6 passos para planejar definitivamente o seu primeiro mochilão!

Categorias:

Experiências,Roteiros,Utilidades
Compartilhe:

Viajar é bom. Viajar é demais. Viajar se aventurando é ainda melhor! Para quem nunca encarou um mochilão, vale pena visitar vários lugares de uma única vez, levando só o básico na mala (ou mochila) e tentando tirar o máximo proveito possível de toda a experiência.

Mas, para que o mochilão dê certo e não surpreenda com probleminhas, a minha dica é: planejamento e organização. Sei que não é fácil montar uma viagem desse jeito assim, da noite pro dia, ainda mais se você nunca fez algo desse tipo, eu preparei algumas dicas imperdíveis para tirar de letra.

Confira como planejar um mochilão!

Passo 1: Opções de hospedagem

como-planejar-mochilao-hospedagem-julia-maiorana

Geralmente, quem faz mochilão escolhe se hospedar em lugares mais baratinhos, pois a viagem será longa e cheia de paradas. Sendo assim, hostels sempre são ótimas opções e você pode até mesmo encontrar alguns bem bacanas em sites como o Booking.com.

Para quem está com orçamento muito apertado e não se importa em dormir no sofá, tem a opção de poupar ainda mais: passando as noites no sofá de alguém. Dá para fazer isso pelo Couch Surfing. Vale dizer que essa sugestão é bem interessante, pois você pode conhecer gente diferente o tempo todo e tem a chance de fazer boas amizades ao redor do mundo. O site é confiável e dá para fazer e ler avaliações sobre os participantes.

Agora se você prefere mesmo conforto e privacidade, tem hotel pra todo gosto e bolso por aí. Dá para encontrar algumas redes com unidades espalhadas pelo país e fechar um pacote — verifique essa informação no site do hotel da sua preferência.

Passo 2: O melhor transporte

como-planejar-mochilao-transporte-julia-maiorana

Ao planejar um mochilão, o que se procura sempre ter de sobra é: tempo! Como você fará paradas curtas, entre dois a quatro dias no máximo, tente sempre optar pelo avião, ainda mais se estiver pela Europa. Isso porque lá é tudo mais barato e dá para comprar voos por menos de 10 euros.

É claro que existem outras alternativas que, dependendo de onde você vá, valem até mais a pena, como os ônibus e aplicativos de carona colaborativa, como por exemplo o Bla Bla Car.

Mas, se você tiver carteira de motorista e conseguir um documento especial para dirigir em outros países, alugar um carro é sempre bem legal e que dá para sair em conta também — desde que você esteja com outras pessoas.

Passo 3: A bagagem

como-planejar-mochilao-bagagem-julia-maiorana

Mochilar é também economizar espaço na bagagem. O lema dos mochileiros sempre é viajar com uma boa, confortável e espaçosa mochila. Lembra daquelas pessoas com cara de gringos que andam com aqueles mochilões nas costas? Pois é! 

Ah, curiosidade: inclusive, é até por causa desse acessório que esse tipo de aventura ganhou o mesmo nome hehe

Então, ao planejar seu primeiro mochilão, dica é: escolher uma mochila de qualidade, que suporte bastante peso e distribua bem tudo pelas alças. Lembre que você andará com ela por várias vezes e ninguém merece ficar com dor nas costas durante uma viagem, né?

Caso decida por uma mala, sem problemas, mas quanto menor ela for, melhor para você. Mobilidade sempre em primeiro lugar, principalmente quando falamos em pegar metrô, descer e subir escadas, e andar pela cidade até chegar no local onde vai se hospedar.

Passo 4: O roteiro perfeito

como-planejar-mochilao-planejamento-julia-maiorana

Olha, nesse quesito eu posso ajudar 😊 

Mas, se você quiser fazer um roteiro por conta própria, comece decidindo qual o país que quer visitar. Depois disso, em frente a um mapa, vá marcando as cidades que tem vontade de conhecer, marcando meio que uma reta para checar depois a distância entre elas e se fazem parte de um único caminho.

Veja de quantos dias será o mochilão e confira quanto tempo dá para ficar em cada cidade, levando sempre em conta as horas passadas no trajeto até cada uma delas. O ideal é que você consiga ficar, no mínimo, dois dias na cidade. Mas, na minha opinião, de três a quatro dias é o tempo perfeito para aproveitar mesmo!

Um site que ajuda bastante é o Mochileiros, que disponibiliza fóruns onde as pessoas trocam informações, pegam dicas e ficam sabendo de atrações imperdíveis em vários destinos ao redor do mundo.

E, claro, conferir bem a internet e entrar em grupos no Facebook, ler blogs sobre a cidade que você vai… enfim, faça uma grande e boa pesquisa para saber de tudo antes de partir.

Passo 5: Documentos e vistos

Como tirar visto - Dupla Cidadania - Julia Maiorana

Para onde você vai é necessário visto? Seu passaporte está em dia? Você já checou quanto custa o seguro viagem para essa região? Tudo isso precisa estar resolvido na sua lista, pois são trâmites indispensáveis para a viagem.

O passaporte, por exemplo, pode demorar até dois meses para ficar pronto, e o visto muitas vezes demora até mais, com uma média de seis meses. Então, nada de vacilar e deixar para a última hora, tem que estar tudo certinho, ok?

Passo 6: Os aplicativos de viagem

como-planejar-mochilao-apps-de-viagem-julia-maiorana

Se a tecnologia está aí para todos os seres deste século XXI, conte com ela. Baixe aplicativos que vão ajudar na viagem, como dicas, transportes públicos, para pedir comida, de música (claro!) e o que mais você julgar importante.

Tenha sempre o seu aplicativo de mapas atualizado para ajudar até naqueles momentos de angústia, como se perder em uma cidade que você nunca visitou antes e nem fala a língua dos moradores locais.

Não se esqueça também de checar se a operadora do seu celular tem pacote de dados para outros lugares, que não seja tão caro. Às vezes, vale mais a pena comprar um chip do local em que você vai e usar por lá a internet e as redes sociais inclusas no tarifário.

No mais, não tenha medo de encarar uma aventura como o mochilão. É uma experiência memorável, capaz de mudar várias coisas na sua cabeça e a oportunidade perfeita para viver bons momentos. Se puder e quiser, conte com uma companhia agradável e aproveite os desafios!

 

E então, animou? Como disse aí em cima, eu posso te ajudar a montar o planejamento do seu mochilão. Se quiser maiores detalhes deste serviço, é só entrar em contato comigo: [email protected] 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.