Roteirinho Gastronômico de Círio em Belém

Categorias:

Sem categoria
Compartilhe:

Publicado originalmente na coluna Bora Ali no Jornal O Liberal

É Círio outra vez! Quer dizer, não é exatamente o Círio que esperávamos, mas a ocasião é uma ótima oportunidade para receber amigos e parentes que estão na cidade para confraternizar com a família paraense. Na verdade, esse é o mais importante, não é? A confraternização com quem amamos, afinal, o Círio é o nosso Natal.

O Estado do Pará é conhecido por sua culinária nativa, com forte influência indígena e ingredientes próprios da Amazônia. Não à toa, em 2015 a capital Belém foi eleita pela Unesco (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como a cidade da gastronomia criativa.

O Turismo Gastronômico em Belém é muito forte. Os restaurantes da cidade chegam a montar menu especial para o Círio e alguns apostam em releituras de clássicos. Tudo isso para surpreender o paladar dos mais exigentes com os gostos e texturas marcantes que só a culinária paraense tem.

Então, vem comigo neste roteiro gastronômico de Círio em Belém? Fiz uma seleção especial com alguns dos restaurantes mais conhecidos, além de sugestões de pratos para você acertar em cheio no pedido.

Lá em Casa

Estação das Docas, Galpão 2, Loja 4

Localizado em um dos pontos mais charmosos de Belém, o restaurante Lá em Casa é a pedida para quem visita a Estação das Docas, principalmente para refeições como almoço e jantar. 

Para o almoço do Círio, o Lá em Casa servirá um prato único com porções individuais de Maniçoba e Pato no Tucupi. 

Mas se você preferir visitar o restaurante em outra ocasião, vale experimentar o Menu Paraense: Degustação de patinhas de caranguejo à milanesa, caranguejo refogado, salada de feijão manteiguinha de Santarém, molho de cebola ao leite de coco, iscas e farofa de pirarucu, maniçoba e pato no tucupi e, de sobremesa, sorvete de cumaru.

Outra sugestão da casa é o Corridinho de Peixe, que apresenta uma degustação de peixes da Amazônica, entre eles o Pirarucu, Pescada, Tambaqui, Haddock Paraense e Filhote. Acompanha arroz de jambu e feijão manteiguinha de Santarém. Inclui um sorvete de cumaru.

Tacacá do Tomaz

Av. Visconde de Souza Franco – Doca, 996
Tv. Rômulo Maiorana, 959

O belenense costuma tomar um tacacá bem quentinho, geralmente entre o final da tarde e o início da noite. Para um turista isso não faz nenhum sentido porque geralmente o clima da cidade está muito quente, mas o calor nunca impediu que ninguém deixasse de apreciar essa iguaria tão paraense nas barracas de comidas típicas localizadas nas calçadas da cidade.

Aí veio o Tomaz e trouxe o conceito de “tacacá no ar condicionado” para deixar esse costume mais, digamos, confortável. Ambiente refrigerado, mesas e cadeiras dão o aconchego necessário para degustar da típica culinária local.

O Tacacá do Tomaz não serve somente tacacá. Assim como nas bancas típicas de Belém, é possível encontrar pratos como a maniçoba, vatapá paraense e caruru. Um dos pratos mais procurados é o Vataçoba (Prato com metade vatapá e metade maniçoba). Para quem quer uma experiência além do tradicional, vale experimentar a casquinha de caranguejo.

Aviú Restaurante

Tv. Quintino Bocaiúva, 441

O Aviú é o retrato perfeito da alta gastronomia paraense. Um ambiente gostoso com releituras de pratos e ingredientes bem paraenses em receitas sofisticadas.

O caro chefe é o Filhote em Crosta de Aviú com Purê de Bacuri e Chips de Açaí. Esse prato é a grande pedida, principalmente entre os turistas que estão em busca de sabores ainda mais diferentes. 

Manjar das Garças

Parque Zoobotânico Mangal das Garças

O Mangal das Garças é um delicioso parque zoobotânico localizado na beira do rio Guamá. Por lá é possível fazer observação de pássaros, conhecer um pouco da fauna do Pará e, para fechar com chave de ouro, fazer uma refeição do Manjar das Garças.

Para o final de semana do Círio, o Manjar das Garças incluiu no buffet as famosas comidas típicas paraenses, como a maniçoba e o pato no tucupi. Vale lembrar que o menu servido no buffet tradicional já contempla várias iguarias regionais.

Além do buffet, existem os pratos a la carte, como a Caldeirada de Pescada Amarela e Camarões com Pirão Cremoso ou o Filhote Assado com Crosta de Amêndoas e Risoto de Jambu.

Casa Combu Belém

Ilha do Combu, travessia pela Praça Princesa Isabel

A Ilha do Combu já se tornou um passeio obrigatório para quem visita Belém. Uma experiência agradável com travessia de lancha para a ilha. Por lá você encontra uma infinidade de malocas que contam com estrutura para banhistas e claro, a culinária local é muito presente. 

Nesse sentido, a dica é para o restaurante Casa Combu, que tem a cozinha assinada pela chef Solange Saboia. O estabelecimento já foi até cenário para a gravação do Programas Estrelas, com a Angélica. Entre os preferidos do menu estão o filhote na brasa e o camarão no bafo. Este último é indicação do também chef Thiago Castanho.

Govinda

R. dos Mundurucus, 1800 – Batista Campos

Uma mistura entre a comida indiana e paraense, o restaurante Govinda é opção vegetariana para quem quer conhecer um pouco da culinária paraense, mas tem restrições com derivado animal. Opção perfeita para incluir no roteiro gastronômico de Círio.

O prato mais conhecido do Govinda é a Maniçoba Vegetariana, que já até ganhou o título de melhor PF do Brasil. Mas também tem o Vatapá Vegetariano e o Estrogonofe de Pupunha, que são pratos bem paraenses do cardápio.

Remanso do Peixe

Conj. Célso Malcher, 64 – Marco
@remansodopeixe

Assinado por Thiago Castanho, o Remanso do Peixe é quase uma viagem nostálgica pela casa da família Castanho. Era onde seus pais preparavam uma variedade de pratos com os saborosos peixes de água doce da Amazônia.

Entre os pratos, a típica Caldeirada Paraense é um dos mais cobiçados: peixe cozido, tucupi, jambu e camarão rosa.

Veja também

O que fazer em Belém no Círio de Nazaré
Turismo em Belém fora da rota tradicional

Vale dizer que essa é somente uma amostra das maravilhas para fazer um roteiro gastronômico de Círio! Se precisar de ajuda para montar seu roteiro completo, conta comigo: [email protected] 😉

Compartilhe:

Deixe uma resposta

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.