Natal no Japão

Categorias:

Asia,Destinos,Entretenimento
Compartilhe:

Sem feriado e com costumes um pouco diferentes dos nossos, o Natal no Japão revela um dos mais bonitos espetáculos de luzes do mundo

Até a metade do século passado, o Natal era quase desconhecido pelos japoneses. Afinal, trata-se de uma data do calendário cristão. Como a religião predominante no Japão é o budismo e o xintoísmo, só quem comemorava a data eram os estrangeiros que viviam lá. Com a chegada de muitos imigrantes cristãos da Europa, a tradição ganha força na cultura oriental.

O Natal começa a aparecer no calendário japonês na década de 80 como um costume importado de valor comercial. Mas, como o espírito natalino é contagiante, eles aprenderam a comemorar do jeito deles: um tanto diferente de como a gente comemora aqui. Ainda sim, preserva-se o espírito de amor, bondade e alegria que nós já conhecemos muito bem.

A ceia do Natal japonês

Influenciadas pelos filmes, histórias e músicas natalinas, as famílias japonesas preparam uma pequena ceia para comemorar o Natal, com uma reunião de família em volta da árvore de Natal, troca de presentes e uma refeição. Mas, ao invés da comemoração acontecer na noite do dia 24, essa reunião acontece na noite do dia 25 de dezembro, assim que chegam no trabalho. Diferente do Brasil, não tem feriado no Natal do Japão.

Kurisumasu Keeki: Panetone Japonês - Julia Maiorana

Kurisumasu Keeki, uma versão japonesa para Christmas Cake

Esqueça o peru de forno que costumamos preparar para a ocasião. O prato principal da ceia japonesa é o kara-age: pedaços de frango frito desossado, como aqueles que as redes de fast food americana vendem em baldes. O tradicional panetone que tanto comemos na data também não é unanimidade no Japão. Eles se deliciam com kurisumasu keeki, um bolo branco especial de Natal feito com pão-de-ló, recheado com morangos e chantili.

Data especial para os apaixonados

O Natal do Japão ganhou uma conotação um pouco diferenciada entre os mais jovens. Como se trata de uma data que comemora o amor e a união entre as pessoas, a ocasião se torna especial para os casais apaixonados, que trocam presentes e saem para um programa romântico, parecido com o dia dos namorados. Não à toa, no dia 25 de dezembro os casais japoneses lotam restaurantes e hotéis. Por isso, quem pretende comemorar o Natal no Japão, deve reservar um restaurante com bastante antecedência.

Atrações de Natal em Tókio

Apesar da comemoração natalina ser um pouco diferente do que conhecemos aqui, as ruas das grandes cidades como Tókio e Yokohama se enchem de luzes e decoração natalina. O comércio japonês incentiva a data, pois a economia sofre um aquecimento por conta dos bônus de final de ano que os trabalhadores ganham (que pode chegar a três vezes o valor do salário). O Papai Noel desfila por entre as lojas, encantando as crianças.

Inclusive, os espetáculos de luzes do Natal de Tokio são impressionantes. Os japoneses souberam como aliar o espírito natalino, o inverno e toda sua tecnologia de ponta. O resultado são atrações com LEDs e som de alta qualidade que deixam qualquer um impressionado. Conheça algumas das atrações que não podem ficar de fora do roteiro de quem visita o Japão em dezembro:

 Artelligent Christmas

Artelligent Christmas - Julia Maiorana

O Roppongi Hills é um complexo de prédios comerciais no centro de Tókio. Em dezembro, o local recebe o Artelligent Christmas, uma decoração toda especial para comemorar o Natal, com luzes azuis e brancas em todas as árvores, que causam um efeito muito bonito quando começa a nevar. A vista fica ainda mais bonita com as luzes do Tokyo Tower ao fundo. Este ano, os transeuntes podem ainda aproveitar a interação com as luzes, em que é possível controlar a iluminação pelo próprio smartphone.

Como chegar: Estação de Roppongi (linha Hibiya), saída 1C; (linha Oedo), saída 3.

Starlight Garden

Starlight Garden - Julia Maiorana

É o Starlight Garden que torna a visita ao Tokyo Midtown tão especial em dezembro. Uma atmosfera azul é criada em meio ao jardim, com cerca de 180 mil luzes de LED que se iluminam em um espetáculo único. As áreas de iluminação se estendem em torno do complexo Midtown, atrás da torre principal. O tema deste ano é “Estrela Cadente”, uma releitura do espetáculo de 2011 que fez bastante sucesso na época.

Como chegar: Em Tokyo Midtown,  pela estação de Roppongi (linha Oedo), saída 8; (Hibiya Line), a saída 8 via passagem subterrânea perto da 4a saída; Estação Nogizaka (linha Chiyoda), saída 3.

Marunouchi

Marunouchi - Julia Maiorana

Marunouchi é um dos centros empresariais mais importantes do Japão. Está localizado entre o Palácio Imperial e a Estação de Tókio. Há quinze anos, as luzes de Natal se acendem e lotam as ruas de Marunouchi de turistas em busca de belas imagens. Milhares de luzes de LED enfeitam as árvores e as principais ruas do distrito.

Como chegar: Próximo da Estação Central de Tókio

Tokyo Dome City

Tokyo Dome City - Julia Maiorana

Localizado no coração de Tókio, Dome City é uma cidade de entretenimento que abriga uma diversidade de atrações, entre casas de shows, spas e até hotel. No inverno, o local é tomado por luzes que se estendem por todos os cantos. Além da decoração, uma variedade de espetáculos de Natal encantam os visitantes.

Como chegar:  Estação Kasuga (linhas Mita e Oedo), saída A1; Estação Korakuen (linhas Marunouchi e Namboku), saída 2; Estação de Akihabara (linha Chuo-Sobu), saída oeste; (Linha Mita), saídas A3, A4, A5

Lights of Caretta

Lights of Caretta - Julia Maiorana

Caretta é um complexo de compras muito visitado por turistas. Está localizado no distrito de Shiodome, em Tóquio. Todo ano o prédio recebe uma iluminação toda especial. O espetáculo com as 270 mil luzes de LED dura cerca de 6 minutos e se repete a cada 20 minutos.

Como chegar: Estação Shiodome (Linha Oedo), as saídas 5 e 6.

 

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.