O surpreendente Réveillon em Cartagena, na Colômbia

Categorias:

América do Sul,Destinos,Entretenimento,Experiências
Compartilhe:

Sempre tive um pouco de trauma de Réveillons. Geralmente, as pessoas colocam uma expectativa enorme na “virada do ano” e nem sempre acontece como a gente espera. Eu era dessas pessoas frustradas. Ficava com o pé atrás toda vez que chegava o fim do ano.

Mas aí, em 2015, fui para o Réveillon em Trancoso  (contei tudo aqui no blog) e a experiência superou as expectativas. Foi maravilhoso. Já em 2016, tive um segundo semestre bem turbulento e não tinha nada em mente. O único mantra era: “não vou passar a virada na minha cidade”. 

Por sorte, uma das minhas amigas estava planejando uma viagem para a Colômbia. Ela fez o convite para algumas companheiras de viagens. Eu, claro, aceitei. Estava feliz por conhecer um país novo (era a primeira vez que ia à Colômbia), mas não esperava muita coisa do Réveillon em Cartagena.

Hoje agradeço a ela imensamente por ter me convidado para essa viagem. Fiquei apaixonada pela Colômbia, principalmente por Cartagena e San Andrés, lugares ótimos para aproveitar as folgas de fim de ano. Hoje posso dizer que esse é o meu país favorito da América Latina.

Veja também: Roteiro em San Andrés

Réveillon em Cartagena - Viagem com amigas - Julia Maiorana

O ano de 2017 nem tinha começado e nós já estávamos apaixonadas por ele.

Cartagena

Considerada a joia do Caribe colombiano, Cartagena foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1984. Ou seja, se prepare para caminhar entre ruas com arquitetura colonial, moderna e republicana. Muito mais que isso, a cidade encanta por paisagens lindíssimas, praias exuberantes e uma diversidade gastronômica de dar água na boca!

Réveillon em Cartagena - Patrimônio da Unesco - Julia Maiorana

Apesar de ser pequena, Cartagena cresceu bastante nos últimos anos, mostrando grande potencial turístico. A cidade tem dois contrastes muito bonitos que é a parte mais moderna da cidade e outra voltada para o lado histórico. É lindo. Cidade charmosa, casinhas coloridas com arquitetura colonial, restaurantes e claro, comida deliciosa, praças, igrejas, bares e hotéis boutiques.

Para ser bem sincera, a praia de Cartagena não é muito boa, mas você pode alugar lancha e visitar praias lindíssimas. Mas ok, tudo o que interessa em Cartagena fica no centro histórico, dentro das muralhas. Por isso, a boa é hospedar-se ali.

Não à toa, muitos brasileiros têm escolhido passar o Réveillon por lá, já que a infraestrutura de Cartagena não deixa nada a desejar. Ela é bem completa com todos os tipos de hotéis, bares, restaurantes e festas! 

Por que ir para Cartagena?

Os colombianos são receptivos, calorosos e muito atenciosos com os turistas. Somado a isso, durante a festa de fim de ano você verá um clima todo especial na cidade: muitos moradores locais unem a família, amigos e fazem uma verdadeira festa nas calçadas em frente às suas casas. E espere encontrar muitos estrangeiros, que chegam dos mais variados países em busca de um dos réveillons mais calorosos do mundo.

Ah, não se surpreenda se de repente esbarrar com algum famoso, modelo ou casais hypados do momento, saiba que Cartagena caiu no gosto deles também!

Onde ficar

Cartagena tem um complexo hoteleiro com opções que cabem em todos os bolsos. É só  escolher onde quer ficar entre hotéis, hostels ou apartamentos oferecidos pelo site AirBnb.

Da dúvida entre qual a região se hospedar, vale optar por:

Bocagrande

Com uma estrutura mais moderna, você encontra os hotéis com a melhor infraestrutura da região. Outra vantagem é que lá fica próximo das praias e lojinhas ótimas de grifes famosas.

réveillon em Cartagena - Bocagrande - Julia Maiorana

Cidade Amuralhada

É a parte mais antiga da cidade. O cenário é composto por muitos pontos turísticos e os restaurantes mais interessantes. Aqui, você não precisa de transporte, pois tudo é perto e seguro. Nós ficamos aqui e não trocaria por nada.

