Melhores passeios e gastronomia em Granada, Espanha

Categorias:

Europa
Compartilhe:

A Espanha é um país encantador. Indo para além de Madri e Barcelona, logo ao sul, encontramos a região de Andaluzia. Sua cultura única, que remete à dominação moura, além de elementos judeus e ciganos que faz com que essa localidade tenha particularidades próprias.

Este post faz parte de uma série de textos sobre os roteiros na região de Andaluzia. Começamos pelas cidades de Córdoba e Sevilha, onde explico um pouco sobre os melhores passeios e os lugares mais legais para fazer as refeições.

Veja também

O que fazer em Córdoba, Espanha
O que fazer em Sevilha, Espanha

Turismo em Granada

Granada disputa fortemente com a cidade de Sevilha o título de localidade mais bonita de Andaluzia. Com cerca de 250 mil habitantes, Granada tem grandes influências dos Mouros em sua estrutura, talvez até bem mais que as demais cidades do nosso roteiro.

Alhambra de Granada

A grande atração de Granada é a Alhambra. Aliás, Alhambra é uma das grandes atrações da Espanha como um todo. Não, não é exagero. Trata-se de um complexo fortificado que inclui um jardim belíssimo, palácios e um forte. Para chegar até lá, pegue um ônibus municipal no centro de Granada, mais precisamente ao lado da Plaza Isabel la Católica.

A arquitetura da Alhambra remete à cultura árabe miscigenada aos traços cristãos. Por dentro do seu terreno passa o rio Darro, que abastece toda sua extensão, incluindo as fontes, lagos, canais e espelhos d’água. O lugar todo é super agradável e você vai precisar de algumas horas para poder apreciar a visita da melhor forma.

Vale lembrar que para conhecer Alhambra, você precisa comprar a entrada. Existe um número limitado de visitantes por dia e como o lugar é super requisitado, compre sua entrada com antecedência.

Bairro de Albaicín

O bairro mouro de Granada. Albaicín está localizado em uma colina que garante uma visão privilegiada da Alhambra. As ruas do bairro são muito agradáveis, com construções muçulmanas, ruelas estreitas, casinhas brancas, jardins e pátios (bem ao estilo dos pátios de Sevilha).

Mirador de San Nicolas

Localizado dentro de Albaicín. Um ponto para contemplação que oferece uma linda vista para Granada e Alhambra. O mirador San Nicolas é uma pracinha em um dos pontos mais altos do bairro. Vale até fazer esse passeio à noite para apreciar a iluminação da construção.

Além da vista incrível, aproveite para assistir aos artistas locais que utilizam a praça para fazer apresentações como dança flamenca.

Alcaicería

Uma espécie de portal em arco é a entrada de um conjunto de ruelas estreitas com uma variedade de artesanato. Lugar perfeito para comprar souvenires típicos da Espanha e também aqueles itens das lojas marroquinas, como artesanato árabe, tapetes, artefatos de madeira, couro. Enfim, a Alcaicería é praticamente um centro comercial árabe em meio à Espanha.

Carrera del Darro

Uma rua super agradável às margens do rio Darro e segundo os moradores de Granada, é a rua mais bonita da cidade. A Carrera del Darro foi toda feita de pontes de pedra do século XVI. As casinhas com design mouro dão um tom mais nostálgico e para completar, uma vista linda para a Alhambra. Aproveite os restaurantes ao longo da via, são incríveis. Vale lembrar que na rua só transitam pedestres!

Bairro de Sacromonte

Lá no começo do texto contei que Granada tinha um pouco da cultura cigana. É no bairro Sacromonte que dá para perceber uma forte influência dos ciganos que vivem na cidade. Este bairro é repleto de grutas, que serviam como abrigo do povo que foi expulso de seus lares na época da conquista muçulmana e judia, unindo-se ao povo cigano que ali vivia. O resultado disso é um espaço super diferente, porém delicioso de conhecer. 

Onde comer em Granada

Quando a gente fala em gastronomia na Espanha, as famosas tapas estão sempre entre as comidinhas citadas. Mas afinal o que são tapas? Basicamente um petisco, cada restaurante ou bar tem a sua própria maneira de criar e servir as tapas. Geralmente elas levam em sua composição ingredientes como presunto cru, batatas, polvo, azeitona, chorizo espanhol, pimentão e cebolas em conserva, pão com molho de tomate, anchovas, etc.

O que fazer em Granada - Tapas - Julia Maiorana

Existe uma teoria que diz que o termo “tapas” surgiu porque os garçons antigamente tinham costume de cobrir as bebidas servidas com um pires, para “tapar” o copo do ataque das moscas. Inclusive na região é bem comum a gente ouvir expressões como “salir de tapas” para se referir ao ato de beber álcool e comer petiscos.

Em Granada essa tradição é tão forte que já virou uma cultura receber tapas como cortesia quando a gente pede algo para comer ou beber na maioria dos estabelecimentos. Então não estranhe se servirem tapas em todos os lugares que você sentar para tomar um vinho ou uma cervejinha.

Mas, vamos ao que interessa? Confira onde comer em Granada!

Calle de las Teterías

A Calle de la Caldería Nueva é atualmente mais conhecida como a “Calle de las Teterías”. Localizada no bairro de Albacín, em uma das zonas mais tradicionais da cidade.  As teterías são as famosas casas de chás árabes, muito comum em países como o Marrocos (povo que dominou a cidade durante um bom tempo e acabou deixando esse hábito se perpetuar em Granada). Imagina uma rua repleta de casas de chá? Assim que é esta rua. Maravilhoso, não?

Antigua Bodega Castañeda 

Com mais de 100 anos de existência, a Bodega Castañeda  é um estabelecimento muito típico da região. Uma atmosfera rústica, pratos caseiros e toda a tradição fazem com que o lugar seja um dos preferidos pelos granadinos.

Endereço: Calle Almireceros, 1, 3, 18010 Granada, Espanha

Restaurante Arrayanes 

Com uma cidade que respira a cultura árabe, não é difícil encontrar restaurantes especialistas nesse tipo de culinária. Este é o caso do restaurante Arraynes. O mais legal é que além dos sabores maravilhosos, o espaço é um convite para entrar totalmente na cultura árabe.

Endereço: Cuesta de Marañas, 7, 18010 Granada, Espanha

 

 

Espero que você tenha gostado das dicas. Eu amo a região de Andaluzia. Se quiser receber todos os posts de Andaluzia e outros destinos, assine a newsletter. Ah, precisando de ajuda com seu roteiro, me chama que eu terei o maior prazer em ajudar 😉

 

 

Tags:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.