Dupla Cidadania: O que saber antes de tirar a sua em Belém

Categorias:

Utilidades
Compartilhe:

Você já pensou em sair do Brasil e viver uma nova experiência em outro país? Essa ideia está cada vez mais em alta entre os brasileiros e, claro, seguido lado a lado entre os paraenses. Porém, é importante lembrar que para conseguir a dupla cidadania é essencial ficar atento às regras impostas por cada país.

No Estado do Pará, por exemplo, temos uma mistura enorme de povos de todo o mundo, com destaque para os portugueses, italianos, libaneses e japoneses. Por essa razão, em Belém existem órgãos desses países que fazem a ponte ideal para quem quer tirar dúvidas, pedir documentos e dar entrada na tão sonhada dupla cidadania.

E se você é descendente de alguém que tem vínculos com esses países, dá para pensar seriamente em conseguir um visto e ir tranquilo para outro país. Confira o que é preciso para conseguir a dupla cidadania em Belém.

Portugal

Os portugueses estão cada vez mais facilitando a vida de brasileiros que têm vínculos com o país quando se trata de família. Hoje, os filhos, netos, bisnetos e, em alguns casos, descendentes mais distantes de cidadãos portugueses podem pedir a dupla nacionalidade.

Com essa nacionalidade, você terá o direito de visitar sempre que quiser, morar e trabalhar em qualquer cidade de Portugal, com a sua família e sem precisar pedir visto por isso. Sem contar que, tendo a dupla cidadania em mãos, todos os outros 28 países europeus estarão de portas abertas para você também visitar, morar e trabalhar.

Vale dizer ainda que a dupla cidadania dará a você um segundo passaporte, nesse caso o português. Então, você contará com o documento do Brasil e de Portugal, que podem ser usados sempre que quiser. Ou seja, você não perde sua cidadania brasileira.

O que fazer para pedido de nacionalidade portuguesa:

  • Junte o máximo de documentos possíveis que comprovem vínculo com cidadão ou pessoa naturalizada portuguesa;
  • Confira no site do vice-consulado em Belém se atende a alguns dos requisitos. 
  • Reserve, ao menos, uns 6 meses para organizar tudo isso, dar entrada no pedido e ter o processo de nacionalidade confirmado.

Vice Consulado Português em Belém

De 2ª a 6ª feira, das 08:00 às 12:00 horas. Atendimento por ordem de chegada.

Rua dos Mundurucus, 3100 – Salas 1202/1203

E-mail: [email protected] / [email protected]


Itália

Outro país muito procurado pelos paraenses é a Itália. Para conseguir a dupla cidadania, que dá os mesmos direitos que a portuguesa, você precisa ter vínculo com cidadão italiano comprovado. A linha de familiares é mais abrangente:

  • Filhos, netos, bisnetos e tataranetos de italianos podem pedir dupla cidadania;
  • Para mulheres nascidas antes de 1948, com a descendência vinda do lado paterno, não há possibilidade de nacionalidade;
  • A dupla cidadania demora, em média, 6 meses para ser oficializada;
  • Para fazer a solicitação, precisa conferir todos os detalhes no site do Consulado da Itália no Brasil, no site https://ambbrasilia.esteri.it/ambasciata_brasilia/it/

Vice-Consulado Honorário da Itália em Belém

Atendimento às segundas e quartas, das 09:00 às 13:00

Rua Gaspar Viana, 253

Telefone: 3241-6489

E-mail:[email protected]


Japão

como-tirar-dupla-cidadania-belem-japao-julia-maiorana

Você sabia que o Pará é uma das regiões brasileiras com uma comunidade enorme de japoneses? Com isso, muitos paraenses nasceram com um pé no outro lado do mundo e, assim, também podem pedir a dupla nacionalidade. O mais interessante é que o Japão é um país que cresce a cada ano e já desponta como uma das maiores economias do mundo, com empregos, boa educação, saúde, e muito mais.

Porém, no caso do Japão existe uma obrigatoriedade: você precisa optar por qual nacionalidade deseja, ou seja, não há como ter dupla cidadania se isso for solicitado para quem nasceu depois de 1985. Você terá que escolher entre a nacionalidade brasileira ou japonesa.

Outras regras são:

  • Ser filho de pai ou mãe japoneses, e que tenha sido comunicado em até 3 meses após o nascimento ao Consulado Japonês, ou diretamente na prefeitura do Japão;
  • Se perdeu este prazo, pode solicitar a nacionalidade, antes de completar 20 anos, já morando no Japão com visto permanente;
  • A nacionalidade demora, em média, 2 meses para ser oficializada;
  • Para esclarecer toda e qualquer dúvida, visite o site do consulado do Japão em Belém

como-tirar-dupla-cidadania-belem-japao-julia-maiorana-1

Consulado do Japão em Belém

Atendimento de 2ª a 6ª, de 9:00h às 12:00h / 13:30h às 17:00h

Av. Governador Magalhães Barata, 651 – 7º. Andar

3249-3344 SETOR CONSULAR (Ramal 1)

E-mail: [email protected]

 

Líbano

como-tirar-dupla-cidadania-belem-libano-julia-maiorana

O povo libanês também se faz presente na cultura paraense. Temos até um clube dedicado a essa comunidade, o Monte Líbano, justamente porque muitos vivem no Pará. E, mais uma vez, é possível pedir dupla nacionalidade libanesa. Porém, nesse caso, para solicitar você terá que ir até a Embaixada do Líbano, que fica em Brasília e atende aos pedidos da região Norte.

como-tirar-dupla-cidadania-belem-libano-julia-maiorana-1

Quem tem direito e como tirar:

  • A descendência no Líbano é apenas paterna, ou seja, você precisa ter o pai ou avô com origem libanesa;
  • Ser casada com libanês;
  • O processo é totalmente gratuito;
  • A solicitação, mais informações e duvidas podem ser tiradas no site da embaixada do Líbano

 

E aí, conseguiu tirar algumas dúvidas iniciais? Espero que sim! Inscreva-se na minha Newsletter para ficar por dentro de tudo o que eu publico por aqui, ok? Beijos 😉

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.