Destinos em alta para viajar em 2020

Categorias:

Destinos,Utilidades
Compartilhe:

Chegou 2020! Como de costume, o primeiro texto do ano é uma chuva de tendências de viagens para inspirar meus leitores queridos que estão sempre em busca de uma novidade. A tradicional lista do site de viagens Lonely Planet está repleta de opções para quem quer sair do tradicional (ou nem tanto).

Eu analisei a lista e tirei algumas informações bem legais pára você conhecer as melhores viagens para 2020, confira!

A tradicional lista “Best in Travel”, da Lonely Planet

melhores-viagens-2020-julia-maiorana

Crédito: Lonely Planet

Conhecido mundialmente por seus conteúdos sobre viagens, o Lonely Planet divulga ao final de cada ano o “Best in Travel”, com 10 tendências de viagens das categorias “países”, “cidades”, “regiões” e “experiências”. Para ajudar na seleção dos destinos, foram ouvidos jornalistas especializados, editores, blogueiros, influenciadores e uma comunidade de viajantes espalhados pelo mundo.

Nesta edição do “Best in Travel”, o quesito “experiência de viagem sustentável” teve um peso bem maior do que nos anos anteriores e isso evidenciou destinos com iniciativas voltadas para o turismo sustentável.

Melhores viagens para 2020, uma breve análise

Amazônia Brasileira

melhores-viagens-2020-julia-maiorana-1

© BRASIL2 / GETTY IMAGES

Um ponto que merece muito destaque é a inclusão da Amazônia Brasileira na lista de regiões a serem exploradas. Inclusive, esse é o único momento em que o Brasil é citado nesta edição do “Best in Travel”.

Interessante terem colocado a nossa região na lista, principalmente em momentos de tensões políticas que envolvem a floresta amazônica. A expectativa é que os olhos dos turistas se voltem ainda mais para essa região tão rica em atributos naturais, porém muito esquecida em relação às lutas por direitos básicos e preservação cultural.

América do Sul

La Paz © JESS KRAFT / SHUTTERSTOCK

Com a alta do dólar e a desvalorização da moeda brasileira, está cada vez mais difícil fazer viagens para o exterior. Por isso, uma das alternativas para brasileiros que gostam de viajar é explorar ainda mais os países da América do Sul.

Neste sentido, vale destacar a menção ao Uruguai, que está na lista dos melhores países para viajar em 2020. Foi uma escolha muito feliz, pois o país está entre um dos mais seguros para viagem solo, com praias para aproveitar o verão e vinícolas para desfrutar no inverno, entre outras atividades turísticas bem legais.

melhores-viagens-2020-julia-maiorana-3

A esplanada de Piriápolis, na costa de Maldonado © ELOJOTORPE / GETTY IMAGES

La Paz (capital da Bolívia) aparece na lista de Melhores Cidades do “Best in Travel”. Ela já foi citada em outras ocasiões, como na World Travel Awards América Latina 2019, onde La Paz foi eleita como o “Destino Emergente”. Uma cidade fantástica que contrasta modernidade com as suas raízes indígenas. Mereceu estar na lista!

melhores-viagens-2020-julia-maiorana-4

O espetáculo em expansão das Cataratas do Iguaçu, o maior sistema de cachoeiras do planeta © ALEX BERGER / VIRTUALWAYFARER.COM / GETTY IMAGES

Nossos hermanos argentinos também estão presentes nesta edição do “Best in Travel”. Citado na categoria “Regiões”, o destaque vai para o Nordeste da Argentina com suas belezas naturais, muito por conta da reabertura do Parque Nacional Iberá e, claro, das Cataratas do Iguaçu (eleita como uma das Sete Maravilhas da Natureza, diga-se de passagem).