Réveillon em Cartagena - Cidade Amuralhada - Julia Maiorana

O que esperar do Réveillon

Cartagena é uma cidade histórica, linda e encantadora. Mas não pense que você vai achar festas ultra megas estruturadas de ano novo como temos no Brasil. Não! É bem diferente e cultural.

Assim como nós brasileiros, os colombianos também têm tradição de entrar o ano novo vestidos de branco. Para a virada, existem inúmeras festas espalhadas em todos os cantos da cidade. As mais populares ficam nas ruas mesmo e atraem naturalmente milhares de pessoas.

Réveillon em Cartagena - Com os Amigos - Julia Maiorana - 3

Tem muita festa sim, de todos os tipos, para todas as idades, em todos os lugares da cidade, acompanhado por quem você estiver. A cidade inteira fica uma festa só. Tem música para todos os gostos e estilos, mas com certeza você vai ouvir bastante reggaeton

Réveillon em Cartagena - Ruas - Julia Maiorana

Cena comum no Réveillon de Cartagena: Os locais reunidos no meio das ruas para esperar a chegada no ano novo.

Lá, as ruas e praças da cidade amuralhada são tomadas por música ao vivo e fogos de artifício. Os restaurantes distribuem mesas coletivas nas calçadas e montam menus especiais para a ceia e, depois da meia-noite, há festa por todo lado.

Na noite da virada, estava eu, minhas amigas e um grupo de amigos. Nós compramos a ceia em um restaurante para fazer a virada e depois tínhamos ingressos para uma festa. O espaço da festa não era grande e estava cheio, porém percebemos que lá fora estava mais animado, as chamadas festas de rua. 

Colocamos nossa pulseirinha e fizemos dessa festa um apoio, onde íamos ao banheiro e pegar bebida, já que era open bar e aproveitamos as festas de rua, que estavam muito mais animadas. E se a música não estivesse boa, caminhávamos mais um pouquinho até “outra” festa e assim ia.

Os moradores também montam a sua ceia na rua, juntando família e amigos. Às vezes, fazendo sua própria estrutura de festa com Open Bar, DJ e banda. Os hotéis e albergues também fazem suas festas. Nos hotéis, as festas são mais chiques e tradicionais. Já as ruas ficam cheias de turistas de todas as partes do planeta, misturados com os locais sentados pelas ruas, bebendo, conversando, se entendendo, uma harmonia contagiante. Incrível!

Réveillon em Cartagena - Com os Amigos - Julia Maiorana 1

Agora, se você quer ir a uma festa do tipo virada de ano, vale conferir as mais badaladas:

Mister Babila

É uma das boates mais frequentadas de Cartagena e tem como ponto alto a música caribenha.

Réveillon em Cartagena - Mister Babilla - Julia Maiorana

Hotel Santa Clara

Eles oferecem uma festa bem grandiosa de Réveillon, porém é mais no estilo como conhecemos, sem grandes surpresas.

Réveillon em Cartagena - Hotel Santa Clara - Julia Maiorana

Café del Mar

Super tradicional e citado por vários turistas que visitam Cartagena em qualquer época do ano. Eles oferecem uma festa animada para o fim de ano e ainda tem uma vista espetacular do pôr do sol. Dá para chegar cedinho e se despedir do último dia do ano por lá.

Réveillon em Cartagena - Cafe del Mar - Julia Maiorana

 

#DiquinhadaJu: Se você se encantou e pretende passar o Réveillon em Cartagena, saiba que para brasileiros o visto não é necessário, e nem passaporte. É só levar um RG em bom estado. Mas, se você fizer a escala no Panamá ou em outro país, vale pesquisar se é preciso o documento nesses lugares.

E foi assim que perdi meu trauma de Réveillon. Ainda bem, né? Essa viagem foi revigorante. Quer mais dicas de viagens? Inscreva-se na minha newsletter 😉

Tags:
Compartilhe:

46 thoughts on “O surpreendente Réveillon em Cartagena, na Colômbia”

  1. Maria disse:

    Boa noite! Qual foi o restaurante que vcs reservaram a mesa ?? Gostou da comida pra ceia ? Irei passar o réveillon em Cartagena este ano !!! Quero dicas !

