A Romênia que o Drácula não mostra

Categorias:

Destinos,Europa
Compartilhe:

A Romênia é um país localizado na Europa que provavelmente você já ouviu falar por três motivos: é o país de origem da ginasta Nádia Comanova, do jogador de futebol Gheorghe Hagi… e nas histórias do Conde Drácula. Sim, pois na verdade a Transilvânia é uma região que pertence à Romênia. 

O que fazer na Romênia - Livro Drácula - Julia Maiorana

Os contos que tem a Transilvânia como cenário realmente chamam a atenção e existe uma infinidade de atividades para quem gosta do mundo dos vampiros, como passeios em castelos e outras paisagens sombrias. Mas a Transilvânia é somente uma parte da Romênia.

Por isso que hoje eu vou te contar a Romênia que o Drácula não mostra. Um prato cheio para quem gosta de arte, História e tradição cultural. Mas e ai, o que fazer na Romênia? Confira a seguir alguns motivos para se apaixonar por este país. 

O que fazer na Romênia - Ruas de Bucareste - Julia Maiorana

Cidades para conhecer

Bucareste

o-que-fazer-na-romenia-bucareste-julia-maiorana

Carinhosamente apelidada de “Pequena Paris”, a cidade de Bucareste é a capital da Romênia. Com fortes influências francesas e com um ar jovial. Em Bucareste é possível experimentar o contraste entre o clássico e o moderno. A cidade preserva muitos prédios históricos, que se misturam à rotina moderna da capital.

Para apreciar melhor o clima da cidade, opte por se hospedar na região central e conhecer os pontos turísticos a pé.

Bucareste tem uma vida noturna forte, que pode se comparar ao agito de cidades como Praga e Budapeste. Para quem prefere passeios diurnos, vale ficar por dentro das excursões guiadas para percorrer alguns dos pontos turísticos da cidade.

Alguns pontos turísticos são:

Arco do Triunfo de Bucareste: A pequena Paris tem seu próprio Arco do Triunfo, localizado na região central.

o-que-fazer-na-romenia-arco-do-triunfo-bucareste-julia-maiorana

Parc Herastrau: Um dos parques mais visitados da cidade, é um local tranquilo para curtir a natureza.

o-que-fazer-na-romenia-parc-herastrau-julia-maiorana

Palácio do Parlamento: Segundo maior edifício administrativo do mundo, que apesar de belo guarda uma história que inclui o despejo de vários moradores das suas casas e destruição de prédios históricos.

o-que-fazer-na-romenia-palacio-do-parlamento-julia-maiorana

Calea Victoriei: Uma das avenidas mais badaladas da cidade, com diversos bares e boates ao longo de sua extensão.

o-que-fazer-na-romenia-calea-victoriei-bucareste-julia-maiorana

Sibiu

o-que-fazer-na-romenia-sibiu-julia-maiorana

Localizada 275 quilômetros ao norte de Bucareste, a cidade de Sibiu é considerada como o centro cultural da Romênia. Por lá você encontra diversos festivais de música, teatro e dança, principalmente durante a primavera. Sibiu é dividida em duas partes, a parte alta e a baixa.

Principais atrações turísticas

Piata Mare: Seu ponto principal é a praça maior (Piata Mare), com várias atrações de rua e uma arquitetura barroca com toques de art noveau. Perto dela é possível conhecer outras atrações, como a igreja Jesuíta.

o-que-fazer-na-romenia-piata-mare-julia-maiorana

Ponte da Mentira: Uma ponte de ferro que liga as ruas Mica e Huet. Aposte nas fotos com os prédios históricos de Sibiu ao fundo para compor o cenário.

o-que-fazer-na-romenia-ponte-da-mentira-julia-maiorana

Piata Mica: Outra praça ótima para tirar fotos, o local conta com casas típicas da região.

o-que-fazer-na-romenia-piata-mica-julia-maiorana

Catedral Evangélica de Sibiu: Uma das principais construções da cidade. Cobra-se entrada para conhecer o prédio.

o-que-fazer-na-romenia-catedral-evangelica-sibiu-julia-maiorana

Passaporte e Visto

O país não é considerado perigoso, brasileiros não precisam de visto para fazer turismo pela Romênia por até 90 dias. Mas haverá checagem de passaporte na entrada e saída do país.

Moeda e Idioma

A moeda oficial da Romênia se chama “Lei”. Como a Romênia faz parte da União Européia, é bem comum que aceitem o Euro, porém geralmente a conversão é feita acima dos valores praticados em casas de câmbio.

Já o idioma falado por lá é o Romeno, mas dá para se comunicar tranquilamente pelo inglês.

Gastronomia

O que fazer na Romênia - gastronomia - Julia Maiorana

Existe uma lenda de que a comida romena é deliciosa, mas você só terá a certeza quando provar os pratos típicos. Para começar, a culinária da Romênia é resultado de um mix de vários povos que já passaram pela região, como gregos, turcos, alemães e britânicos.

Lógico que existem as opções para veganos e vegetarianos, mas adianto que grande parte dos pratos são feitos com carnes e laticínios. As opções de alimentação são bem fartas. Veja alguns quitutes para não deixar de fora da sua viagem:

Comida de rua

O que fazer na Romênia - shoarma - Julia Maiorana

A começar pelas mini padarias espalhadas por todo canto, que são opções gostosas e baratas para se alimentar. Aposte no covrigi (uma espécie de pretzel) e pães recheados. Outro prato de rua bastante popular é linguicinha frita e shoarma (swarma), um lanche rápido feito com carne ou falafel, salada e molhos.

Queijos

O que fazer na Romênia - Cașcaval Pane - Julia Maiorana

Queijo romeno é uma delícia. O mais popular se chama Telemea, que é feito de leite de cabra, vaca ou búfala. Nos restaurantes ele é servido como entrada e existe uma variedade de queijos desse tipo. Vá provando e escolhendo o seu tipo preferido. Pode apostar também na Smântână, que é um tipo de sopa com aspecto de coalhada feita com o queijo Telemea.

Outra entrada interessante é o Cașcaval Pane, que lembra bastante o provolone a milanesa servido no Brasil.

Sarmale cu Mamaliga

o-que-fazer-na-romenia-sarmale-cu-mamaliga-julia-maiorana

Um prato que é a cara da Romênia. O charutinho é de folha de repolho e o recheio é de carne de porco, junto com uma polenta que é um pouco diferente da que comemos no Brasil.

Mittiei

o-que-fazer-na-romenia-mitiei-julia-maiorana

Um tipo de linguiça feita de carne moída com especiarias, que faz parte do cardápio dos romenos. É linguiça, mas também lembra o sabor da kafka. Geralmente é servido com pão e polenta, salada ou batata.

 

Agora que você já sabe o que fazer na Romênia, vale lembrar que o país não faz parte do circuito tradicional de turismo da Europa e por conta disso os custos para visitar o país são bem mais em conta do que em outras regiões. Animou? Se precisar de um roteiro personalizado, conta comigo! 😉 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.