Lugares encantadores no Brasil para visitar na Primavera

Categorias:

Brasil
Compartilhe:

Apesar da onda de calor que o Brasil tem passado nas últimas semanas, é primavera! Uma estação super especial, onde é possível aproveitar o clima ameno para fazer passeios ao ar livre e se encantar com a natureza em seu estado mais bonito. 

Vale dizer: passeios ao ar livre estão com tudo! Ainda mais para quem quer evitar lugares fechados e aglomerados, as atividades em parques, praias e praças são opções válidas, claro, sempre respeitando os protocolos de distanciamento social e higienização como as máscaras e uso de álcool em gel.

Se você está em busca de destinos coloridos e floridos, confira essa seleção de lugares para visitar na Primavera do Brasil!

Lago Negro (Gramado – RS)

Gramado está entre os destinos mais charmosos do Sul do Brasil. Apelidada carinhosamente de “Suíça Brasileira”, o município tem fortes traços da cultura europeia. Gramado é o segundo destino mais procurado no Brasil. É conhecido por sua decoração natalina impecável, mas também pelo capricho nos arranjos florais de primavera. 

Durante a primavera, um passeio pelo Lago Negro é imperdível. Trata-se de um lago artificial localizado no Bairro Planalto. O entorno do lago fica cheio de hortênsias e também é possível passear de pedalinho pelo lago. A vista é bonita e tranquila. 

Le Jardin Parque de Lavanda (Gramado – RS)

O Le Jardin Parque de Lavanda está localizado na entrada da cidade de Gramado e foi inaugurado na primavera de 2016. O grande atrativo do parque são os mais de 10 mil pés de planta, em especial as belas espécies de lavandas (algumas inclusive inéditas no Brasil) e no jardim cuidado com extremo carinho pelo casal Jorgito e Patrícia.

Além do jardim, o local abriga uma estufa para produção de flores, um café e uma pequena loja, onde existe uma infinidade de produtos (desde cosméticos e até travesseiros) cuja matéria prima é a lavanda. 

Jardim Botânico (Rio de Janeiro – RJ)

Neste tópico vamos abordar o Jardim Botânico enquanto bairro, porque engloba pelo menos dois passeios para fazer na primavera no Rio de Janeiro. Vale reforçar que este é um dos bairros mais charmosos da Cidade Maravilhosa.

A começar pelo clássico Jardim Botânico do Rio de Janeiro que é lindo o ano inteiro, mas na primavera fica muito mais especial. Não deixe de visitar o Lago da Vitória-Régia, as Palmeiras Imperiais e o orquidário.

Outro passeio imperdível nas redondezas é o Parque Lage. O jardim serve de cenário para piquenique e o casarão histórico é um verdadeiro cartão postal. É lá que funciona a Escola de Artes Visuais. 

Campos de Holambra (SP)

Holambra é conhecida como a “Cidade das Flores”, daí você já prevê o motivo de estar aqui na nossa lista. A construção do distrito de Holambra foi inspirado na arquitetura holandesa, com aqueles moinhos e casas coloridas. Certamente, é um dos melhores lugares para visitar na primavera!

A melhor época para visitar a região é na primavera, quando as ruas, parques e estufas se enchem do perfume e colorido das flores das mais variadas espécies. Não à toa, Holambra é a responsável pela produção de pelo menos 50% das flores do Brasil.

Todos os anos, Holambra recebe a Expoflora, a maior feira de flores da América Latina, que deveria acontecer entre agosto e setembro, mas que por conta da pandemia foi adiada para 2021. 

Parque Amantikir Garden (Campos do Jordão – SP)

Ir a Campos do Jordão e não conhecer o Amantikir Garden é o mesmo que ir ao Rio e não conhecer o Corcovado. Se você gosta de jardinagem então… Vai se apaixonar pelos 600 mil metros quadrados preenchidos por 26 jardins e 700 espécies de plantas.

O lugar é lindo por inteiro e algumas atrações são belas demais para serem deixadas para trás. Inclua no passeio a visita ao mirante, ao jardim romântico, escola de jardinagem, o espelho d’água, os labirintos e a casa na árvore.

Jardim Botânico de Curitiba (PR)

Criado em 1991 inspirado nos jardins franceses, o espaço se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade por conta da exuberância que se intensifica na Primavera. Seja agraciado com tapete de flores na entrada, estufas de vidro no estilo Art Nouveau e exposições com várias espécies de flores e plantas nacionais e internacionais.

Não deixe de visitar também o Jardim das Sensações, que conta com uma trilha de 200 metros em que o visitante percorre de olhos vendados, podendo sentir melhor os aromas e tatear as texturas das plantas. 

Jardim Botânico de São Paulo (SP)

Uma local repleto de verde, calmo e bonito em meio ao caos agitado de São Paulo. Assim é o Jardim Botânico, um espaço desconhecido por turistas e até pelos próprios moradores da maior cidade do Brasil. 

No Jardim Botânico você percorre por orquidários, viveiros com muitas espécies de plantas, passa por gazebos floridos que ficam muito mais bonitos na Primavera.  Alguns lugares para visitar incluem o Jardim de Lineu, o Lago das Ninféias, o Bosque das Imbúias, o Jardim dos Sentidos e o Lago dos Bugios.

O desfecho fica por conta da trilha em mata fechada que leva até a nascente do Riacho do Ipiranga. Revigorante!

E então, encara um piquenique?

Com todo esse cenário colorido, nada melhor do que contemplar a natureza ao lado de quem se ama em um piquenique. Inspire-se nas cenas de cinema, invista na toalha vermelha quadriculada, uma cesta com pães, queijos, sucos, frutas e vinhos… 

Sente-se na grama e aproveite a quietude de um belo dia de Primavera.

 Mas lembre-se de manter o espaço sempre limpo e recolha todo o lixo, incluindo os farelos de comida e garrafas dentro de uma sacola e jogue em local apropriado.

Veja também

Jardins para visitar na Primavera do Hemisfério Norte

Gostou da lista lugares para visitar na Primavera do Brasil? Espero que sim. Para receber outros posts diretamente no seu e-mail, inscreva-se na minha Newsletter!

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.