Eventos que merecem atenção

Alguns destinos da lista “Best in Travel” foram selecionados por receberem eventos importantes, que influenciam diretamente as atividades turísticas e culturais das regiões, com programações que podem durar o ano inteiro.

melhores-viagens-2020-julia-maiorana-5

Towada-ko é um grande lago de caldeira criado por erupção vulcânica © Fotos do Japão, Ásia e outros países do mundo / Getty

A começar pelos Jogos Olímpicos de Verão, que esse ano acontece em Tóquio, no Japão. Viajantes e entusiastas de esportes do mundo inteiro estarão ávidos por atividades turísticas na época mais quente do ano. A lista da Lonely Planet destaca a região de Tōhoku, ao norte do país. A localidade, que se recupera de um terremoto e tsunami em 2011, investiu pesado em tecnologia nos transportes e na revitalização de pontos turísticos e patrimônio.

Já na extravagante Dubai (Emirados Árabes Unidos), acontece a World Expo 2020. Um evento que reúne o que há de mais avançado na tecnologia de 190 países, incluindo o Brasil. Experimentos que prometem revolucionar a vida do consumidor moderno, como protótipos de carros que voam (isso mesmo!), entre outras obras voltadas para sustentabilidade e mobilidade. Com este evento, Dubai espera receber 25 milhões de visitantes, sendo 70% deles estrangeiros.

melhores-viagens-2020-julia-maiorana-6

Na margem da Bacia das Marés, o Jefferson Memorial homenageia o terceiro presidente dos EUA © SHARKSHOCK / SHUTTERSTOCK

O cenário político também é um fator que ajuda a movimentar o turismo. A exemplo da cidade de Washington DC (Estados Unidos), que em 2020 celebra os 100 anos da lei que permitiu que mulheres tivessem poder de voto, além da eleição presidencial, que promete agitar não somente a cidade, mas o país inteiro.

No Egito, a cidade de Cairo se prepara para a abertura do Grande Museu Egípcio, fator esse que vai gerar um grande interesse turístico na região.

melhores-viagens-2020-julia-maiorana-7

As velhas e novas torres de Bona © TRAVELVIEW / SHUTTERSTOCK

A cidade de Bona (Alemanha) se prepara para celebrar o 250º Aniversário de Beethoven com uma programação ao longo de 2020 que inclui shows, orquestras e participação de maestros mundialmente famosos como Sir Simon Rattle e Daniel Barenboim. Já em Salzburgo (Áustria) acontece a edição número 100 do Festival de Salzburgo, com uma programação intensa de ópera, teatro e exposições. Para os amantes de música erudita, é um prato cheio.

Best in Travel: os vencedores

Países

  1. Butão
  2. Inglaterra
  3. Macedonia do Norte
  4. Aruba
  5. Suazilândia
  6. Costa Rica
  7. Países Baixos
  8. Libéria
  9. Marrocos
  10. Uruguai

Cidades

  1. Salzburg (Áustria)
  2. Washington DC (Estados Unidos)
  3. Cairo (Egito)
  4. Galway (Irlanda)
  5. Bona (Alemanha)
  6. La Paz (Bolívia)
  7. Kochi (Índia)
  8. Vancouver (Canadá)
  9. Dubai (Emirados Árabes)
  10. Denver (Estados Unidos)

Regiões

  1. Rota da Seda (Ásia)
  2. Le Manche (Itália)
  3. Tōhoku (Japão)
  4. Maine (Estados Unidos)
  5. Ilha de Lord Howe (Austrália)
  6. Província de Guizhou (China)
  7. Província de Cádez (Espanha)
  8. Nordeste da Argentina
  9. Golfo de Kvarner (Croácia)
  10. Amazônia Brasileira

Experiências Sustentáveis

  1. Leste de Nusa Tenggara (Indonésia)
  2. Budapeste, Hungria
  3. Madhya Pradesh, Índia
  4. Buffalo, NY, EUA
  5. Azerbaijão
  6. Sérvia
  7. Tunísia
  8. Cape Winelands, África do Sul
  9. Atenas, Grécia
  10. Zanzibar, Tanzânia

 

E então, gostou das indicações? Espero que esse post ofereça a você as inspirações necessárias para começar agora mesmo a planejar suas viagens de 2020, ainda mais com tanto feriado emendável que teremos no ano. Bora? 😉 

 

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.