Réveillon em Trancoso

Categorias:

Brasil,Destinos
Compartilhe:

Confesso que quando vou falar sobre Trancoso, me faltam palavras e adjetivos que possam expressar a sensação e sentimentos desse pedacinho da Bahia.

reveillon_em_trancoso-julia_maiorana-2

Ano passado estava decidida que passaria a virada no Brasil. Fazia tempo que não ia à Bahia, então escolhi Trancoso como destino. De fato, me surpreendi, o lugar é lindo, encantador, comida gostosa, serviço mediano, paisagem paradisíaca, mas nada se compara a energia daquele lugar. Inexplicável.

Pessoas do Brasil todo na mesma vibração. Turmas jovens, casais, famílias, adolescentes e crianças, esses eram as personagens. Como um lugar tão pitoresco, conseguia ter atrações para todos? Mas tem. Tem passeios, resorts, festas, MUITAS festas, clubes de praias, passeios de barco, restaurantes, bares, igreja e lojas.

Há também quem se hospede em Porto Seguro e vai para lá como um passeio. Minha sugestão é se hospedar em Trancoso mesmo. Já postei algumas opções de locais na vila, na praia e no próprio Quadrado.

Nesse período, a maioria dos hotéis e pousadas não aceitam reservas para menos de 7 dias. Eles fazem pacotes fechados para esta época, já que a procura é muito grande, e o preço vai lá para cima.

Conseguimos uma pousada chamada Recanto do Sol, simples, porém super agradável, limpa e familiar. A maioria das pousadas de Trancoso têm poucos quartos, então os hóspedes acabam virando uma família naqueles 7 dias. Ela estava localizada a 800 metros do Quadrado, o que foi ótimo, pois não precisamos alugar carro. Íamos a pé para todos os lugares ou pegávamos táxi, que cobravam R$30 reais para qualquer lugar, pois lá eles não usam taxímetro.

reveillon_em_trancoso-julia_maiorana-3

O centro de Trancoso é o Quadrado. É lá que tudo funciona. Tem feirinhas, bares, lojas, a famosa Igreja do Quadrado, restaurantes e alguns hotéis. A vila serve muitas vezes como ponto de encontro e a tarde o movimento aumenta. Na verdade, as lojas só abrem a partir de 16:00, assim como a maioria dos estabelecimentos. Por sinal, tem cada artesanato lindo. Vale a pena comprar lembrancinhas por lá!

Se você quer mais animação e agito, sem dúvidas, lá acontece as melhores festas. São várias empresas, a maioria de São Paulo, responsáveis pela organização, muitas festas já até famosas. Os ingressos costumam acabar muito rápido. Muito rápido mesmo. O ideal é chegar com os ingressos comprados.

A agência Haute é que produz as melhores festas de lá. Começando no dia 27, com o Corona Sunsets até a virada de Ano Novo com a festa Réveillon do Taípe, que acontece há 16 anos. Depois, uma pausa para o dia 1º e só acaba dia 2 com a ressaca do Réveillon com show da Banda Eva, que estará de novo este ano.

Se você tiver pique vá em todas. São animadas, música boa, open bar, serviço bom e gente bonita. Eles oferecem os ingressos avulsos ou pacotes. Sugiro comprar pacote, e caso você não vá, pode vender na porta.

Antes de ir para as festas, vá em algum restaurante, já até falei sobre os melhores deles por aqui. Porém, faça reserva antes, a cidade está lotada e se você não tiver uma, corre o grande risco de esperar um bom tempo na fila. Lá tem desde comida baiana, óbvio, até comida sofisticada contemporânea. Alguns restaurantes possuem mesas para a praça ou Quadrado. As pessoas já começam o happy hour e passam para o jantar. O clima é sempre de festa e animação.

reveillon_em_trancoso-julia_maiorana-1

Praias

Durante o dia, você pode curtir as praias da região ou visitar as praias vizinhas. Para conhecer as belas paisagens de Trancoso, o ideal é ir caminhando pela areia e passeando. Em algumas praias tem acesso de carro, mas nem sempre tem lugar para estacionar.

Entre um mergulho e outro você contempla o cenário. A mais próxima da vila é a praia dos Nativos. Comece por lá e vá andando em direção à Arraial d’Ajuda, que você chegará a Rio da Barra, uma praia deserta e calma. Caso você queira sentar, ter um serviço de bar, relaxar e ouvir uma boa música, dê uma paradinha nos clubes de praia que ficam na praia dos Nativos e de Rio Verde. São abertas ao público, mas você paga pelo consumo, claro. Nessa época tem sempre uma festinha ou um evento acontecendo.

Trancoso fica entre Arraial d’Ajuda e a Praia do Espelho. Duas opções bem diferentes, mas cada uma com seu estilo. Arraial é mais badalada, possui uma maior infraestrutura e é super movimentada, tanto de dia quanto a noite. Suas praias tem barracas espalhadas, que são ponto de encontro entre as pessoas que querem aproveitar o dia e praticar algum esporte como o windsurf, por exemplo.

Já a praia do Espelho, o passeio pode ser feito em um dia. Ela é menor e com poucas opções de barracas e pousadas. Sugiro reservar antes, e escolher em qual quer ficar, pois recebe grupos grandes e por ser menor, pode acabar não prestando um bom serviço. Para chegar até lá, combine com algum táxi, são 25 km de Trancoso.

reveillon_em_trancoso-julia_maiorana-4

Praia do Espelho – Bahia

Um pouco mais distante, é considerada uma das mais belas vistas da costa do descobrimento, Caraíva é tombada pelo Patrimônio Histórico, que fica entre o Oceano Atlântico e o rio Caraíva. O local é atraído por turistas e estrangeiros que buscam tranquilidade, privacidade e beleza natural. Lá tem pousadas charmosas, espaços pra camping, belas casas pra alugar, bons restaurantes e o famoso artesanato Pataxó. Toda a tranquilidade do dia se transforma a noite, com bares e músicas ao vivo, festas com música eletrônica e casas de forró pra você dançar até o sol raiar.

reveillon_em_trancoso-julia_maiorana-5

Caraíva – Bahia

Se você vai com um grupo grande e quer passar o Réveillon por lá, alugue uma casa e compre pacote, mas faça com antecedência, pois a região é muito procurada por pessoas do mundo todo. Lá, você precisa de pelo menos dois dias para aproveitar os passeios durante o dia e a noite local.

Vai pra Bahia? Não deixa de separar uns dias para essa região que é muito bonita e vale a pena em qualquer época do ano. Você vai se encantar com Trancoso.

Espero que tenham gostado. Me contem aqui depois.

Beijos!

Compartilhe:

Os comentários estão fechados.

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.