, né? Imagina! Então vem comigo que hoje eu vou te ajudar a organizar a sua mala para curtir o feriadão da folia!

Bagagem Inteligente

Preparar uma mala gigante para a viagem quase nunca é uma opção realmente inteligente por vários motivos. 

Primeiro porque o peso da mala deixa a gente desconfortável, principalmente quando temos muitos destinos para visitar. Segundo: existe a chance de ter que pagar excesso de bagagem, o que acaba se tornado um gasto sem necessidade. Por último e não menos importante: Você vai precisar de espaço para trazer aquelas lembrancinhas…

Pensar desta forma nos ajuda a planejar uma bagagem mais leve e prática. 

Planejando a viagem

O processo de organizar a mala começa no planejamento de viagem. Quando a gente já sabe o que nos espera no destino, fica mais fácil saber o que levar. Pense nos dias que você vai ficar fora, na temperatura, no roteiro que quer fazer. Serão saídas mais diurnas ou noturnas? Vai ter praia? Jantarzinho? Balada?

A partir daí já é possível saber mais menos quantas mudas de roupa você vai precisar. Olhe no guarda roupa para ver as combinações que você vai fazer e se não tiver aquela peça que está faltando, a hora de correr para comprar ou pedir emprestada é agora.

A ideia aqui é que você planeje seus looks para ter uma bagagem mais inteligente e não ficar cheio de roupa na mala que você não vai usar, daquelas peças que a gente nem sabe por que colocou na mala, sabe?

O modelo da mala importa

Antigamente, os modelos de malas eram praticamente iguais. Mas hoje existe uma infinidade de modelos que farão toda a diferença na hora do traslado.

Se você está em dúvida, as dicas são essas:

  • Prefira modelos com quatro rodas, pois facilita a locomoção. Para maior segurança, prefira rodinhas feitas de uretano, que são bem mais resistentes.
  • Na dúvida entre o tamanho da mala, fique com o mediano que tenha zíper expansível (para “acionar”, caso a mala fique pequena para seus pertences).
  • Na verdade, o que mais importa é o tamanho interno da mala. Analise os compartimentos, compare os modelos e espaços internos antes de comprar.
  • Considere comprar uma mala que que abre no meio e divide as roupas igualmente. Assim fica mais fácil de procurar as roupas dentro da mala e até fazer a divisão, caso a mala seja para duas pessoas. 

O que não pode faltar no carnaval

Portrait of a pretty woman blowing confetti from her hands isolated over pink background

Agora vamos para a parte prática, certo? Lembrando que esse checklist foi pensado para quem quer curtir o carnaval brasileiro, que pode ser em praia ou em ambiente urbano. Uma bagagem despojada preparada para o fervo. 

Roupas Leves e Claras

Feriado de carnaval, né? Roupas leves e claras para aguentar o sol: shorts, camisetas, tops, vestidinhos. Opte pelos tecidos mais leves e que, de preferência, não amassem na mala (porque ninguém merece se preocupar em passar roupa em pleno carnaval!). 

Separe as roupas por look na hora de organizar a mala para não ter problema na hora de procurar as peças. 

Roupa de Banho

Se você vai passar muitos dias na praia, recomendo levar três mudas de roupa de banho. Uma para usar enquanto a outra seca e a terceira fica de reserva. Simples assim.

Canga e/ou Toalha de Praia

Nunca se sabe quando vai bater o cansaço e só o que você vai querer é uma canga para sentar. O mesmo vale para aquele mergulho merecido.

Armas para driblar o sol

Protetor solar, óculos de sol, chapéus ou bonés. Sempre úteis!

Roupa Íntima

Coloque na mala uma calcinha ou cueca para cada dia de viagem e uma a mais de reserva. Conforme forem sendo usadas, lave para os próximos dias, caso precise. Leve poucos sutiãs e tops

Formalidades

Se uma balada ou jantarzinho está nos planos, tente levar algumas peças coringas e abuse de acessórios. A dica para optar por peças que não amarrotem vale muito aqui também!

Tríade de Sapatos

Chinelo de dedo para usar o dia inteiro, um sapato confortável para caminhadas mais longas (como um bloquinho de carnaval ou uma trilha turística) e um sapato coringa para ocasiões mais formais (se necessário!).

Farmacinha

Item importante em uma viagem de carnaval. Analgésicos, antitérmicos, remédios para enjoo e dor no estômago. E ainda: band-aind, solução anti séptica e pomada para contusões. Quem gosta de bebidas alcoólicas pode levar aqueles remédios que previnem e curam a ressaca. 

Kit de Costura

Se nunca precisou, um dia vai precisar de uma agulha e linha para fazer uma costura aqui e outra ali. Nos carnavais podem ajudar até na finalização do abadá. 

Higiene Pessoal

O Kit de higiene varia conforme a necessidade do viajante. O interessante é usar frascos pequenos para armazenar itens como shampoo, condicionador e sabonete líquido. Não esqueça de incluir: escova e pasta de dente, pente, hidratante (um pós-sol pode ser útil), lâmina de barbear e desodorante.

Necessaire 

Carnaval pede o que? Glitter! Além de cosméticos com fator de proteção UV. Prefira os produtos que são saem na água com facilidade para manter a make carnavalesca no rosto por mais tempo. 

A Roupa de Viajar

Se quer economizar espaço na bagagem, use a roupa que você vai viajar para carregar no próprio corpo as peças mais pesadas como jeans e casacos na viagem de ida e volta. Preze sempre pelo conforto e bom senso!

Agora é só cair na folia! Se quiser mais dicas de viagem, inscreva-se na minha newsletter!

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.