Jetlag, saiba como lidar com esse incômodo na hora de viajar

Categorias:

Utilidades
Compartilhe:

Tudo mundo que ama viajar sabe o que é jetlag. Embora não exista um significado para a expressão em português, a gente poderia definir como aquele mal-estar causado pela troca de fuso horário, que nos atinge todas vezes que fazemos viagens mais longas. É bem chato. O corpo fica confuso ao tentar se adaptar aos novos horários para comer, dormir, e o resultado pode ser enjoo, irritação, fadiga, insônia, constipação, entre outros. Como viajo bastante, fui pesquisar umas dicas para compartilhar com vocês. Não dá para evitar o desconforto, mas é possível minimizar.

Antes da viagem

Uma semana antes descanse e durma bem. Converse com seu médico sobre eventuais suplementos para ajustar o horário de dormir, alguns recomendam o uso de melatonina. E uma dica importante: prepare as malas e todos os detalhes que envolvem a partida com antecedencia para não ter estresse. Sair de casa já estressado, piora tudo. E nos dias que antecedem o embarque, nossa alimentação tem que ser leve.

A bordo

Dormir, só se o voo for noturno. Senão, quando chegar ao destino vai estar sem sono. Tome muita água, ajuda na hidratação e na circulação. E eu faço assim, nos voos noturnos, pulo a primeira refeição e vou logo dormir. Ganho umas duas horas de sono a mais, já que o serviço costuma demorar. E evite bebidas alcóolicas, porque nas altitudes elevadas aumenta o cansaço. Energéticos e café também devem ser evitados. Remédios para dormir também podem piorar os sintomas do jetlag, a não ser que seu médico tenha recomendado. Ah! Ao entrar no avião, ajuste o relógio para a hora do destino, assim fica mais fácil ir acostumando a mente.

No destino

Ao chegar, procure imediatamente entrar nos horários locais para comer e dormir. Mesmo que não esteja com fome, coma algo leve. Isso vai te ajudar a se adaptar mais rapidamente. Quando chegar, por mais que a vontade de tirar uma soneca seja grande (e eu sei muito bem!), evite. Vá aproveitar a cidade. Tome muita água e se movimente. Eu gosto de caminhar ao ar livre, de preferência sob a luz do sol.

Na volta

A pior parte do jetlag aparece na volta. Temos uma rotina a cumprir, estamos cansados. Mas nada de dormir de cara, ajuste o relógio biológico, se exercite, principalmente para melhorar a circulação, depois de tantas horas sentado. Já em casa, se acordar no meio da noite, não levantar. Tente dormir de novo, aos poucos tudo voltará ao normal.

Os sintomas variam de acordo com cada um, mas em média os efeitos podem chegar a até 72 horas. Em uma viagem que fiz pra China, demorei quase uma semana pra regular meu sono. Mas, o bom é que passa…

 

Compartilhe:

3 thoughts on “Jetlag, saiba como lidar com esse incômodo na hora de viajar”

  1. Viviane dutra disse:

    Adorei teu post. Bem assi
    m.

  2. Julia Maiorana disse:

    Obrigada Vivi! Beijos

  3. Julia Maiorana disse:

    Obrigada Vivi!

Os comentários estão fechados.

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.