A primeira viagem de avião com bebê de colo: Dicas úteis

Categorias:

Utilidades
Compartilhe:

Gente, essa é para as mamães e papais de primeira viagem (literalmente): quem nunca sentiu um medinho na hora de programar a primeira viagem de avião com o bebê de colo? Pois é, esse é um momento, sem dúvidas, que pode reunir um pouco de estresse e parecer superdifícil, mas com a preparação certa tudo pode dar certo, viu? 😉

Dicas para viagem de avião com bebê de colo - Julia Maiorana

Vale dizer ainda que muitas vezes a viagem pode ser tirada de letra mesmo quando for só o pai ou a mãe com a criança. Ah, ainda tem as questões mais burocráticas, como autorizações para o menor de idade viajar. Então, é bom entender um pouco mais sobre isso.

Pensando em ajudar você nessa tarefa com o seu pequeno, eu conversei com a Julia e a Clarice, da Sisters Mommies, um blog maravilhoso que dá altas dicas de como se virar nos 30 com crianças pequenas. Acompanha comigo!

Dicas para viagem de avião com bebê de colo - Sisters Mommies - Julia Maiorana

Julia e a Clarice

Escolhendo as poltronas

Você já escolheu o voo e está finalizando a compra, mas chegou aquele momento de escolher as poltronas na aeronave, e agora? Para a Julia, o melhor é tentar pegar os assentos mais à frente, que costumam ter muito mais espaço. Ou também pagar a mais para sentar nos lugares maiores do avião.

Dicas de viagem de avião com bebê de colo - Poltronas com bebê - Julia Maiorana

Imagem: https://www.cumbicao.com.br/

O ideal é que você se sinta bem confortável para situações em que precise trocar a fralda do bebê, dar de mamar e fazer as suas próprias refeições, já pensando na logística do pequeno estar provavelmente no seu colo.

Ah, fique atenta que em voos noturnos você pode pedir um berço para crianças menores de 1 ano. Eles ficam acoplados na parede e são extremamente confortáveis, tanto para ele quanto para você. E segundo a Clarice, não esqueça de levar uma boa almofada de amamentação para te ajudar! 😉

Dicas para viagem de avião com bebê de colo - Berço de Avião - Julia Maiorana

Imagem: http://www.desempilhados.com

Dando de comer ao bebê

Dicas para viagem de avião com bebê de colo - alimentação - Julia Maiorana

Outro momento que pode parecer meio tenso, né? Mas pode ser evitado facilmente se você já chegar preparada para encarar as horas de voo. Por exemplo, a Julia diz que é bom acostumar as crianças a tomarem a mamadeira em temperatura ambiente e sabe por que?

Em um voo você até pode pedir para os comissários esquentarem a mamadeira, mas isso tende a demorar e o seu filho pode começar a chorar e aumentar a dificuldade para você. Portanto, tente essa alternativa.

Agora, quando a criança já se alimenta sozinha, é bom dar uma checada se a companhia oferece prato infantil, o que acontece já na maioria das empresas. Nesse caso, peça com antecedência essa opção e viaje tranquila sabendo que seu filho vai receber a refeição certa! 😉

Mas você quer uma dica de ouro? A Clarice me contou que ela geralmente leva lanchinhos na bolsa para oferecer aos pequenos, já que nunca se sabe se o voo vai atrasar ou se a refeição vai ser servida na hora. Boa ideia, não é?

Separando a documentação

Dicas para viagem de avião com bebê de colo - Passaporte - Julia Maiorana

Esse é um dos tópicos que mais preocupam os pais e as mamães. Hoje existem já algumas facilidades, como já deixar registrado no passaporte que a mãe ou o pai podem viajar sozinhos com a criança. Mas caso contrário, a Julia aponta que é preciso então que o casal esteja sempre junto ou tenha uma autorização.

Já nos voos dentro do Brasil, levar a identidade do bebê é o suficiente. Ou seja, supertranquilo viajar pelo território brasileiro apenas com essa documentação. Legal, né? Menos uma preocupação. 😉

Anotando as dicas finais

As roupas certas: A Clarice foi enfática na seguinte recomendação: sempre, sempre, sempre coloque roupas confortáveis no seu filho, não importante a idade dele. Esqueça aquele capricho de deixar o bebê impecável para viajar, o que importa mesmo é que ele esteja confortável e tranquilo para encarar o voo.

Mantendo a calma em momentos de choro: Se ele chorar, por exemplo, não se desespere. Veja se o motivo é a fralda cheia, fome, frio ou até mesmo calor. Quando estiver já na viagem, se ele chorar pode ser por contar da pressão nos ouvidos, e é nesse momento que você pode amenizar o desconforto oferecendo o peito, mamadeira ou chupeta.

Dicas para viagem de avião com bebê de colo - Chorando - Julia Maiorana

Ninando o bebê no avião: Uma outra dica incrível que a Clarice deu é sobre andar pelo corredor ninando o bebê, assim como você faz em casa às vezes, sabe? Isso pode passar uma sensação comum que ele já conheça e ajuda muuuuuito o pequeno a dormir. Aposte nisso!

 Lembre-se deste mantra: bebês choram! É normal que bebês chorem em aviões, não precisa ficar com vergonha ou irritada com isso, pois realmente pode acontecer. Mantenha a calma, pense no destino final e aproveite!

Preparada para ter uma viagem inesquecível com o seu bebê?  Se tiver mais alguma dica útil de como viajar com bebê de colo e se sair superbem, comenta aqui comigo!

Compartilhe:

3 thoughts on “A primeira viagem de avião com bebê de colo: Dicas úteis”

  1. Lilian abou El hosn cordeiro disse:

    Tô tensa com nossa viagem final de março com 2 babys de 1 ano 🙃

    1. Lilian cordeiro disse:

      Março não , maio

    2. Julia Maiorana disse:

      Oi Lilian! Não se preocupe, dará tudo certo. Beijos

Deixe um comentário

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.