Intercâmbio depois dos 40 – Quem disse que não é possível?

Categorias:

Utilidades
Compartilhe:

Viajar, descobrir o mundo, estudar um outro idioma, fazer amizades, passar um, dois, três meses fora, ou quem sabe um ano inteirinho. Quem geralmente faz isso são jovens entre a adolescência e o começo da vida adulta, certo? Errado! Qualquer pessoa, não importa a idade, pode fazer um intercâmbio.

E se essa pessoa tem mais de 40 anos? A mesma coisa: não tem motivos para deixar de investir em algo tão incrível como uma experiência de estudar, morar fora e até conseguir um bom emprego. Mas, é normal esbarrar em medos, mitos, coisas-que-dizem-por-aí que não podemos fazer.

Ora, ora, é claro que podemos. E se você tiver mais de 40 e quer voar alto para um outro país, aprimorar seus conhecimentos e ser melhor (muito melhor) na carreira, é hora de esvaziar a mente e encarar um desafio que tem tudo para ser apaixonante.

Mitos e verdades sobre o Intercâmbio pós 40

 

Ser intercambista pós 40 é deixar a família para trás

MITO!

Família que é família nunca fica para trás. Se você puder tirar um tempo para si, ótimo, mas se não conseguir, há uma forma de fazer intercâmbio com a família. Só precisa de mais planejamento, organização e poupança que tudo dá certo.

Outro detalhe que vale a pena lembrar é que existem intercâmbios a partir de 2 semanas. Ou seja, você não precisa ficar um tempo enorme fora para aprender, o que conta mesmo é a quantidade de horas estudadas e a prática que será aplicada no dia a dia no país novo.

Só tem jovens nas salas dos cursos de idiomas

MITO!

Tem cada vez mais pessoas maduras fazendo intercâmbio. Ano após ano isso tem aumentado e, por isso mesmo, muitas escolas de idiomas mundo afora tem criado turmas especiais para adultos.

E pense bem, isso é ótimo, pois quem é mais maduro sabe muito mais da importância de um curso desses, e já viaja com uma opinião e objetivos bem definidos sobre a experiência que quer ter, não é mesmo? Sem contar que encontrar pessoas com a mesma faixa etária e perfis de vida parecidos, fará você encontrar novas amizades e potencializar ainda mais a sua viagem.

Ficar fora do mercado por um tempo é prejudicial

 

MITO!

Se você escolheu um intercâmbio de mais de 1 mês, por exemplo, como os modelos de 6 meses ou até 1 ano, não tenha medo de ficar para trás ou esquecido no mercado de trabalho. Quanto mais experiência tiver e domínio de outros idiomas, melhor para a sua carreira.

É importante dizer ainda que muitos países são bem abertos para profissionais maduros e que tenham anos de carreira em suas cidades de origem. Com o idioma na ponta da língua, então, você pode até mesmo conseguir uma oportunidade e construir um novo caminho na profissão. O que acha?

Voltar do intercâmbio é melhorar a visão de mundo

VERDADE!

Isso é, sem dúvidas, a mais pura verdade e merece ser reforçada. Aliás, não importa o tipo de viagem que você faça, seja a trabalho, turismo ou estudos, quando voltar para casa sempre alguma coisa nova vai ter absorvido dos dias viajados.

Com o intercâmbio talvez isso seja ainda mais evidente. Lembre-se de que você estará descobrindo uma cultura diferente, conhecendo pessoas novas, se permitindo ter um tempo a só consigo mesmo, enfim, dando uma chance para o seu autoconhecimento e evolução como ser humano e profissional!

Precisa ter muita vontade de ir

VERDADE!

Por que? Porque fazer um intercâmbio, em qualquer idade, sempre demanda bastante organização, planejamento e, claro, vontade. Para uma viagem como essa, você precisará de uma dedicação grande durante alguns meses para deixar tudo pronto na hora de embarcar.

Só que, ao mesmo tempo em que é preciso ter mesmo vontade de ir, naturalmente a ansiedade pela aventura e experiência vão crescendo à medida que a viagem se aproxima. Digamos que o segredo é: não desistir no meio do caminho ou não deixar a bola cair e o desânimo bater, combinado?

É muito caro fazer um intercâmbio

DEPENDE!

Isso porque tem várias modalidades de intercâmbio que você pode escolher. Tem o mini, de 2 semanas, o normal, de 1 mês, os estendidos, de 2 a 6 meses, e os longos, de 1 ano. Para cada um deles é um preço. Mas aqui vai outra dica: quanto mais tempo você ficar, mais barata a viagem fica.

Dá pra conseguir também bons descontos na forma de acomodação. Por exemplo: se você escolher alugar um apartamento, pode ser que o valor de aluguel e caução sejam pesados de uma vez, porém, também será possível cozinhar em casa, fazer a sua própria rotina, escolher um local que seja perto da escola (evitando gastar com transporte), entre outras coisas.

Tem ainda as passagens. Quanto mais antecipado você for, mais chances de encontrar bilhetes com bons preços e até promoções relâmpagos que vira e mexe aparecem nas companhias aéreas. Outra dica sobre isso é colocar alertas no Google e sempre que aparecer um preço interessante, já tentar comprar.

Só tem curso de idioma em um intercâmbio

MITO!

Para as pessoas com mais de 40 anos, por exemplo, há muitas possibilidades de cursos no exterior, principalmente que mesclam idiomas e profissão. Dá para você fazer algo como estudar inglês pela manhã, e ir a aulas ligadas à sua profissão a tarde.

Ou se preparar bem com o idioma, garantir um certificado, e começar logo em seguida uma pós-graduação ou especialização. Aliás, tem muita faculdade que oferece alguns meses de preparação com curso de idioma antes das aulas dos cursos superiores começarem — pode ser uma ótima opção.

 

 

E então, que tal planejar um intercâmbio para melhorar suas habilidades, conhecer novas culturas e ter uma experiência de vida enriquecedora? Nunca é tarde para aproveitar. Eu tenho um programa de roteiro personalizado para deixar o seu intercâmbio pós 40 muito mais proveitoso. Que tal? Me manda um e-mail que a gente conversa melhor: [email protected] 

 Beijos! 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.