Parques temáticos brasileiros ensaiam reabertura na Pandemia

Categorias:

Brasil,Destinos,Entretenimento,Utilidades
Compartilhe:

Texto publicado originalmente na coluna Bora Ali do Jornal O Liberal

O Brasil ainda figura entre os países com o maior índice de contaminação pelo Covid-19, mas vários setores já ensaiam um retorno às atividades, mesmo que parcialmente. Entre eles estão os parques temáticos, que vislumbram visitas no mês de julho, uma das épocas de maior faturamento do setor.

A reabertura dos parques temáticos brasileiros está alinhada à retomada de atividade pelos parques de outros países. Vale frisar que mesmo no exterior, a abertura dos parques temáticos tem causado diversas críticas.

Os parques ao redor do mundo

Ásia

No Japão, por exemplo, Disneyland e DisneySea de Tóquio retomaram as atividades em 01 de julho, após quatro meses fechado.

Por outro lado, o parque temático “Super Nintendo World”, uma extensão do Universal Studios em Osaka, no Japão, anunciou que não tem data para reabrir. 

Estados Unidos

Em Orlando (EUA), a Walt Disney World já anuncia a abertura gradativa dos parques. Os parques Magic Kingdom e Animal Kingdom estão previstos para reabertura em 11 de julho.

Já o Epcot e Hollywood Studios está agendado para reabrir em 15 de julho. A Universal Studios de Orlando reabriu gradativamente desde o dia 02 de junho. 

Europa

Com a pandemia parcialmente controlada em algumas regiões da Europa, alguns dos parques já abriram totalmente. É o caso do Europa Park, Phantasialand (ambos na Alemanha),  Walibi e Efteling (Holanda).

Em países como França, Espanha e Portugal alguns parques começaram a abrir em meados de junho e seguem em abertura gradativa neste início de julho

O que esperar das reaberturas no Brasil

Espera-se que entre as medidas adotadas pelos parques temáticos brasileiros esteja a diminuição da lotação das atrações, entre outras ações que permitam o distanciamento entre as famílias visitantes.

Limpeza intensificada de materiais, estações de álcool em gel espalhadas por todo o ambiente, checagem de temperatura na entrada dos estabelecimentos, além da utilização de máscara estão entre as ações básicas esperadas.

Outra medida aguardada é que a tecnologia seja aliada, evitando contato dos visitantes com os colaboradores e até mesmo a exposição do público a situações de aglomerações, por meio de pulseirinhas ou cartões inteligentes que facilitem a circulação dos visitantes.

Na prática, não sabemos qual a eficácia desses procedimentos na prevenção do coronavírus. A grande verdade é que as experiências de visitar um parque temático será bem diferente. 

Beto Carrero

O primeiro parque brasileiro a reabrir foi o Beto Carrero World, localizado em Penha (SC) em meados de junho. O parque conseguiu autorização da Secretaria de Saúde de Santa Catarina para voltar a funcionar depois de três meses fechada. 

Após a reabertura, várias fotos de pessoas sem máscaras e aparentemente sem respeitar o distanciamento social foram registradas. A empresa se defende afirmando que adotou regras rígidas, limitou o público em menos de 30% da capacidade e o ângulo das fotos viralizadas nas redes sociais desfavoreceu a real situação do local.

Hopi Hari

Fechado desde o dia 20 de março, o famoso parque paulistano Hopi Hari chegou a anunciar em junho que faria uma reabertura VIP em 27 de junho e reabriria oficialmente no dia 04 de julho. Porém, com o aumento de casos de Covid-19 na região de Campinas, o parque precisou voltar atrás e até o fechamento deste artigo estava sem data para fazer a reabertura. 

Snowland

Em Gramado (RS), o Snowland reabriu no último dia 25. Importante lembrar que esta é a segunda tentativa de reabertura do parque, que chegou a funcionar entre os dias 10 a 12 de junho, mas fechou porque a curva de crescimento do vírus na Serra Gaúcha havia atingido níveis altos. Mas, com as ações de isolamento e prevenção, o quadro na região melhorou.

Entre as medidas adotadas pelo parque está a ampliação do horário de funcionamento nas sextas e sábados de julho, das 9h às 20h, que são os dias de maior pico, para evitar a aglomeração de pessoas.

Segundo a assessoria do parque, mais de 50 medidas foram implementadas para proteger a saúde dos clientes e colaboradores do local. Entre elas, a lavagem e desinfecção extrema das roupas e acessórios que o parque empresta aos visitantes. 

Beach Park

Os executivos do Beach Park, no Ceará, decidiram na última semana que o parque abrirá as portas no dia 20 de julho. Uma série de medidas devem mudar a experiência e o jeito de interagir com as atrações como medidas de prevenção. 

Em entrevista ao site Panrotas, Murilo Pascoal (CEO do Beach Park) informou que o espaço fará atendimento com capacidade reduzida para ampliar por cerca de 2 metros a distância das pessoas nas filas do parque. Duas atrações de realidade virtual do Beach Park permanecem de portas fechadas.

Hot Park

Com abertura marcada para o dia 07 de agosto, o executivo Oliver Krause informou que entre as medidas adotadas pelo Hot Park (localizado em Rio Quente – GO) está a diminuição da capacidade de todas as atrações.

Quem quiser dar uma relaxada na Praia do Cerrado, por exemplo, vai precisar fazer agendamento para evitar aglomeração e garantir seu lugar ao sol. Ao reabrir, o único espaço que ainda não irá funcionar é a academia. 

Rio Quente Resorts

Também localizado em Caldas Novas (GO), o complexo de hotéis Rio Quente Resorts antecipou sua reabertura para o dia 09 de julho inicialmente somente para os hóspedes dos hotéis da rede. Considerado como o maior complexo de águas termais da América do Sul, o espaço conta ainda com um parque aquático e pretende reabrir com 65% da sua lotação máxima. 

Você encara? 

As medidas de higiene redobrada são para prevenir a propagação do vírus, porém, não é garantia de nada. De qualquer forma, caso seja do seu interesse aproveitar o mês de julho e agosto para se divertir com sua família em qualquer um dos parques temáticos brasileiros, mantenha todas as medidas de proteção pessoal. Não pode descuidar mesmo em momentos de descanso e lazer, viu? 

Caso ainda não esteja seguro com as medidas, vale a pena esperar mais um pouco e aguardar até que a pandemia esteja de fato controlada. 

Veja também

Melhores hotéis do mundo nos Parques da Disney

Parques de diversão para levar a criançada

Melhores parques brasileiros para levar a criançada


Para mais informações sobre viagem e parques temáticos brasileiros, acesse meu site em: www.juliamaiorana.com.br e assine a newsletter para receber todos os conteúdos que publico por lá. Beijos!

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.