Os 10 lugares mais lindos do mundo localizados no Brasil

Categorias:

Brasil,Destinos
Compartilhe:

Texto publicado originalmente na coluna Bora Ali, no Jornal O Liberal

“Moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Mas que beleza!”, já diria Jorge Ben ao se referir a essa terra encantadora chamada Brasil.

O território brasileiro é extenso em tamanho e diversidade. Aqui é possível encontrar de tudo, desde neve, montanhas até praias paradisíacas. Fica difícil escolher quais os lugares mais incríveis. Com o turismo nacional em evidência por conta da pandemia, que tal visitar lugares encantadores sem precisar fazer uma viagem internacional para ter uma experiência incrível?

Precisa de uma forcinha? Então confira a minha lista dos 10 lugares mais bonitos do mundo localizados no Brasil!

Fernando de Noronha (PE)

Noronha está entre os destinos mais desejados por quem gosta de praias, mas no passado a situação era bem diferente. Entre 1737 e 1942, o arquipélago pernambucano foi presídio, abrigando criminosos, presos políticos e desterrados.

Somente na década de 70 que Noronha foi reconhecido por seus exuberantes atributos naturais. A beleza é tanta que em Fernando de Noronha estão duas das cinco praias cinco-estrelas do Brasil, segundo o Guia Brasil 2012: A Praia do Sancho – a mais popular; e a Praia dos Porcos – que disputa em pé de igualdade pelo posto de praia mais bonita do Brasil.

Fernando de Noronha conta com um rígido programa de controle de preservação. Por lei, somente 450 pessoas podem desembarcar na Ilha por dia. Existe ainda uma taxa ambiental obrigatória para quem deseja desembarcar no arquipélago.

Veja também:

O que saber antes de viajar para Fernando de Noronha

Rio Tapajós (PA)

Um dos rios afluentes do imponente Amazonas, o Rio Tapajós tem seu ápice no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA). Para quem gosta de praia, a melhor época para se deliciar em Alter é entre agosto e novembro, quando o rio seca e revela 19 praias de areia branca. O céu cravejado de estrelas nessa época do ano dá o toque final às noites quentes em plena floresta amazônica.

Em 2009, a comunidade de Alter do Chão foi agraciada com o reconhecimento do jornal inglês The Guardian, que citou a região entre as dez mais belas praias do Brasil. Desde então, Alter do Chão é refúgio de turistas nacionais e internacionais em busca das belezas da Amazônia.

Veja também

Tudo sobre Alter do Chão

Jericoacoara (CE)

O pôr do sol mais famoso do Brasil está em “Jeri”. A praia é cercada por dunas, o que deixa a viagem ainda mais emocionante: um caminho de 40 minutos de muito sobe-desce até chegar ao mar. Isso sem contar nos 287 km de distância entre Fortaleza e a cidade de Jijoca.

O que encanta em Jeri é seu ar rústico. Suas ruelas de areia fofa e casas de pescadores têm uma simplicidade que a torna especial. Isso acontece porque desde 2002 a cidade foi transformada em Parque Nacional, uma medida que proíbe construções imobiliárias em suas dunas.

Veja também

Fim de semana em Jeri

Turismo em Jericoacoara

Maraú (BA)

As praias desertas e piscinas naturais são os atrativos que a vila de Barra Grande oferece aos visitantes. O acesso difícil à praia de Maraú explica o clima sossegado da região, aberto apenas para os que tem disposição. Isso deixa a praia muito mais deserta e gostosa de aproveitar.

O melhor jeito para chegar à vila é ir de carro, estacionar em Camamu e atravessar o rio de lancha ou barco. Existe ainda a opção de ir de carro até Itacaré e encarar 55 km de estradas irregulares e terra.

Foz do Iguaçu (PR)

São 275 quedas que você consegue chegar de barco (se for pelo lado brasileiro) ou atravessando passarelas surpreendentes (se vista pelo lado argentino). O Parque Nacional do Iguaçú (Brasil) está entre as regiões mais visitadas pelos estrangeiros que vêm ao país..

Monte Roraima (RR)

Um lugar especial, onde é possível observar formações antigas e especiais do planeta Terra. Apesar de estar em território brasileiro, só dá para chegar ao Monte Roraima pela Venezuela. Os viajantes vão de Boa Vista até Santa Elena de Uairén (Venezuela), seguem até a Aldeia de Paraitepuy, onde começa a caminhada até o monte.

Terra Ronca (GO e BA)


As antigas formações em calcário moldam as maiores cavernas do Brasil, com entradas gigantescas e agraciadas pelo raios de luz que incidem em claraboias e nos rios de águas cristalinas dentro das galerias.

O Parque Estadual Terra Ronca abriga cerca de 95 cavernas, sendo que somente quatro delas estão abertas para visitação turística. A Caverna Angélica é a maior delas, com 14 km de galerias.

Pantanal (MS)

Destino para quem gosta de pesca e natureza, a região encanta pela diversidade da fauna e flora. Entre as atividades estão: Andar a cavalo, mergulhar e fazer observação de animais como capivara, jacaré e onça pintada. Uma câmera fotográfica na mão é indispensável para capturar as mais belas cenas da sua viagem.

Existem muitos hotéis com boa estrutura que oferecem passeios variados a seus hóspedes, inclusive os barcos-hotel, uma boa opção para quem aprecia os rios e a pesca.

Lençóis Maranhenses (MA)

As dunas que abrigam as lagoas de cores verde e esmeralda se enchem após as chuvas típicas do início do ano, na região do Norte e Nordeste.

Para chegar até os Lençóis Maranhenses os viajantes saem do município de Barreirinhas e seguem por um “deserto de areias” até chegar a um lugar tão impressionante que parece mais uma miragem.

Os passeios mais conhecidos são o Circuito Lagoa Azul, o Circuito Lagoa Bonita e o passeio de voadeira pelo Rio Preguiças.

São José dos Ausentes (RS)

Os imponentes cânions da região mais alta e fria do Rio Grande do Sul são os maiores atrativo de São José dos Ausentes. O Cânion Monte Negro é o maior deles, com 1400 metros. Lá de cima é possível ver o mar.

A viagem começa em Porto Alegre até São José dos Ausentes. O percurso é longo: 292 km, mas a impressionante vista ao longo caminho recompensa.


E então, gostou dessa lista com os lugares mais bonitos do mundo localizados no Brasil? Qual outro destino você incluiria?

Aproveite o conteúdo sobre os lugares mais bonitos do mundo localizados no Brasil para começar a planejar uma viagem agora mesmo!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.