    1. Julia Maiorana disse:

      OI Mari!! Me desculpa a demora. Reservamos em um restaurante chamado Cuba 1940 e o menu era fechado. Estava ok. Lá, todos os restaurantes ficam abertos e tem menus especiais. Já leu o post sobre os melhores restaurantes de lá? Quanto ao reveillon e à cidade, você vai amar. Beijos!

  2. Raphael Colasanto Olmos disse:

    Olá Julia,

    Estou pensando em pegar o reveillon de Cartagena esse ano com um amigo, vc recomenda essa viagem para solteiros?

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Raphael! Sim, recomendo…é nuito animado e cheio de gente bonita. Qualquer coisa me avise. Beijos

  3. Marina Morett disse:

    Oi, Julia!
    Sabe como é o Reveillon em San Andres? To em dúvida se passo a virada na ilha ou em Cartagena.

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Marina!! Acredito que em San andres seja algo pequeno. Apostaria em Cartagena…mais charmoso. Qualquer coisa me avise. Beijinhos

    2. Julia Maiorana disse:

      Oi Marina!! Fiquei encantada com Cartagena e a noite de Reveillon é super animada.

      Beijos

  4. Julia Maiorana disse:

    Oi Aline! Respondi você no direct do insta. Qualquer dúvida me avise. Beijos

  5. Jose Filho disse:

    Olá, Júlia. Td bem? Passarei o Réveillon em Cartagena, com minha namorada. Vc me aconselha ir ao Cuba 1940, na virada? Ou há algum mais interessante?
    Abs.

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi José! Tudo bem e você? Então, eu passei no Cuba. Vou ser sincera, foi legal porque estávamos em uma turma, teve champagne, vários pratos, o dono super simpático e ficamos em uma mesa do lado de fora, o que foi legal na hora da virada, mas a comida foi Ok. Não era nada estupendo. Você já leu o post dos melhores restaurantes? Da uma olhadinha lá.

      Beijos

  6. Ronei Capanema disse:

    Oi Julia, estou com viagem comprada já com hotel com a minha namorada para passar esse reveillon em Cartagena, mas não tenho ideia de festa ou programação pra passar o fim de ano. Mandei e-mail para o site do Café del Mar perguntando sobre a data mas até agora não me responderam. O tempo está passando e ainda não sei onde passar. Queria fazer uma surpresa pra minha amada.
    Poderia me ajudar?

    Obrigado.

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Ronei! Tudo bem?
      O Café Del Mar é ótimo para sunset e drinks.
      Alguns hoteis como o Santa Clara fazem festas mais tradicionais que nem as nossas. Quando fui, reservamos em um restaurante para a Ceia e depois ficamos na rua, que é o tradicional reveillon de Cartagena. É. Uito animado. Reserve um restaurante pra vocês e depois vao curtir as ruas que tem varias festas. Você já leu o post dos restaurantes em Cartagena?
      Qualquer coisa, me avisa. Aproveite e vocês vão amar.
      Beijinhos

  7. Nancy disse:

    Oi Julia!!!
    Estou indo com uma turma, mas na verdade, gostaria de alguma coisa, em alto estilo…teria uma dica???

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Nancy! Você vai passar em Cartagena? Então, indicaria passar a virada na Rua, que é tradicional. Reservem um restaurante e depois se divirtam. Caso vocês queiram algo mais glamouroso, indicaria passar em algum hotel, que tem festas mais parecidas com as nossas. Esses Hoteis são os que tem as melhores festas de hotel: Hotel Charleston Santa Teresa, o Hotel Sofitel Legend Santa Clara e o Hotel Capilla del Mar
      Depois me conta.

      beijos

  8. Larissa disse:

    Julia, qual foi a festa que você comprou??
    No cuba mesmo?

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Larissa!! Não, o Cuba foi só o jantar. A festa confesso que não lembro, não era famosa.

      beijos

  9. Flávia disse:

    Júlia, tudo bem? Estou indo esse ano e estou tendo dificuldades para achar as festas… Você comprou direto lá em Cartagena?

