Ecoturismo no Norte e Nordeste

Categorias:

Brasil,Destinos,Roteiros
Compartilhe:

Conheça os melhores lugares para praticar Ecoturismo no Norte e Nordeste, aproveitando os patrimônios culturais de maneira consciente e sustentável.

Introduzido no final dos anos 80, o Ecoturismo no Brasil segue tendência mundial de valorização do Meio Ambiente. Considerado um dos segmentos turísticos que mais crescem no mundo, o Brasil está cheio de atrações e belezas naturais a oferecer aos seus visitantes.

No turismo ecológico e turismo sustentável, o turista consegue ter contato com ambientes naturais para descobrir a vivência e o conhecimento da natureza. Geralmente, são áreas protegidas e comprometidas com a conservação e educação ambiental, incentivando um turismo ambientalmente equilibrado.

Ecoturismo no Norte

Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamiraua – Amazonas

reserv de desenvolvimento Sustentavel Mamiuará - Julia MaioranaMamiraua, situada no Estado do Amazonas, no seio da floresta, considerada um exemplo de desenvolvimento sustentável, já recebeu vários prêmios internacionais de reconhecimento, como o Melhor Destino de Ecoturismo do Mundo, em 2003.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamiraua fica no município de Tefé, a 450 km de Manaus, capital do Estado. Lá, você encontra uma média de 400 espécies de aves, 45 de mamíferos, 350 de peixes e cerca de 120 tipos de árvore. O local possui pousadas que fazem parte da iniciativa do Instituto Mamiraua, como a Pousada Uacari. Mais informações: www.mamiraua.org.br

Ilha do Marajó – Pará  

Ecoturismo no Norte - Ilha do Marajó - Julia MaioranaSou um pouco suspeita para falar do nosso Estado do Pará. Cheio de encantos naturais e banhos de rio, na Ilha do Marajó você passeia entre rios e Igarapés (cursos de águas que nascem na mata e deságuam nos rios) enquanto contempla a fauna e flora da região.

Lá, você conhece um pouco mais sobre a criação de búfalos e cavalos marajoaras, além do artesanato da cerâmica e das danças típicas, como o Carimbó e o Lundu, sem contar, também, com os nossos deliciosos pratos típicos.

A surpreendente paisagem possui praia de areia branca, coqueiros, muito sol e a simplicidade das vilas de pescadores. Chegando por Belém, capital do Pará, os municípios de Soure e Salvaterra são um dos principais destinos da Ilha, onde o desfrute da brisa, da vida e dos banhos de rios são sensações indispensáveis.

Em Soure está a Reserva Extrativista Marinha, onde se encontra a Praia do Pesqueiro, com 3km de extensão e inúmeros coqueiros, marca registrada do local. Já  em Salvaterra, segunda cidade em desenvolvimento da Ilha de Marajó, chama a atenção pelo Porto dos Botes e pela vila histórica de Joanes.

Santarém e Alter do Chão – Pará

Ecoturismo no Norte- Alter do chão - Julia MaioranaComece por Belém, capital do Pará, cidade histórica, rica na arquitetura das igrejas e palacetes coloniais, conhecida como Cidade Morena. Siga para Santarém, localizada às margens do Rio Tapajós e Alter do Chão (também conhecido como Caribe Brasileiro). Areia branca e fina, águas límpidas, cristalinas e azul-esverdeadas formam as belas praias de água doce.

Na comunidade Maguary, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tapajós, você pode ver de perto a realidade das populações ribeirinhas, nadar nas águas e saborear nossos peixes de rio.

Já a Ilha de Alter do Chão é parada obrigatória para quem viaja por essa região. Mas fique atento, a praia de Alter do Chão é temporária, pois depende da cheia do rio. De agosto a novembro, considerado o período de estiagem, ou seja, época boa para conhecer a praia. Vale a pena comer um peixe na brasa e tomar banho nas águas calmas do Rio Tapajós. Ô banho bom!

Ecoturismo no Nordeste

Chapadas das Mesas – Maranhão

Ecoturismo no Nordeste - Chapada das Mesas - Julia MaioranaSituada ao sul do Maranhão, o Parque Nacional Chapada das Mesas é considerado um encontro de ecossistemas. Em meio a 160 mil hectares, caracteriza-se por cânions, morros, chapadas e paredões rochosos esculpidos pelo tempo formam uma paisagem impressionante.

Com toda essa beleza natural, ainda é possível encontrar rios que formam cachoeiras (com mais de 50 metros) no meio do sertão. O turista pode chegar via São Luis, capital do Maranhão, passando pelos municípios de Carolina, Estreito, Riachão e Imperatriz, onde a região da Chapada se encontra.

São diversas as opções de atrações, como passeios de lancha pelo Rio Tocantins, esportes radicais (rapel, tirolesa e descida em bote inflável ou rafting), entre outros. Cada um desses locais tem um pouquinho a ser explorado. Em Riachão, você pode encontrar a Cachoeira de Santa Bárbara, onde ocorre a nascente de águas cristalinas, chamada de Encanto Azul.

Serra da Capivara – Piauí

Ecoturismo no Nordeste - Serra da Capivara - Julia MaioranaUm local com um grande número de conjuntos de pinturas pré-históricas datadas, mais ou menos, mais de 10.000 anos, reúne cerca de 30 sítios arqueológicos a serem visitados. Documento vivo da época dos caçadores-coletores que viveram em nosso país anos atrás.

Na Serra e seus vales, você pode apreciar a beleza das chapadas e boqueirões, junto com uma diversidade de fauna e flora que estão preservadas.

Muito mais que admirar belas paisagens, o destino é também ideal para os aventureiros. Rapel, tirolesa, montanhismo, trilhas a pé ou de bicicleta  são  algumas das atividades radicais praticadas pelos turistas.

Desembarque em Teresina, capital do estado, e siga seu roteiros pelos municípios de Oeiras, Coronel José Dias até chegar em São Raimundo Nonato, porta de entrada para o Parque Serra da Capivara.

 

O Brasil é realmente cheio de encantos e opções para quem aprecia ecoturismo. Gostou do artigo? Em breve teremos algumas opções de Ecoturismo no Sul e Sudeste do Brasil. Não perca nenhuma dica do blog, inscreva-se na newsletter e acompanhe nossas novidades nas redes sociais: Fanpage da Julia Maiorana e @JuliaMaiorana no Insta.

 

 

Compartilhe:

Os comentários estão fechados.

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.