Melhores passeios e gastronomia em Córdoba, Espanha

Categorias:

Europa,Experiências,Gastronomia,Roteiros
Compartilhe:

A região de Andaluzia está localizada no sul da Espanha. É um ótimo passeio para quem quer sair da típica rota entre Barcelona e Madrid. Andaluzia é encantadora e sugiro conhecer logo as quatro principais cidades da região: Granada, Sevilha, Córdoba e Málaga.

São muitas cidades e olha, tem muita coisa bacana para conhecer. Para não deixar esse texto longo, resolvi dividir ao meio e explicar com maior detalhe cada cidade.

Assim eu amplio as opções para você conhecer. Se der para visitar tudo, ótimo, mas se não der, escolha o que mais agrada e vamos em frente. Começaremos pelas cidades de Córdoba, que fica em posição privilegiada no mapa, sendo a primeira cidade a ser visitada.

Vem comigo que vou te mostrar o que fazer e onde comer em Córdoba, na Espanha

Primeira dica

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

A primeira informação que você deve saber é que a distância entre ambas as cidades pode ser um grande problema, principalmente porque o transporte público por lá é um pouquinho precário e isso pode atrapalhar seu percurso.

Por isso, a primeira dica para a sua viagem ser um sucesso é: Alugue um carro. Assim você terá maior controle e autonomia sobre o seu roteiro. E nem pense que é tão difícil assim conseguir um carro por lá. Já fiz uma viagem de carro pela Europa e super recomendo.

O que fazer em Córdoba

A cidade de Córdoba é banhada pelo Rio Guadalquivir e apesar de ser uma cidade católica, é possível perceber os resquícios da cultura árabe, resultado da dominação dos mouros lá pelo século XIII. É esse o grande diferencial da cidade, que a gente consegue perceber nas construções que vamos falar mais adiante.

Córdoba é uma cidade pequena com o centro histórico feito de ruas estreitinhas, perfeito para conhecer a pé. Então, deixe o carro de lado, pegue seu tênis confortável e água mineral para percorrer a cidade. Vamos aos passeios!

Mezquita-Catedral de Córdoba

Lembra que eu disse sobre a influência árabe em Córdoba? Eis aqui o principal exemplo. A Mesquita Catedral é o monumento mais famoso da cidade. Ela tem tanto resquício árabe que até no nome podemos perceber essa influência, já que na cultura católica não existem mesquitas.

Você vai se encantar. A construção da Mesquita se iniciou em 1786 e passou por reformas durante quatro governos. O acesso à Catedral se dá pelo pátio. Nessa área a circulação é livre. Reserve alguns minutos antes ou depois de visitar a Catedral para apreciar e fotografar. Existem também vários restaurantes e cafés fabulosos no entorno da catedral.

Puente Romano

O que fazer em Córdoba - Julia maiorana

Embora construída no ano I a.C, a Ponte Romana de Córdoba sofreu várias remodelações, sendo a última em 1876. É também um dos monumentos emblemáticos. Ela fica perto da Mezquita-Catedral. Em um extremo da ponte, tem a Puerta del Puente. No outro extremo, a Torre de Calahorra.

Sugiro passear pelo local ao final da tarde, quando as temperaturas ficam amenas. Aproveite um belo por-do-sol apreciando a construção magnífica sob o rio  Guadalquivir.

Alcázar de Los Reys Cristianos

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

Ainda mergulhado nessa mistura cultural entre cristãos e árabes, temos o Alcázar de Los Reys. Todo o edifício tem mosaicos romanos, banhos árabes e jardins. Inicialmente, o Alcázar era uma fortaleza construída no século XIII, onde haviam construções muçulmanas.

Lá era a morada de reis e também o palco de cenas históricas, como a visita de Cristovão Colombo, quando pediu apoio para uma exploração de uma nova rota para as Índias, que acarretaria no descobrimento das Américas.

 

Aproveite a visita para subir nas torres e caminhar por entre os jardins. Será um momento muito agradável.

Judería Y Casco Histórico

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

Ainda no centro histórico, temos a Judería, que é o bairro judeu de Córdoba. Lá, viveram judeus entre os séculos X e XV. Ruas estreitinhas, casinhas pintadas de branco e vasos com flores são recorrentes por toda a extensão da região. Saia caminhando sem destino e se surpreenda com comércios simpáticos, a antiga Sinagoga,  a Casa de Sefarad, o Zoco Municipal e o Pátio Andalusi.

Caminhar sem destino é ótimo, mas se quiser contratar um tour guiado, a experiência será melhor ainda. Separe algumas horas para conhecer o local.

Calleja De Las Flores

O que fazer em Cordoba - Julia Maiorana

Imagine uma ruela sem saída, repleta de flores de muitas cores. A Calleja de Las Flores parece uma cena de filme europeu, fica ainda no centro histórico, mas pode dar um pouquinho de trabalho para encontrar. Não desista, tire uma foto icônica na rua com a Catedral-Mesquita ao fundo e não esquece de me marcar no Instagram (@juliamaiorana) quando publicar que eu quero ver!

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

Pátios de Córdoba

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

A arquitetura das casas de Córdoba tem uma característica única. Elas são construídas ao redor de um pátio central. Esse pátio tem a função de arejar as casas e o ambiente, já que em épocas mais quentes, o ambiente fica seco demais.

