Melhores cidades para aproveitar o turismo gastronômico no Brasil

Categorias:

Brasil,Gastronomia
Compartilhe:

O nosso país é tão grande e rico em diversas culturas, que com o tamanho da variedade que ele nos oferece, a impressão é que fazemos parte de vários países diferentes, e um bom exemplo para isso, é a gastronomia.

Dizem que comer e viajar estão entre as melhores coisas da vida. Mas sabe o que é melhor de tudo? Por aqui podemos unir as duas coisas e aproveitar o melhor da culinária nos diversos cantinhos que os nosso país nos apresenta. E foi pensando nisso, que eu trouxe por aqui quais são as melhores cidades para aproveitar o turismo gastronômico no Brasil.

Belém -Pará 

Pra quem não sabe, Belém foi eleita a Cidade Criativa da Gastronomia 2017, pela Unesco. E como boa uma nativa, posso te dizer, minha cidade realmente faz jus ao título. Além das famosas frutas como a manga, cupuaçu e o açaí, que são consumidas e desejadas não só pelos brasileiros, como também muda à fora, Belém também é conhecido pelos suas variedades de pratos excêntricos e pelo grande Mercado Ver-o-Peso, onde encontramos uma grande mistura de cheiros e sabores paraense em um só lugar.

Entre os mais variados pratos, os que mais chamam atenção, tanto de turistas quanto dos belenenses , são: a Maniçoba – que é a famosa feijoada preparada com folhas de mandioca e carnes, o pato no tucupi, o caruru paraense – feito com camarões e quiabo, o tacacá – um caldo preparado com goma, jambu e camarão, pimenta de cheiro e o feijão manteiguinha de Santarém. São de comer de joelhos, eu recomendo!!!

E se você tem uma viagem marcada para lá, dê só uma olhada nas minhas dicas de Onde comer em Belém do Pará e O que trazer na bagagem quando visitar Belém.

Teresópolis –  Rio de Janeiro

Localizada na região Serrana do Rio, Teresópolis tem muito a oferecer quando o assunto é gastronomia. Além da belíssima paisagem, um inverno delicioso e muita natureza ao redor, a cidade também conta com vários festivais gastronômicos, que atraem turistas o ano todo.

São diversos festivais que marcam presença em diferentes datas. Entre eles estão: o Festival de Frutos do Mar, o Terê Fondue – perfeito para quem é louco por doces e chocolates, o Festival ChocoSerra – que oferece uma infinidade de tortas, trufas e pães de mel e o Festival Gastronômico de Teresópolis, conhecido pela região Serrana toda.

Salvador – Bahia

Não é segredo pra ninguém que a comida baiana é uma das mais famosas e desejadas do Brasil, não é?! Ela é uma mistura de influências portuguesas, africanas e brasileiras, que fizeram do sabor único e marcante para o nordeste. A maioria das receitas possuem ingredientes típicos, como óleo de dendê, leite de coco e pimenta, fazendo delas uma marca típica baiana.

Os pratos baianos que mais se destacam são: o Bobó de camarão – que é feito com camarão, leite de coco, purê de aipim e óleo de dendê, o caruru – preparado com quiabo, camarão seco, e óleo de dendê, quiabo e amendoim, acarajé – aquele bolinho frito feito de massa de feijão-fradinho e óleo de dendê, o vatapá – uma espécie de purê com fubá, farinha de rosca e outras especiarias e a famosa moqueca – um prato feito com frutos do mar, óleo de dendê e temperos.

Em Salvador, podemos encontrar todos esses pratos em restaurantes famosos e tradicionais, em feiras como o Mercado Modelo e até nas ruas. Vale a pena provar cada uma dessas delícias, quando estiver por lá!

Ouro Preto – Minas Gerais

Outra gastronomia bem famosa no Brasil, é a culinária mineira, né?! Nada muito requintado, Minas oferece o melhor da comida caseira, e uma das cidades mais conhecidas por isso, é Ouro Preto.

Referência cultural, muita história para contar e uma arquitetura colonial importante para o Brasil, Ouro Preto também é procurado por turistas pela sua gastronomia, e entre os deliciosos pratos, os mais buscados são o: tutu de feijão, o angu – um prato parecido com a polenta, arroz com pequi – uma fruta que dá uma sabor especial ao prato, frango com quiabo, o pão de queijo que é a marca registrada de Minas, além dos doces deliciosos, como a goiabada cascão, o bolo de fubá e o doce de leite.

Porto Alegre – Rio Grande do Sul

E para quem ama carne, Porto Alegre é o destino ideal para você viajar. A carne vermelha é um alimento muito consumido no Rio Grande do Sul, desde a época dos tropeiros. E por isso, os churrascos viraram tradição e são tão conhecidos naquela região.

Além disso, outros pratos típicos são conhecidos em Porto Alegre também, como o arroz carreteiro – uma mistura de arroz com carne, polenta, barreado – um prato que é preparado com carne vermelha cozida na panela de barro, misturada com banana amassada e farinha de mandioca, além do famoso chimarrão e o café colonial – costume que começou com os imigrantes colonos e é praticado até hoje pelos gaúchos.

São tantas opções diferentes e deliciosas, né?!

 

Compartilhe:

2 thoughts on “Melhores cidades para aproveitar o turismo gastronômico no Brasil”

  1. Manoel Dias disse:

    Suas dicas sao muito interessantes e os roteiros turísticos sao otimos.

    1. Julia Maiorana disse:

      Obrigada Manoel! beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.