Emissão de vistos para brasileiros: perguntas frequentes

Categorias:

Destinos,Experiências,Utilidades
Compartilhe:

Quando os destinos internacionais se tornam viagens mais frequentes, a questão do visto é um item a ser colocado entre as primeiras preocupações, logo no planejamento da viagem. Afinal, precisa-de dele para validar a sua visita em determinados países.

Como tirar visto - passaporte - Julia Maiorana

Hoje vamos tirar algumas dúvidas sobre a emissão de vistos. Confira abaixo algumas perguntas frequentes sobre o assunto:

 

O que é o visto?

como-tirar-visto-brasil-julia-maiorana

Os vistos foram criados para fazer o controle entre as fronteiras, permitindo ou não que turistas e imigrantes possam circular pelo país. É importante saber que o visto é um documento individual, exceto para crianças, que podem desfrutar do visto dos seus pais. Mas isso não significa que elas terão, quando mais velhas, direito ao visto ou que não precise de autorização do outro pai, caso esteja viajando somente com um deles.

Cada país estabelece suas políticas para a emissão dos vistos, assim como para quais países facilitar ou dificultar a entrada. Algumas nações têm parcerias tão boas que nem exigem visto (em alguns casos, não precisa nem do passaporte). Mas não são todos.

Como tirar visto - Mercosul - Julia Maiorana

Um bom exemplo para o brasileiro é o Mercosul. Sabia que brasileiros têm passe livre em todos os países do Mercosul? Ao portar somente seu documento de identidade (expedido a menos de cinco anos), o brasileiros podem transitar sem autorização prévia pelos países participantes do Mercosul.

 

Dupla nacionalidade e vistos

Como tirar visto - Dupla Cidadania - Julia Maiorana

Para quem tem dupla nacionalidade, pode ser vantajoso. O usuário pode utilizar um dos passaportes para fazer viagens específicas, analisando qual é o país que melhor permite a entrada de seus conterrâneos. Desta forma pode evitar burocracias e até taxas que alguns vistos exigem.

Saiba mais: Como tirar dupla cidadania em Belém

 

Como fazer para obter um visto?

Como tirar visto - Aeroporto - Julia Maiorana

Tirar um visto pela primeira vez é um pouco trabalhoso, mas depois fica tranquilo. Primeiro, você precisa ter um passaporte. O passaporte é um documento pessoal, emitido pela Justiça Federal. Qualquer brasileiro pode solicitá-lo e existem custos para a confecção deste documento.

Com o passaporte em mãos, é preciso analisar qual a tipo de visto que você precisa. Como já foi dito, cada país tem suas próprias regras para emitir vistos. De modo geral existem algumas categorias. São elas:

 

Visto de trânsito: permite uma passagem temporária pelo país enquanto se viaja para outra localidade. Por exemplo, quando você passa por um país por conexão. Verifique se esse é o caso;

Visto de turista: dá um período limitado de trânsito pela nação, desde que não sejam realizadas atividades de trabalho ou negócios;

Visto de negócios: permite praticar atividades comerciais como Pessoa Física ou Jurídica em outras nações. Por exemplo, participação de reuniões, congressos e outros.

Visto de estudante: certifica que alguém está autorizado a concluir um curso em uma instituição de outro país;

Visto diplomático: emitido para viagens oficiais, quase que exclusivamente para quem possui Passaporte Diplomático;

Visto de jornalista: dedicado àqueles que farão matérias em país vizinho ou que atenderão a encontros das organizações estrangeiras para as quais trabalham remotamente;

Visto de noivo: permite que alguém entre no país para se casar.

 

Atenção para a documentação

Como tirar visto - Avião - Julia Maiorana

Cada categoria descrita acima precisa de determinados tipos de documentos que você deve apresentar. Em alguns casos, para validar os documentos é necessário fazer a tradução juramentada: uma espécie de tradução de valor legal para outros países feita somente por pessoas ou empresas devidamente autorizadas.

Por exemplo: Se você vai fazer uma pós-graduação na Austrália, precisa apresentar os documentos que confirmem sua formação anterior. A documentação precisa estar traduzia para o idioma falado no país, no caso, o inglês. Porém, a tradução só vale se for juramentada.

 

Quanto tempo demora para ficar pronto?

Como tirar visto - Imigração - Julia Maiorana

Depende do país e do tipo de visto. Alguns países já contam hoje com a solicitação de visto online, deixando o processo muito mais prático e rápido. Porém, existem casos que são mais complicados.

Existe ainda a questão dos vistos de emergência, que serve para casos de contratação de profissional estrangeiro com urgência, por exemplo. Nestes casos, o visto sai muito mais rápido.

 

Veja como funciona a emissão de visto para alguns países onde o turismo é forte

Portugal

como-tirar-visto-portugal-julia-maiorana

Destino certo de muitos brasileiros, Portugal tem a vantagem da relação amigável com o Brasil e por conta disso é um dos países que não obrigam brasileiros a emitirem visto para casos de negócios, turismo, cobertura jornalística e missão cultural para quem vai ficar até 90 dias no país. Passando deste período, é necessário obter o visto.

O consulado de Portugal no Brasil possui sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Belém, Porto Alegre, Recife, Fortaleza e Curitiba. O  indicado é que você procure a sede mais próxima da sua casa.

Reino Unido

Como tirar visto - Reino Unido - Julia Maiorana

O destino se tornou popular entre os brasileiros por não exigir visto para turistas e estudantes. Para entrar no país, basta ter um passaporte válido e permanecer no país por até seis meses.

Mas, não pense que isso torna a entrada no Reino Unido mais fácil. Na área de imigração do país você precisa comprovar que tem dinheiro suficiente para se manter, além de ser obrigado a contratar um seguro viagem.

Estados Unidos

Como tirar visto - Estados Unidos - Julia Maiorana

Os americanos são muito rigorosos com a entrada de estrangeiros no país. Os brasileiros são obrigados a emitir visto para entrar nos Estados Unidos, exceto nos casos em que o cidadão tenha dupla nacionalidade por nascimento, relação parental ou casamento. A maior parte dos vistos emitidos para os EUA são de turismo, estudos ou visto de trânsito.

Para dificultar ainda mais, se você quiser um visto americano, precisa agendar uma entrevista na embaixada americana em Brasília ou nos consulados em São Paulo, Recife ou Rio de Janeiro. 

Canadá

Como tirar visto - Canadá - Julia Maiorana

Entrar no Canadá é mais fácil do que nos Estados Unidos. Inclusive, a embaixada anunciou que não exige visto de quem já esteve nos Estados Unidos ou quem já obteve um visto canadense nos últimos dez anos.

Para solicitar, você pode entrar no site da embaixada do Canadá

 

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Espero que sim! Contratando um roteiro personalizado eu dou uma ajudinha com essas e muitas outras dicas. Entre em contato para saber mais!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.