O pátio conta com vegetação abundante, que é para melhorar a sensação de umidade e dar maior conforto aos moradores da cidade. A maior concentração desses pátios encontra-se no bairro do Alcázar Viejo. Como se trata de um ambiente particular, é necessário comprar entradas para visitar quase todos eles, exceto o Pátio 50, que tem a entrada gratuita. Mas, não se restrinja a somente ele. Conhecer os pátios são paradas obrigatórias em Córdoba.

 

Se você der a sorte de visitar a cidade em Maio, pode presenciar a tradicional Fiesta de los Patios de Córdoba, um concurso para eleger o pátio mais bonito. A cidade fica toda enfeitada de flores e os pátios recebem cuidado redobrado para ganharem a disputa.

Triunfo de San Rafael de la Puerta del Puente

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

São Rafael é o padroeiro de Córdoba. Os cristãos construíram um arco do triunfo em homenagem ao santo que ajudou a erradicar a peste na cidade. na verdade, existem vários monumentos espalhados pela cidade, mas esse é um dos que mais chama a atenção.

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

O obelisco construído em meio à praça é realmente lindo, enorme e a gente consegue enxergar ele até mesmo da outra margem do rio de tão alto que fica.

Visita Teatralizada

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

para quem gosta de uma boa história, a visita teatralizada é uma versão teatral de como conhecer melhor a cidade. A visita teatralizada passa por várias ruas da cidade, utilizando personagens que viveram em Córdoba em diferentes épocas da história. É muito legal!

Gastronomia em Córdoba

Agora que você já sabe quais os melhores pontos a se visitar, vou te contar quais os restaurantes que eu particularmente indico. Para começar, saiba que a região de Andaluzia é bastante conhecida por seus sabores. Aproveite a visita para provar iguarias como  flamequin, salmorejo, berejenas con miel, rabo de toro, mazamorra e pastel cordobés. 

Los Patios de La Marquesa

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

Um mercadinho no centro histórico de Córdoba com vários estabelecimentos. Excelente opção para dar uma paradinha durante a caminhada pelo bairro da Judería. É bem charmosinho e romântico. Se você busca por uma refeição com bastante diversidade em com valor em conta, aqui é o local. Eles servem todo o tipo de refeição: café, almoço, lanches, cerveja,  etc.

Endereço: Calle Manriquez 414003 Córdoba, Espanha

Mercado Victoria

Mais ou menos na mesma pegada que o Los Patios de La Marquesa, tem o Mercado Victoria. Fica dentro dos Jardines de la Victoria. O ambiente é todo descoladinho, moderno e é conhecido como um centro gastronômico importante na cidade. Sugiro ir para uma visita mais informal mesmo, como por exemplo, tomar um vinhozinho com os amigos enquanto prova um petisco delicioso  de origem espanhola, indiana, mexicana, árabe, chinesa, japonesa etc.  

Endereço: Jardines de La Victoria, Córdoba, Espanha

Bodegas Campos

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

Opção tradicional localizada nos arredores da Mesquita Catedral. O espaço existe há mais de 100 anos, com grandes salões, lindos, todos ornamentados e muitos, muitos pôsters de shows de flamenco, fazendo com que a gente faça uma viagem no tempo ao apreciar esse material que mostra como era a divulgação das casas que oferecem essa atração.  Vale dizer que o Bodegas Campos é frequentado não somente por turistas, mas pelos locais (um sinal de que o lugar é realmente bom que até quem é da região ama comer, né?).

Endereço: Calle Lineros 3214002 Córdoba, Espanha

Taberna Restaurante Patio de la Juderia

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

Outra opção de restaurante no Bairro da Judería e também pertinho da Mesquita Catedral. Neste estabelecimento é possível vivenciar muito bem a real cultura de Córdoba: pratos típicos e shows de dança flamenca (é lindo demais!) que acontecem todas as noites na taberna. Sabe as iguarias que eu mencionei lá em cima? Então, aproveite a visita neste estabelecimento para pedir tudo! Ah, também tem “Berejenas com Miel”, que é um prato popular entre os judeus de Córdoba. Nem preciso falar que os vinhos também são incríveis, né?

Endereço: Calle Conde y Luque 614003 Córdoba, Espanha

Taberna Bar Santos 

O que fazer em Córdoba - Julia Maiorana

Eles têm a tortilla mais conhecida de Córdoba. As tortillas gigantes ficam expostas dentro das estufas da taberna e é impossível não ficar com vontade de provar. Não é à toa que sempre tem muita gente no estabelecimento (há quem prefira comprar para comer em outro lugar, pois o espaço é reduzido). As tortillas são servidas em pequenos pedaços e o atendimento é bem ágil (para suprir tanta gente dentro do local0.

Endereço: Calle Magistral Gonzalez Frances 314003 Córdoba, Espanha

 

Informações importantes

  • Os comércios fecham para a hora da sesta entre 14h e 17h, então se você pretende fazer compras, melhor escolher outros horários.

  • Se você quiser conhecer a Mezquita-Catedral de graça, aproveite os horários de 8h30min a 9h20min (exceto aos domingos).

  • O mesmo vale para o Alcázar. Procure entrar até no máximo 9h20min que você não paga nada (exceto finais de semana).

 

Que bela cidade para começar nosso roteiro em Andaluzia, não? Em breve trago mais cidades da região para fazer um verdadeiro roteiro pelo sul da Espanha. Se precisar de uma ajudinha a mais no seu roteiro, eu posso te ajudar com um roteiro personalizado, o que acha? Me manda um e-mail pra gente conversar melhor ([email protected]). 

Tags:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.