Conheça os Museus mais incríveis do mundo sem sair de casa!

Categorias:

Destinos
Compartilhe:

Provavelmente você tem utilizado o seu tempo de reclusão social para ver filmes, colocar séries em dia e conhecer novas maneiras de manter as crianças entretidas. Que tal aproveitar também para colocar um pouco de cultura e educação nesse momento?

Na semana passada (18/05) comemoramos o Dia Internacional dos Museus. Bateu uma saudade enorme de viajar para conhecer e (re)visitar os museus ao redor do mundo. Mas a tecnologia está aí para nos ajudar nesses dias de tédio. 

Uma iniciativa do Google Arte & Cultura junto com mais de 2500 museus e galerias em todo o mundo culminou em um projeto interativo que permite fazer passeios virtuais e apreciar exposições online totalmente de graça. Alguns museus também abriram suas galerias em seus sites oficiais. 

Preparei uma seleção de museus maravilhosos para incluir no seu tour virtual. Convide as crianças e jovens da sua casa para esse passeio e se divirta em família!

Louvre (Paris)

O Museus do Louvre está no roteiro da maior parte dos turistas que visitam Paris. E não é para menos, pois algumas das grandes obras do mundo estão lá. Fazer um tour virtual por ele é uma ótima ideia, pois poupa você das gigantescas filas e do amontoado de pessoas para chegar perto da Mona Lisa.

Para fazer o tour virtual no Louvre você precisará instalar o programa Flash no seu computador. Algumas das obras estão com uma resolução incrível e outras não. Certamente, a experiência virtual do Louvre deixa a desejar, mas ainda sim é válido incluir na sua lista.

Museu Nacional de Antropologia (Cidade do México)

Dedicado à arqueologia e História da herança pré-hispânica do México, o tour virtual do Museu Nacional de Antropologia apresenta 23 salas de exposições com artefatos dos povos antigos, inclusive alguns da cultura maia. 

Museu da Acrópole, Atenas

Uma verdadeira aula de História Antiga. O Museu da Acrópole preserva muito do que restou da Acrópole de Atenas, mas também obras de arte de grande importância para a memória da Grécia e da própria civilização ocidental. O moderno prédio que foi reformado em 2009 (o primeiro museu inaugurou em 1878!) conta com lindas galerias. São cinco andares de uma imersão na História. 

National Air and Space Museum (Washington)

Aos amantes de aviação, o Museu Aeroespacial de Washington oferece um tour pelo maior acervo de de aeronaves e naves espaciais do mundo, além dos seus salões super decorados do chão ao teto. Os visitantes têm acesso de protótipos originais, como a aeronave dos irmãos Wright e o Módulo Lunar LM-2

Além das aeronaves, sondas foguetes, satélites, meteoritos e câmeras espaciais e até uma rocha lunar pode ser observada na visita. Para quem quer ir além, dá para se divertir um pouco com jogos interativos, fotos, vídeos e outras notícias históricas.

Museu d’Orsay (Paris)

O d’Orsay é um museu bem mais compacto do que o Louvre, porém está na preferência de muitos turistas que visitam Paris. Ele funciona em uma antiga estação ferroviária, com obras de arte da França, Europa e Estados Unidos entre 1848 a 1914.

Na tour virtual do Museu d’Orsay é possível percorrer os corredores do museu, observar as obras com detalhes e acessar vídeos sobre a História da Arte.

Museu Nacional de História Natural (Washington)

O impressionante acervo do Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos impressiona qualquer visitante. São mais de 126 milhões de artefatos, réplicas de animais e esqueletos de dinossauros. 

Sua estrutura foi pensada para fazer a experiência da visita presencial o mais interativa possível e isso também pode ser percebido nas visitas online. O tour virtual do Museu Nacional de História Natural oferece exposição em 360º ou em realidade virtual.

Museu Van Gogh (Amsterdã)

É neste museu que está a maior coleção de obras de Vincent van Gogh, pintor trágico e engenhoso que mudou o rumo da História da Arte. São mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 cartas pessoais, capazes de dar uma visão bem real da vida e obra deste artista. Se você ama esse artista, um tour no Museu Van Gogh é mais que obrigatório!

MASP (São Paulo)

No coração da Avenida Paulista, o MASP abre as portas virtuais para expor obras famosas de artistas como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior, além de nomes internacionais como Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Manet, Monet, Degas, Cézanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall.

Museu Casa de Anne Frank (Amsterdã)

A Casa de Anne Frank conta a angustiante história da famosa menina de origem judia que se refugiou na casa de vizinhos que a protegeram da invasão nazista de 1942. A experiência também pode ser acessada virtualmente no site oficial do Museu com vídeos e o diário de Anne Frank, onde ela narra a vida da família escondida por mais de dois anos durante a Segunda Guerra Mundial. O Museu também pode ser visto pelo Google Arte & Cultura.

O diferencial no tour virtual do site oficial é que se você tiver um óculos de realidade virtual também pode usá-los em uma sessão especial para deixar a experiência ainda mais rica. 

Museu de Arte Moderna – MoMA (Nova York)

O MoMA abre a galera toda quinta-feira em seu site oficial com apresentações exclusivas de escultura, fotografias, filmes, artigos e conversa com o curador. A programação muda a cada semana.

Galeria Uffizi (Florença)

Florença respira arte e alguns dos maiores artistas da Itália têm suas obras expostas na Galeria Uffizi, principalmente esculturas e obras de grandes nomes da arte como Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafaello. As visitas podem ser vistas tanto no site oficial da Galeria Uffizi quanto no Google Arte & Cultura.

Além do toru virtual em museus, vale seguir as redes sociais de alguns dos principais museus, que frequentemente compartilham imagens das obras para ajudar as pessoas a lidar com o isolamento social. Vai deixar o seu feed muito mais interessante, certamente. 

Por falar em rede social, aproveita também para me seguir no Instagram Julia Maiorana. Por lá eu compartilho vários conteúdos sobre viagem! 😉

Veja também

9 Filmes sobre viagem para assistir na quarentena

7 Livros sobre viagem para ler na quarentena

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.