Roteiro em Andaluzia, na Espanha

Categorias:

Europa,Experiências,Roteiros
Compartilhe:

Localizada bem ao sul da Espanha, a região de Andaluzia é ainda um cantinho da Europa que muita gente acaba deixando passar batido. Mas, se você é desses que gostam mesmo de explorar e sair do lugar comum, principalmente quando falamos do típico roteiro Barcelona – Madrid, eis aqui a opção perfeita para uma viagem incrível!

A Andaluzia é multicultural, com uma influência fortíssima de vários povos que habitaram ali muitos anos atrás. Foram os mouros, cristãos e ciganos que deixaram marcas em todas as 4 principais cidades da região: Málaga, Córdoba, Sevilha e Granada. Mas, o que esperar, como chegar, o que fazer, quando ir?

Vem comigo que eu separei todas as informações para você preparar as malas o quanto antes e embarcar nesse roteiro superdiferente e encantador! 😉

A região

Primeira dica: tire alguns dias para percorrer as cidades mais importantes de Andaluzia. Afinal, é tanta história e riquezas que você precisa de um tempinho extra para contemplar e conhecer o máximo que conseguir. A minha sugestão é reservar, mais ou menos, uns 10 a 15 dias para essa aventura, viu?

Bom, há anos atrás, a região de Andaluzia serviu de palco para muitas trocas comerciais entre diversos povos. Com isso, ela ganhou grande destaque na Península Ibérica e se tornou um dos lugares mais procurados e visitados por milhares de pessoas todos os anos — o que influenciou bastante na sua cultura e arquitetura.

Aliás, é preciso falar um pouco sobre a arquitetura de lá: gente, é simplesmente muito linda, cheia de detalhes e você vai passar belas horinhas com a cabeça para o alto, apenas observando maravilhado todas aquelas construções. Uma verdadeira mistura de jardins, palácios e mesquitas, em meio a igrejas católicas e sinagogas.

Melhor época para visitar

Como Andaluzia fica situada na Europa, é bom ter em mente que o inverno acontece entre o fim e comecinho do ano, enquanto o verão é reservado para os meses de junho, julho e agosto. E tem mais: como é uma região bem pertinho do Mediterrâneo, ela é uma das partes mais quentes da Europa. Bom, né?

Isso significa que, durante o verão, por exemplo, você vai encontrar temperaturas de até 40ºC nos dias mais ensolarados! Já no inverno, isso cai bastante, mas nada que faça congelar demais — a não ser nas áreas mais altas, de montanha, onde pode nevar e fazer realmente aquele friozinho que exige um montão de casacos.

Então, a melhor época para visitar realmente acaba sendo entre março e junho ou entre setembro e novembro, que é o comecinho do outono, quando as temperaturas ainda estão bem agradáveis para nós, brasileiros.

Mas, atenção: é sempre bom lembrar que no alto verão, como entre julho e agosto, os europeus viajam muuuuito e o turismo bomba, ou seja, as cidades podem estar lotadas de visitantes. Se der, fuja disso!


Como chegar

A melhor forma de chegar até a região de Andaluzia é indo até Madrid, a cidade relativamente mais perto. Do Brasil, você encontra voos por companhias brasileiras saindo de diversas capitais, ou pode optar por empresas estrangeiras que, muitas vezes, tem voos mais em conta! Pesquise na Iberia, que é uma companhia espanhola.

Dá pra fazer um voo direto saindo de São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, e indo para Madrid. E os precinhos realmente são convidativos. Agora, uma vez lá, acredite, vale a pena alugar um carro. Os transportes públicos para Andaluzia são precários, demoram e não são baratinhos. E, convenhamos, de carro é mais gostoso, né?

O que fazer e visitar

Desembarcando na Espanha, tire o roteiro das malas e ponha o pé na estrada. As 4 cidades de Andaluzia estarão esperando você com aquele mistério que só essa região reserva, hein. E, na sua lista, é bom saber para onde ir. Olha só:

Málaga

Imagine só um céu quase o tempo todo bem azulzinho, sem nuvens e um clima maravilhoso! Essa é Málaga, uma cidade vibrante, com muitos universitários, praias lindíssimas e comida de deixar a gente salivando! A cidade tem mais de 3 mil anos, o que a deixa ainda mais incrível em termos de história, passeios e pontos turísticos.

Não deixe de visitar o Centro Histórico, a Cidade Murada, a Costa del Sol, a Santa Iglesia Basílica de la Encarnación, entre outros lugares lindíssimos. E pra comer? Aproveita a sua ida à praia e almoce no El Tintero, ou tenha uma experiência tipicamente espanhola numa visita a Antigua Casa de Guardia, você vai amar!

Quer mais dicas? Dá só uma olhadinha aqui!

Córdoba

Mais pertinho de Madrid, Córdoba é uma cidade propriamente católica, mas com vários resquícios árabes por todos os cantos. Outro detalhe muito bacana é que a cidade é banhada por um rio, o Guadalquivir, o que ajuda a oferecer um clima um pouquinho mais ameno no verão.

Já os passeios que você não pode deixar de fazer, aqui fica um tanto difícil enumerar, pois são muitas opções bacanas e que vão, com certeza, fazer essa viagem valer a pena. Mas, anote aí alguns pontos altos: a Puente Romano, Alcázar de Los Reys Cristianos, Judería Y Casco Histórico e os Pátios de Córdoba.

É claro que essa lista vai longe, segue mais essas dicas aqui.

Sevilha

Esta é, sem dúvidas, umas das cidades mais lindas do mundo, e não é só eu que digo isso, viu? Sevilha ainda é a 4ª maior cidade da Espanha e atrai muitos turistas do mundo todo! Não à toa, pois é difícil encontrar algo que não seja bonito por lá, até os mínimos detalhes te surpreendem e fazem você querer esticar a viagem para aproveitar mais a cidade.

Um roteiro perfeito inclui a Plaza España, Torre del Oro, Plaza de los Toros de la Real Maestranza, um bom passeio pelo Bairro de Triana e, claro, a Catedral de Sevilha e La Giralda.

Obviamente tem milhares de outras coisas a se fazer por lá, que eu reuni nesse post contando tudo e mais um pouco, e ainda com aquelas diquinhas gastronômicas. 😉

Granada

Chegamos a ultima cidade que considero mais importante da região de Andaluzia: Granada. Vale dizer que ela também é uma das mais bonitas, disputando seriamente o título com Sevilha. Agora o que encanta lá é a forte presença, até os dias de hoje, dos Mouros — inclusive, talvez essa cidade seja a que tenha mais lembranças e marcas desse povo.

Para conferir de perto essa riqueza histórica, passe por Alhambra de Granada, Bairro de Albaicín, Mirador de San Nicolas (maravilhoso!), Alcaicería, Carrera del Darro, entre outros. Eu fiz um roteiro bem completinho sobre Granada que vale a pena você ler, justamente pra não deixar falta nada nessa visita.

 

Gostou de conhecer mais sobre Andaluzia? Todas essas dicas, mais os posts de cada uma das 4 cidades que eu comentei, vão deixar a sua viagem perfeita! Se quiser mais algumas dicas, entra em contato comigo que será um prazer ajudar você!

Tags:
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.