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Flavia!!
      A reserva do restaurante fizemos por telefone e depois email e pagamos no PayPal, mas muitas vendiam na hora.
      beijos

  10. Paulo disse:

    ola Julia,
    estaremos em 8 casais hospedados no Intercontinental e estao oferecendo ceia no restaurante kanuu.
    voce ja ouviu ou tem informacao desta festa (hotel intercontinental) . 16 pessoas e facil achar mesa na rua?
    ate que horas a festa de rua vai?
    obrigado pelas dicas

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Paulo!!
      Acho que sim, você consegue achar algum restaurante, mas sem dúvida precisa reservar.E quanto ao horário vai até de manhã, dependendo do local, casa ou turma tiverem mais animados. beijos,

  11. Neuza Rodrigues Vieira disse:

    Olá Julia! sou Neuza, de Belém. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, adorei o post sobre a Colombia. Eu,Bernardo e Natália vamos passar o reveillon este ano lá e eu entre mil dúvidas do que escolher queria te fazer uma pergunta: Se você fosse de novo pra Cartagena passar o reveillon, que restaurante você reservaria para passar o Ano Novo ?

    1. Julia Maiorana disse:

      OI Neuza! tudo bem com você? Seja sempre bem vinda. Fico muito feliz que tenha gostado do blog,e principalmente do post sobre Cartagena. Posso te falar uma coisa, aquela cidade é apaixonante. Fiquei encantada, uma energia única e diferente. Respondendo a sua pergunta, confesso que reservaria um dos restaurantes que coloquei no post “Onde comer em Cartagena” ( https://www.juliamaiorana.com.br/onde-comer-em-cartagena/ ), dando prioridade para algum restaurante do Hotel Santa Clara, Juan del Mar e Maria, porém eu não sei se todos tem pacotes de jantar na virada. Espero que tenha ajudado. Aproveite bastante. Vocês vão amar. Depois me conta. Beijos, Ju.

  12. Luiza disse:

    Oi Julia, thdo bem?
    Estou planejando conhecer essa região em janeiro 2019, mas irei sozinha.
    Ainda não me decidi sobre passar o ano novo por aqui ou em algum lugar.
    Será que irei aproveitar sozinha o ano novo por lá?
    Adofei sua descrição das festas de rua e estava procurando por algo assim.

    obrigada.

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Luiza!
      Cartagena é encantador e tem muitos jovens. Acredito que você vai se divertir, mesmo sozinha.

      beijos

  13. Carolyne disse:

    Olá Julia, tudo bom?

    Estou indo pra cartagena e queria saber quanto você gasto em peso na viagem +/-. Quero ir pra conhecer varios restaurantes e aproveitar ao maximo.
    Mas não faço ideia quanto tenho que levar
    Obrigada!!

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Carol!! Desculpe a demora, mas te digo uma coisa, você vai amar Cartagena. Quando eu fui, eu visitei San Andres e Cartagena por uns 7 a 8 dias. Eu levei dolar na época, uns 700 a 100 doláres, e deu super certo, até sobrou. Como ficamos em Airbnb, conseguiamos almocar a jantar fora todos os dias com direito a vinho.
      beijos

  14. Raquel Costa disse:

    Boa noite , você poderia me dizer qto custa um jantar na noite do réveillon? Vou passar a virada lá e não tenho ideia se é mto caro ou não.
    Você trocou dólar por peso la ou pagou TD em dólar mesmo ? Obrigada

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Raquel! desculpe pela demora. O pacote do restaurante foi em média de $300 dólares. Levei dólar, mas lá troquei por peso.

      beijos

  15. Lucinea de Oliveira Valverde disse:

    Olá Julia!
    Parabéns Bolg! Eu e meu marido queremos passar o Reveillon em Cartagena ou Bogota para comemorarmos nosso aniversario de casamento. Na sua opinião onde seria mais bacana? indicação também da festa, hotel, restaurante. Pensamos em 08 para conhecer Cartagena, Bogotá e Sam Andrés, é suficiente?
    Obrigada!
    Bjs

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Luci! Obrigada! seja sempre bem vinda.
      Sou suspeita, mas a energia de Cartagena é diferente, o lugar é charmoso, bonito. Apostaria passar em alguma das datas especiais em Cartagena.
      Quanto aos dias, acredito que seja sim…para conhecer e fazer o básico em cada cidade.
      Beijos

  16. Laís Melo disse:

    Julia, boa noite! Tudo Bem?

    Com sua ida para Cartagena no Ano Novo, pode me dizer como funcionam as coisas (passeios) dia 1o? A cidade fecha como aqui no BR?

