Ecolodges: hotéis de luxo unem conforto, aventura e experiências sustentáveis

Categorias:

Sem categoria
Compartilhe:
Capa da Revista Troppo, onde a coluna Bora Ali é publicada.

Se você acompanha meus post aqui e na coluna Bora Ali (encartada a cada 15 dias no Jornal O Liberal) sabe que em 2020 tenho a missão de compartilhar com você o que está em alta no mercado de turismo.

Há algumas edições desse nosso encontro quinzenal tenho mostrado novas demandas que os turistas exigem, principalmente em relação às questões ecológicas.

Embora a grande discussão no momento gire em torno dos gases emitidos por aviões comerciais (grande responsável pelo aumento do efeito estufa), a indústria hoteleira começa a adotar atitudes que minimizem os efeitos nocivos do turismo no meio ambiente. 

ecolodges-consumo-energia-julia-maiorana

A saber: a hotelaria é um dos setores que mais desperdiçam energia. Se fizermos uma comparação, os hotéis gastam muito mais energia do que hospitais, por exemplo. Isso se reflete em um significativo aumento da pegada de carbono por conta do despejo de CO2 no ambiente.

Em 2019 o Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) divulgou que 70% dos viajantes globais querem se hospedar em acomodações ecológicas (mesmo que isso signifique um aumento no valor da tarifa). Não é à toa que nos últimos meses surgiram várias pousadas ecológicas, hotéis verdes e os luxuosos Ecolodges.

O que são os Ecolodges?

ecolodges-o-que-e-julia-maiorana

Ecolodges são hospedagens que atendem aos princípios do ecoturismo com experiência cultural e participativa. Os Ecolodges surgiram na África com o intuito de oferecer uma experiência diferenciada aos hóspedes nos safáris sem perder o luxo e conforto de um resort. 

Portanto, esse tipo de hospedagem preza por destinos naturais, com experiências gastronômicas e passeios imersivos na cultura local. 

Segundo a Sociedade Internacional de Ecoturismo, um bom Ecolodge:

  • Oferece quartos e áreas comuns com decoração que reflete a cultura local
  • Possui ambientes naturais cuidadosamente preservados com a flora da região
  • É construído com materiais sustentáveis ou recicláveis
  • Tem no cardápio alimentos vindos de agricultores locais
  • É projetado com sistemas ecológicos de energia, água e despejo de resíduos

Ecolodges para se inspirar

A lista de Ecolodges está cada vez maior. Selecionei alguns exemplos de estabelecimentos para você tomar como inspiração para a sua próxima estadia. 

Clayoquot Wilderness Resort (British Columbia, Canadá)

ecolodges-clayoquot-wilderness-resort

Localizado às margens do Rio Bedwell, a maior referência para a construção deste ecolodge foram os grandes acampamentos do século XIX. Isso mesmo. Os hóspedes se hospedam em tendas exclusivas com direito a camas king size, lençóis de primeira, lareira e mobiliário.

Eles oferecem experiências como atividades ao ar livre, trilhas,  terapias holísticas, observação de ursos e baleias. Porém, seu diferencial está na “cozinha moderna natural”: que consiste em aulas de gastronomia, onde ensinam receitas contemporâneas feitas com ingredientes da região

Bensley Collection – Shinta Mani Wild (Praia Otres, Camboja)

Ecolodges - Bensley Collection - Shinta Mani Wild - Julia Maiorana

O Shinta Mani Wild faz fronteira com o Parque Nacional do Sul do Cardamomo, na zona oeste do Camboja. O papel deste ecolodge na região é justamente para ajudar a proteger a floresta. O complexo conta com 15 tendas de luxo e uma banheira ao ar livre. 

As atividades variam entre tirolesa, piqueniques e trilhas. Os hóspedes podem também dar uma ajudinha na proteção da floresta, auxiliando a equipe a monitorar as câmeras de segurança contra caçadores.

Sundy Praia Lodge (São Tomé e Príncipe)

ecolodges-sundy-praia-lodge-julia-maiorana

A Ilha do Príncipe é uma reserva natural da biosfera da UNESCO. Lá estão localizadas as 15 vilas com tendas do Sundy Praia Lodge, onde é possível explorar a floresta tropical e recifes, além de ter aulas para transformar vidro reciclado em joias e passear de pirogue (uma espécie de canoa, comum na região). 

Cristalino Lodge (Mato Grosso do Sul, Brasil)

Ecolodges - Cristalino Lodge

Indicado pela revista National Geographic como um dos melhores Eco Lodges do mundo, o Cristalino Lodge está localizado ao sul da floresta amazônica. Considerado como uma construção sustentável, o Cristalino está inserido em uma reserva ambiental privada. 

O ecolodge conta com 18 bangalôs, duas torres para observação panorâmica e decks flutuantes, onde os hóspedes podem entrar em contato com a magia dos rios da Amazônia. Além do mais, é possível fazer trilhas na selva, canoagem e workshop de fotografia de pássaros.

O que vem por aí

No Círculo Polar Ártico, a empresa norueguesa Snøhetta está projetando o primeiro hotel com energia positiva do mundo. O hotel será inaugurado em um fiorde sob uma geleira e vai gerar mais energia solar do que gastar (por isso o nome “energia positiva”). A ideia é que o edifício consuma 85% menos energia do que os hotéis do mesmo segmento.

Já na Dinamarca, o hotel Villa Copenhagen se projeta para ser um Hotel SDG (Sustainable Development Goals), ou seja, focado nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Entre esses objetivos estão: garantir o gerenciamento sustentável da água, promover energia sustentável, combater mudanças climáticas e proteger o meio ambiente.

Só se hospede em ecolodges com certificações em dia

Ecolodges - Certificações em Dia

A preocupação dos hóspedes com a questão ambiental é grande. A quantidade de novos hotéis que se consideram como “amigo da natureza” também. Às vezes eles nem são, é apenas uma jogada de marketing para vender mais. Por isso é bom ficar de olho!

Se você tem interesse em se hospedar em um ecolodge ou outro hotel que ofereça uma experiência sustentável sem cair em armadilhas de marketing, pesquise na internet por acomodações certificadas.

Na verdade, ainda não existe um órgão oficial para regulamentar a prática, porém algumas iniciativas que certificam estabelecimentos de acordo com uma lista de exigências de sustentabilidade. 

Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC)

Se você encontrar o selo do GSTC no site do hotel que você tem interesse, ótimo! Significa que o ecolodge passou por um rigoroso processo de verificação, que leva em consideração não somente os aspectos ambientais, mas também tópicos como a proteção de espaços culturalmente significativos.

Book Different

O site www.bookdifferent.com é também uma boa opção para procurar acomodações com foco em sustentabilidade, sejam elas Eco Lodges, hotéis, hostels ou hotéis florestais. No próprio site, o selinho “Stay Green Check”  (em forma de trevo de quatro folhas) informa o quanto o estabelecimento se preocupa com as questões ambientais. 

O site mostra também a média da pegada de carbono que as pessoas produzem ao estarem hospedadas nos estabelecimentos. 

Eco Lodges oferecem uma experiência única e a sensação de aproveitar uma viagem com o mínimo de dano possível ao planeta. Para maiores informações sobre turismo, confira meu site: www.juliamaiorana.com.br

Veja também

Turismo Responsável
Turismo do Futuro
Detox Digital no Brasil
Slow Travel


Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.