Como organizar uma mala de 10kg para uma viagem de 30 dias?

Categorias:

Utilidades
Compartilhe:

Viajar nos dias de hoje requer muito jogo de cintura: se for de avião, por exemplo, está cada vez mais difícil (e caro) conseguir um espacinho no bagageiro para levar aquelas malas de 23kg ou mais. Ô tempo bom esse, hein. Porém, vamos pensar pelo lado positivo: menos é mais, e viajar com um montão de mala pesada não vale a pena.

Mas, uma coisa é passar aquele final de semana ou uns dias num destino incrível, e outra é aquela suuuper viagem de 30 dias ou mais. Como sobreviver com uma pequeníssima mala de apenas 10kg? Não é tão difícil quanto parece, viu? Basta criatividade, as dicas certas e, claro, pensar com praticidade!

Quer uma ajudinha? Vem comigo que eu já virei expert nessa organização. 

Checklist inicial

mala-10kg-para-viagem-30-dias-julia-maiorana-1

Para começar a pensar de forma fácil em como transformar seu guarda-roupa do dia a dia em uma mala de 10kg, responda as seguintes questões:

  • Onde ficarei é mais urbano ou rural?
  • Será possível trocar de roupa entre um passeio e outro?
  • Quantas saídas a noite estão programadas?
  • Farei mais passeios formais ou informais?

Isso tudo tem que ser levado em consideração, pois há uma grande diferença entre ir para a praia e passar o dia todinho usando apenas chinelo de dedo, saídas de banho, biquínis etc., e ir para Londres e visitar museus, exposições, ir a um happy hour cheio de gente estilosa e por aí vai.

Inverno não significa quilos e quilos de roupas

mala-10kg-para-viagem-30-dias-julia-maiorana-2

Isso mesmo. Não é porque está frio no lugar da sua viagem que é preciso carregar vários casacos pesados, de todas as cores e tecidos e um monte de bota e sapato fechado. Nope! Se for ficar pelo Brasil mesmo, uma boa peça de lã com um fio mais grosso dá conta do recado.

Agora, se for para algum país onde o frio é mais intenso, aposte em peças térmicas, para usar por baixo de um casaco (que pode ter uma cor neutra para usar sempre). E se é para esquiar ou enfrentar a neve, a dica é investir em uma peça impermeável ou própria para neve, que ocupe pouco espaço na mala, tá?

mala-10kg-para-viagem-30-dias-julia-maiorana-3

Lembram da moça que vestiu 4kg de roupas de frio para evitar pagar excesso de bagagem?

Por fim, um cachecol é indispensável. E quando falo um, é UM mesmo, que você pode ir alternando com vários looks e montar combinações bem bacanas e interessantes.

Ah, e se quiser levar mais uma peça pesada, tipo uma jaqueta, vá com ela em mãos ou no próprio corpo — assim poupa mais um espacinho na mala. 

Se é verão, vá na praticidade

mala-10kg-para-viagem-30-dias-julia-maiorana-4

Opa, verão é bom, verão é demais, verão é…leveza. Se a sua viagem de 30 dias envolver um destino quente, com muito calor e que vai incentivar você a passar o dia todinho na rua, praticidade é palavra de ordem na mala. É hora de esquecer o jeans em casa e apostar em peças bem levinhas, como o linho e algodão. 

Chinelo é outro item que não pode faltar. E o bom é que esse calçado serve para várias ocasiões, pois verão é aquela coisa despojada, né? E os biquínis? Leve 3, já é mais do que suficiente, assim dá para lavar um e ir usando o outro, e a viagem e nem seus looks ficarão comprometidos ?

Outras peças versáteis e lindas são os vestidos, que podem ser combinados com blusinhas ou até com outras saias por cima, criando muitas outras ideias de roupa legais para você tirar várias fotos durante a trip. Lembre-se: menos é mais, e praticidade é tudo.

Lave as roupas 

mala-10kg-para-viagem-30-dias-julia-maiorana-5

Calma, não precisa ficar imaginando passar horas na beira do tanque ou da pia, ou gastando uma fortuna para lavar suas roupas durante a viagem. Existem maneiras simples de resolver isso: se for ficar em AirBnb, confira se tem máquina de lavar no apartamento. Se vai ficar no hotel, confira se há pacotes para lavar algumas peças.

Agora se você não tem nem máquina de lavar por perto, ou nem opções baratinhas no hotel, procure aquelas lojinhas self-service de lava-roupas que sempre tem pelas cidades. É uma opção em conta, rápida, e que lava e ainda seca, se você quiser. Mas, nenhuma dessas sugestões rendem?

Nada de preocupação: se quiser, é só dar uma lavadinha na roupa durante o banho mesmo, com um sabão neutro em barra, deixar secar e pronto. É simples, rápido, não tira o esmalte das unhas (o que é muito importante!) e vai deixar você sempre limpinha para aproveitar ao máximo a viagem.

Dê adeus àquela sua toalha de estimação

mala-10kg-para-viagem-30-dias-julia-maiorana-6

Nada de ocupar espaço em uma mala de 10kg com toalhas, viu? O ideal é desapegar e se entregar as toalhas oferecidas no local onde você vai se hospedar. Além disso, o bacana é que na maioria dos lugares elas são substituídas sempre que você quiser, ou seja, é uma preocupação a menos com limpeza.

No máximo, leve uma toalha de mão ou de rosto, para urgências ou passeios durante o dia. E, mesmo assim, prefira peças que sejam bem levinhas e fininhas, só para quebrar um galho mesmo.

Levar ou não levar shampoo?

mala-10kg-para-viagem-30-dias-julia-maiorana-7

Na minha opinião, é melhor não levar. Primeiro que, no aeroporto ele pode acabar ficando, pois se somado com perfume, cremes etc., ele pode ficar retido. Então, a melhor coisa é comprar um vidrinho pequeno no destino que você vai, e ir usando durante a viagem. 

Provavelmente essa quantidade é suficiente para 30 dias e, veja pelo lado bom, você pode experimentar marcas que não conhece!

Bom, uma mala com 10kg pode parecer pequena, mas nem tanto. Se você seguir todas essas dicas, vai notar que sim, é possível levar peças que adora, não perder o conforto e nem ficar repetindo toda hora as mesmas roupas. Mãos à obra, ops, na mala, e boa viagem!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.