Trancoso, o quadrado mais charmoso do Brasil

Categorias:

Brasil,Roteiros
Compartilhe:

Colonizada pelos portugueses, descoberta pelos hippies dos anos 70, a vila de Trancoso continua com sua essência de sempre.

Há algum tempo não ia à Bahia, estive por lá no período das festas de fim de ano e me dei conta de que o nosso litoral é lindo. Fiquei deslumbrada com a água, as falésias, a vila, e principalmente, o Quadrado, como é chamado, apesar de ser um retângulo. Sem muita iluminação elétrica, as casinhas coloridas e a famosa igreja contrastam com as estrelas e a energia do povoado e de seus visitantes. E vou dizer: esse lugar tem uma magia própria, é incrível. Não é a toa que brasileiros e turistas do mundo inteiro querem visitar essa linda vila. Alguns, até morar. Por que não?!

Melhor época para ir à Trancoso

A temperatura é alta durante todo ano, porém no verão – alta temporada- as praias são mais cobiçadas. Pincipalmente, no réveillon e carnaval. Em março, acontece o festival de Música de Trancoso. Jazz, world music, clássica e popular são os principais ritmos.

Como chegar

O aeroporto mais perto é o de Porto Seguro (1h30). Você pode ir de taxi, ônibus, transfer ou carro alugado. Quando fizer a reserva em seu hotel, pergunte sobre o transfer. Geralmente, eles têm convênio com empresas de confiança. Preço médio do transfer que encontrei foi R$ 350, ida e volta.

Onde se hospedar em Trancoso

Trancoso tem várias as opções, como chalés, pousadas, vilas e até hotéis luxuosos. A Pousada Recanto do Sol é simples e aconchegante. Fica no bairro Bosque, a 10 minutos a pé da praça principal. Custo- benefício muito bom. Para quem quer ficar com o pé na areia, há opções mais luxuosas como a Pousada Estrela D´agua, Bahia Bonita, UXUA Casa Hotel & SPA e Etnia Club de Mar. Quem curte a energia e o charme do Quadrado vai adorar a pousada El Gordo, com vista panorâmica para a praia e uma piscina com borda infinita. Para as famílias e crianças, a melhor opção é o famoso Club Med, que fica na praia do Taípe. A recreação com os pequenos está garantida.

O que fazer em Trancoso

Passear no Quadrado e praias. Praias e passear no Quadrado. Basicamente é isso. O centro da vila abriga a Igreja de São João Batista, um campo de futebol, as casinhas coloridas ao redor, mais bares, restaurantes e lojinhas. Nas épocas mais badaladas, algumas marcas famosas abrem lojas e coleções exclusivas para o balneário, como Osklen, Martha Medeiros e Lenny Niemeyer. No fim de tarde, é uma delícia curtir o encontro entre os visitantes e os nativos, nos bares tomando cerveja, drinks e curtindo o por do sol. Não nem precisa alugar carro. Tudo é perto e se for para praia, pegue um taxi.

Nas praias Rio Verde, dos Coqueiros e dos Nativos, você encontra as barracas ou clubes de praia famosos por suas espreguiçadeiras, almofadões, espaços para música ao vivo e dj´s. Em alta temporada, os clubes têm festas todos os dias. Já a Praia do Espelho fica um pouco distante, mas vale a pena. Está a 25 km de Trancoso e tem poucas barracas com infraestrutura de hotel e restaurante. Se você pretende ir, se informe e reserve antes.

Onde comer em Trancoso

O que falar da comida baiana? Só de pensar dá água na boca e, em Trancoso, não podia ser diferente. Os restaurantes com decorações rústicas e mesas ao ar livre já são uma atração por si só. Para saborear uma deliciosa comida caseira baiana, as melhores opções são o Silvana & Cia e o Cantinho Doce, os dois no Quadrado. Para os que curtem a culinária italiana e uma boa pizza, sem dúvida, a opção é o Maritaca. Se for em alta temporada, reserve. Vive lotado. Se você quer aquela refeição boa e barata e quer experimentar o melhor sanduíche de Trancoso, vá Lá no Dom. Vale a pena. Para se refrescar com sorvetes artesanais, visite a Gelataria do Beco.

Vai casar?! Trancoso é uma ótima e cobiçada opção para destination wedding. Tanto é que a agenda da Igreja do Quadrado está lotada.

Como não amar a Bahia? Trancoso vale a pena cada minuto.

Compartilhe:

5 thoughts on “Trancoso, o quadrado mais charmoso do Brasil”

  1. Valéria Martins disse:

    Adorei!! Já quero ir!!!

  2. Bianca Candido disse:

    Tô apaixonada. Quero conhecer urgente!!
    Juntando as economias em 3, 2, 1..
    #PartiuTrancoso
    =)

  3. Julia Maiorana disse:

    Vale a pena!

  4. Julia Maiorana disse:

    É lindoo! vale a pena!

Os comentários estão fechados.

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.