Descobrindo os cenários dos vencedores do Oscar 2019

Categorias:

Destinos,Entretenimento
Compartilhe:

Assistir a um filme novo sugere várias descobertas. Uma narrativa bem feita, atuações impecáveis e cenários espetaculares são marcas registradas de filmes aclamados pela crítica. Mas, para quem gosta de explorar os destinos, os filmes nos inspiram a viajar. Diz se não é uma delícia se deparar com uma cena, a qual você conhece o cenário? E o que você ainda não conhece e dá a maior vontade quando vê na cena?

Há algumas semanas o mundo parou para assistir a entrega do Oscar aos indicados do ano em Los Angeles, nos Estados Unidos. Como sempre, muitos filmes com cenografias incríveis marcam a presença no mais importante prêmio do cinema comercial. Se pararmos para analisar com calma somente os cenários dos filmes, a gente consegue pensar em viagens incríveis.

Eu separei alguns destinos mostrados nos principais vencedores do Oscar 2019 para servir de inspiração para a sua próxima viagem. Preparado? Vem comigo!

Pantera Negra

Estatuetas: Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora
Destinos em destaque: África do Sul, Uganda e Zâmbia

destinos-vencedores-oscar-2019-pantera-negra-julia-maiorana-1

O aclamado Pantera Negra quebrou paradigmas. Além de ter sido o primeiro filme de herói protagonizado por um negro, o longa faz várias referências à cultura afro. Claro que toda essa referência não poderia deixar de fora os magníficos cenários naturais da África.

Apesar do filme se passar da fictícia cidade de Wakanda e em sua maior parte gravado em estúdio na Geórgia (EUA), algumas tomadas aéreas foram feitas nos países da África do Sul, Uganda e Zâmbia. Uma outra obervação interessante é que algumas tomadas foram gravadas também nas Cataratas do Iguaçu, na divisa entre o Brasil e a Argentina.

Cataratas de Vitória – Zâmbia

destinos-vencedores-oscar-2019-pantera-negra-zambia-julia-maiorana

As Cataratas de Vitória são consideradas como a maior queda de água do mundo, com 1,7 km de extensão. O volume é de um milhão de litros por segundo. Por causa da velocidade pode-se observar vários arco-íris,  tornando o  espetáculo ainda maior.

Se você ainda não ideia da dimensão, vale dizer que as cataratas ocupam três parques ambientais: Parque Nacional Mosi-oa-Tunya, o Parque Nacional Victoria Falls e o Parque Zambezi, que aliás fica em outro país, o Zimbábue. O conjunto dos parques é um Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

Paarl Rock – África do Sul

destinos-vencedores-oscar-2019-pantera-negra-africa-do-sul-julia-maiorana

Montagem: Hora da Viagem

Os cenógrafos criaram um ambiente digital inspirado na área de Paarl Rock na África do Sul, uma enorme formação rochosa de granito com afloramentos arredondados. Nesse ambiente, o estúdio inseriu fotografias de ação ao vivo de duas sessões de tiro que ocorreram em estúdio.

A Paarl Rock está localizada na Paarl Mountain, uma reserva natural a poucos quilômetros da Cidade do Cabo, capital da África do Sul. Para conhecer a região, é possível chegar de carro e contar com alguns quilômetros a pé. Por isso, reserve aquele tênis confortável para enfrentar o chão.

Lago Bunyonyi – Uganda

destinos-vencedores-oscar-2019-pantera-negra-uganda-julia-maiorana

Montagem: Chimp Reports

O Lago Bunyonyi está localizado na cidade de Kabale, na Uganda. Várias ilhotas fazem do lago um cenário lindo, que foi utilizado como inspiração no filme também. Alguns passeios interessantes na região é andar de canoa de ilha em ilha, se hospedar em alguma cabana e apreciar os encantos naturais da região.

Roma

Estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Direção para Alfonso Cuáron
Destino em destaque: Cidade do México (México)

destinos-vencedores-oscar-2019-roma-julia-maiorana

Ao contrário do que se possa imaginar de início, Roma não se passa na Itália, mas sim na Cidade do México. Na verdade, Colonia Roma é um antigo bairro de classe média alta, cenário central do filme. Várias cenas foram gravadas neste bairro, mas como o filme é ambientado na década de 70, algumas tomadas foram reproduzidas em estúdio.

Bairro de Colonia Roma

destinos-vencedores-oscar-2019-colonia-roma-julia-maiorana

O bairro de Roma foi tomado por uma vida boêmia, que pulsa principalmente aos finais de semana. Bares, restaurantes, mercadinhos de rua e uma vida noturna agitada são ____ que atraem os visitantes. Comece pela rua principal, Rua Colima, e siga andando por entre lojas estilosas de novos artistas mexicanos.

Ainda na Rua Colima, você perceberá vários artistas e artesãos que utilizam a rua para vender seus trabalhos. Se quiser se hospedar por lá mesmo, a sugestão é o Brick Hotel, com decoração vanguardista e moderna ao mesmo tempo. Outra atração na região é o Palacete Casa Lamm, com uma coleção de obras, restaurantes e um centro cultural cheio de atrações.

Green Book, o Guia

Estatuetas: Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme
Destino em destaque: Louisiana, EUA

destinos-vencedores-oscar-2019-greenbook-julia-maiorana

Com um roteiro baseado em fatos reais, o longa Green Book conta a história de Don Shirley, um pianista negro de sucesso, que contrata um motorista racista para acompanhar o protagonista em uma turnê pelos EUA. O filme é ambientado nos anos 60, época marcada por racismo, que o protagonista sofre de todos os lados.

O filme tem uma trama muito bem amarrada e atuação incrivelmente marcante. Não é à toa que o longa levou o prêmio de Melhor Filme e Melhor Ator Coadjuvante, para Mahershala Ali.

A trama se passa em diversas regiões nos Estados Unidos, com atenção especial para a cidade de Nova Orleans, em Louisiana, local que é considerado como o berço do jazz e do blues. Pensar nesta região em 1960 é perceber uma vibrante energia vinda das casas de shows, que animavam as noites boêmias com muita música. Uma vibração que permanece até hoje.

Então se você se encanta com a magia do blues e do jazz, certamente Nova Orleans é um destino que não pode faltar no seu roteiro. Incluindo, claro, os locais que serviram de cenários para o longa.

São elas:

French Quartier (Bairro Francês)

destinos-vencedores-oscar-2019-greenbook-nova-orleans-julia-maiorana-3

Região super tradicional da cidade, que foi colonizada por franceses, o French Quartier é um dos principais pontos turísticos de Nova Orleans. Com uma arquitetura típica, você pode passear pelas ruas, fazer um montão de fotos, apreciar os artistas de rua e comer em um dos restaurantes tradicionais.

Carver Theater

destinos-vencedores-oscar-2019-greenbook-nova-orleans-julia-maiorana-1

Local histórico para a música de Nova Orleans, o Carver Theater recebe granes espetáculos até os dias de hoje. Quando visitar Nova Orleans, vale dar uma pesquisada na programação no teatro e reservar suas entradas.

Você quer ver mais destinos inspirados em filmes? Conta para mim o que acha da ideia. Ah, e se precisar de um roteiro todo inspirado nas telonas, é só entrar em contato. Beijinho! 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.