O que fazer em Buenos Aires em tempos de Pandemia

Categorias:

Sem categoria
Compartilhe:

Buenos Aires recebeu recentemente o selo internacional Safe Travels emitido pelo World Travel and Tourism Council (WTTC, sigla em inglês). Trata-se de um selo que reconhece os destinos turísticos que obedecem rigorosamente aos protocolos de segurança, higiene e distanciamento físico por conta da pandemia de Codiv-19.

Por conta disso, no último dia 02 de novembro, o governo argentino abriu suas fronteiras por trinta dias para visitação de turistas brasileiros. Porém, a entrada é permitida somente por via aérea. Além do Brasil, cidadãos do Chile, Uruguai e Paraguai estão autorizados a pisar em terras portenhas, ainda que a visita esteja limitada somente à capital Buenos Aires.

A medida tem como objetivo aumentar a receita com o turismo de lazer e conquistar aqueles que deixaram de viajar à Europa por conta das rígidas restrições de entrada no continente por conta da Covid-19.

Vale dizer: turista brasileiro é apaixonado pela Argentina. A capital portenha é, muitas vezes, a primeira viagem dos brasileiros ao exterior. Só no ano passado, o país recebeu 7,3 milhões de turistas, dos quais 28% eram provenientes do Brasil.

Mas afinal, o que tem de tão interessante em Buenos Aires? Preparei uma lista com atividades para você incluir no seu roteiro para dar um pulinho na capital portenha nos próximos dias.

Confira o que fazer em Buenos Aires em tempos de pandemia!

Exigências para pisar em Buenos Aires

Uma exigência para entrar no país é o exame de PCR, que deve ser feito 72 horas antes do embarque, com resultado negativo para o novo coronavírus. O viajante deve ainda preencher o formulário migratório dois dias antes da viagem. 

Outra exigência é que os turistas contem com um seguro médico para viagem e que se comprometam em não deixar a área metropolitana de Buenos Aires durante a estadia.

Outro ponto importante é que os turistas internacionais poderão se hospedar somente nos hotéis que o Estado autorizou. São eles:

Hotel NH City, Bolivar 160.

Hotel NH Collection Lancaster, Av. Cordoba 405.

Hotel CH Le Petit, Esmeralda 933.

Hotel Casasur, Costa Rica 6032.

Hotel Park Silver, Cerrito 330.

Hotel Solis 666, Solis 666.

Hotel Sheraton, San Martin 1225.

Hotel Design Suites, Tacuarí 243.

Hotel Regente, Suipacha 964.

Hotel El Conquistador, Suipacha 948.

Hotel Urban Suites, Junín 1727.

Hotel Abasto, Av. Corrientes 3190.

Palladio Hotel Buenos Aires, Av. Callao 924.

Hilton Buenos Aires

Boca by design

Intercontinental Buenos Aires

O2 Hotel

Buenos Aires Park Tower

Buenos Aires Scala Hotel

Awwa Suites

Loi Suites Recoleta

Loi Esmeralda

Novotel

Embajador

A charmosa Buenos Aires

Buenos Aires detém o posto de segunda área urbana mais populosa da América do Sul (fica atrás somente da cidade de São Paulo). Por ser um centro urbano tão agitado, a cidade sofre das mazelas de uma metrópole. Por outro lado, oferece tudo o que se espera de uma cidade grande. 

Por ter sido povoada por imigrantes italianos, ingleses e judeus russos, Buenos Aires tem um ar de cidade européia, com arquitetura charmosa, pontos turísticos interessantes, parques e uma vasta lista de entretenimento noturno. Uma cidade que se reinventa constantemente. Ou seja, você se apaixona novamente a cada visita.

Veja abaixo alguns passeios interessantes:

Puerto Madero

Puerto Madero está entre os passeios mais bem avaliados pelos turistas. O que antes era um porto obsoleto se transformou em um complexo gastronômico após uma bela reforma em 1990. 

Caminhe pela orla ao entardecer, tome um sorvete enquanto aprecia a bela vista e conheça um pouco mais da história da capital argentina. Aproveite a visita para fazer algumas fotos na Puente de la Mujer e conheça ainda a Fragata Sarmiento, que hoje funciona como museu.

Jardim Japonês

Inaugurado na década de 60 no bairro de Palermo pela comunidade japonesa de Buenos Aires, o Jardim Japonês é um passeio ótimo para famílias e pessoas que gostam de jardinagem. Os viveiros contam com espécies como bonsais, azaleias e orquídeas.

Além do passeio agradável, é possível comer no restaurante, acessar a sala de leitura e conhecer um pouco mais da cultura oriental no Salão Tóquio. 

Cemitério de Recoleta

Considerado como o cemitério mais turístico do mundo. É nele que estão os restos mortais de personalidades argentinas como Evita Perón, cujo túmulo está sempre repleto de flores e homenagens. Alguns dos túmulos são verdadeiros monumentos nacionais. A experiência fica bem mais rica por meio da visita guiada, onde é possível visitar as sepulturas mais importantes.

Museu de Belas Artes

Ainda no bairro Recoleta, o Belas Artes é o primeiro museu na Argentina autorizado a abrir suas portas. As visitas devem ser agendadas, seguindo um rigoroso sistema de higiene. O museu reabre com várias medidas para impedir aglomerações com visitas por grupo familiar ou até mesmo individual. O horário de visitação também foi ampliado, agora segue das 10h às 20h, todos os dias da semana.

Rosedal de Palermo

Imagine um lugar com cerca de 3,5 hectares de área coberta por mais de 18 mil rosas, um lago com uma ponte grega, anfiteatro, um jardim de poetas com bustos de personagens famosos como Dante Alighieri e William Shakespeare… Eis o Rosedal de Palermo, que fica dentro do Parque 3 de Febrero.

San Telmo

Para contrastar com o lado moderno de Buenos Aires, um passeio pelas ruas antigas do bairro San Telmo pode revelar nuances decadentes e charmosas da história da Argentina. A atmosfera nostálgica convida os visitantes a sentar em um dos cafés, caminhar para observar os casarões ou mesmo parar em uma lojinha de antiguidade para levar um souvenir de viagem.

Caminito

As cores são a marca registrada deste que é um dos pontos mais icônicos de Buenos Aires. Janelas e paredes cheias de cores compõem o Caminito, uma espécie de rua que é museu a céu aberto ao mesmo tempo. Repleto de restaurantes, lojinhas de lembranças e ateliês de artesãos locais. A dica é procurar visitar o local em dia de semana para evitar a aglomeração que se forma no espaço durante o final de semana.

Dicas úteis

  • Bares e Cafés funcionam somente até 1h da manhã. É permitido se sentar somente em mesas nas calçadas. 
  • Aglomeração de mais de dez pessoas não é permitido.
  • É preciso usar máscaras nos estabelecimentos.
  • Shopping Centers funcionam das 12h às 20h.
  • Somente hotéis autorizados pelo governo poderão receber turistas estrangeiros (no meu site você confere a lista completa)

Agora a última dica: se você tem interesse em viajar para Buenos Aires nas próximas semanas é bom correr, pois a compra de passagem aérea para a capital portenha está a todo o vapor. Lembre-se ainda de seguir todas as medidas de segurança e higiene, tá bem?

Compartilhe:

Deixe uma resposta

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.