    Obrigada <3

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Lais! Tudo bem e vc?
      Sim, a cidade fica um pouco parada, mas algumas funcionam sim.

      beijos

      1. Maria Lídia disse:

        Ola, Juliana! Ia fazer exatamente essa pergunta! Vou passar o Ano Novo em Cartagena e queria saber se é fácil arrumar restaurantes para almoçar e locais para passear no dia 01 (eu e meu marido não somos do tipo que fica na rua até às 6h da manhã), então queremos passear de dia… Alguma orientação?

        1. Julia Maiorana disse:

          Oi Maria!
          Sugiro que seja um passeio a pé pelas ruas de Cartagena, sem contar com a entrada pora algum lugar, que possivelmente estará fechado. Alguns restaurantes abrem sim.

          beijos

  17. Adri Barros disse:

    Oi, Ju!
    Que legal seu site!!! Achei incrível e já te add no insta! rs… estou começando a planejar viagenzinhas e Cartagena (depois de ler seu post) foi a bola da vez pro Reveillon. 😀
    Estou com a programação para ir em 27/12 à 05/01. Vc acha que é um período muito longo? Teria várias coisinhas pra fazer nestes dias, além do reveillon? Beijo!

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Adri! Vamos falando por email. beijos

  18. Mozart Martins disse:

    Oi Júlia!
    Estou pensando em ir com minha esposa para Colômbia, o que vc sujere para um local com jantar incluso, sem mesa compartilhada, animação, mas moderada?
    Sem dizer um hotel legal para ficarmos?
    Qual seria sua dica?
    Obrigado Mozart

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Mozart! Vou te enviar um email.

      bjs

  19. Mozart Martins disse:

    Qual hotel vocês ficaram na Cidade Amulharada?

    1. Julia Maiorana disse:

      oi Mozart!

      Ficamos em AirBnB.

  20. Amanda Farias disse:

    Oi Julia, tudo bem? Estou indo pra Cartagena no Ano Novo. Chego dia 27 por lá. Estamos na dúvida se pegamos uma festa com ceia ou um restaurante com ceia e aproveitamos a festa nas ruas, como você recomendou bastante pelas suas respostas. Vi também que você não curtiu muito a comida do restaurante que você reservou pra ceia. Qual você poderia nos recomendar? Aproveitando… poderia nos dar dicas do que não podemos deixar de fazer em Cartagena e San Andrés, por favor? Muito obg. Amanda Farias!

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Amanda! Tudo bem e vc? Obrigada pela sua mensagem.
      Você vai amar Cartagena. É encantador! Quanto a dúvida da noite de Reveillon, imagino que se você comprar uma festa com ceia você vai querer ficar ali dentro, já que pagou e não vai aproveitar na rua. O restaurante que fui era de comida cubana, mas lá tem váaarias outras opções de bons restaurantes. Dá uma olhadinha aqui: https://www.juliamaiorana.com.br/onde-comer-em-cartagena/
      Sobre San Andre tem este post: https://www.juliamaiorana.com.br/roteiro-em-san-andres/ e https://www.juliamaiorana.com.br/onde-comer-em-san-andres/
      Em Cartagena, o que indicaria seria uma passeio de barco pelas ilhas ao redor, curtir o por do sol no Café del Mar. É muito bonito!!

      Beijos

  21. Cassio Oliveira disse:

    Boa noite Julia!!
    Vc parece ser bem simpatica!!!
    Seu post tem um astral muito bom!!!
    Estou ja planejando o ano novo de 2019/2020…. sempre deixo pra ultima hora e nao me dou bem rsrsr
    e sou como vc!! trauma de fim de ano!!!
    Gostaria de saber se la os precos mudam muito por ser fim de ano, digo no quesito das lanchas para as ilhas.
    Gostaria de saber tb se voce foi para as ilhas e se foi tranquilo… se deu para curtir as praias!!!
    Bjoo

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Cassio! Que bom receber sua mensagem. Se você pretende ir para Cartagena, vai! Vale a pena. Os preço aumentam sim, mas mesmo assim ainda fica acessível.

  22. Luma Ferreira disse:

    Olá, Julia! Amei essa matéria sobre o reveillon em Cartagena. Me fez ter muita vontade de ir! Gostaria de saber em qual bairro da Cidade amuralhada você se hospedou. Em qual hotel? Desde já, agradeço!

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Luma! Tudo bem? Cartagena é realmente encantador. Fiquei em AirBnB. Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.