Turismo do futuro já é realidade

Categorias:

Utilidades
Compartilhe:

Uma nova década se aproxima. Com ela, novidades no mercado do turismo que traz tecnologia e novos conceitos para esta atividade. Além disso, parte da geração de viajantes da Geração Z atinge sua maioridade, dando ao turismo do futuro uma faceta mais consciente das mudanças climáticas e da pegada de carbono.

Turismo do Futuro: A revista internacional Condé Nast Traveller listou algumas tendências que serão pilares para o turismo dos novos tempos. Confira!

Turismo Espacial

Turismo do Futuro - Espacial - Julia Maiorana
Aeronave New Shepard em testes

Se tudo ocorrer como o planejado, o ano de 2020 será um marco para o turismo espacial. 

Há anos, a empresa Virgin Galactic vem se empenhando em produzir aeronaves espaciais para oferecer viagens de 90 minutos fora da órbita terrestre. Ano passado, a empresa publicou imagens do que seria sua sala de embarque no Spaceport America (uma base espacial comercial localizada no Novo México, Estados Unidos). É lá que os primeiros cosmonautas amadores se preparam para subir a bordo do VSS Unity, que alça voo ainda em 2020.

A Blue Origin (empresa de Jeff Bezoz, fundador da Amazon) também está na corrida para lançar voos com turistas espaciais. A aeronave New Shepard se prepara para seu voo com tripulação também para 2020.

Já a Space X quer ir além. Em 2023 a startup estadunidense planeja levar um bilionário à lua. A empresa revelou ainda que daqui a cinco anos será possível se hospedar no primeiro hotel espacial projetado pela Space X. Mas isso, claro, se você tiver dinheiro suficiente para comprar essa viagem: cerca de US$ 58 milhões.

Naturalismo

Turismo do Futuro - Naturalismo - Julia Maiorana

No turismo do futuro, as roupas de banho serão opcionais. Aliás, adeptos do nudismo afirmam piamente que a sensação libertadora de um mergulho sem roupas pode ser o que as pessoas urbanizadas mais precisam para entrar em equilíbrio. 

As atividades vão além de um mergulho na praia: caminhadas, camping, canoagem, cruzeiros, natação e ioga são alguns dos exercícios para quem quer abraçar a sua versão mais naturista. Preparado para essa experiência? 

Hotéis Veganos

Turismo do Futuro - Hotéis Veganos - Julia Maiorana
Café da manhã vegano no Hotel Saorsa 1875

O número de pessoas adeptas ao veganismo está aumentando. À medida que a população toma consciência dos efeitos negativos da pecuária, a procura por produtos e serviços que ofereçam uma experiência sem o uso de carne ou derivados de animais aumenta. Isso será percebido na procura por hotéis veganos. 

O Hotel Saorsa 1875 foi inaugurado em 2019 com a proposta de ser o primeiro hotel vegano do Reino Unido. Eles não usam edredons de lã, seda ou penas nos quartos. O restaurante tem cardápio 100% vegano. Segundo as previsões, é somente uma questão de tempo até que mais empresas do ramo entrem no mercado. 

Viagem Ancestral

Turismo do Futuro - Turismo de DNA - Julia Maiorana

Já chegamos a falar sobre este assunto como tendência de viagem em 2018. O fato é que o acesso aos testes de DNA que mostram as raízes ancestrais têm inspirado muitos viajantes a ir conhecer pessoalmente os lugares onde moraram os antepassados. 

Um relatório divulgado pela MIT Technology Review revela que em 2019, 26 milhões de pessoas realizaram testes de DNA Ancestral em casa. Empresas como AirBnB o laboratório de DNA 23andME incentivam a prática como instrumento para descobrir novas experiências de viagem.

Veja também:

Viagem Genealógica

Surfe é o esporte do futuro 

Turismo futurista- Surfe - Julia Maiotana

Pela primeira vez na História, o surfe será considerado como um esporte olímpico nos jogos de 2020 no Japão. Não há dúvidas que o surfe tem caído no gosto das pessoas no mundo afora, principalmente entre as mulheres. 

A tecnologia também tem ajudado. Com a produção de roupas de surfe mais práticas e parques aquáticos que oferecem ondas artificiais propícias para a prática, o número de interessados em aprender a surfar tem crescido bastante.

Isso justifica o fato de que existe uma procura alta de pessoas interessadas em destinos de férias para a prática do surfe.

Beliches de Luxo

Turismo de Luxo - Beliches de Luxo - Julia Maiorana
Beliches no Hotel Boutique Life House, Lower Highlands, em Denver (EUA)

Camas convencionais são chatas e utilizam muito espaço. Ainda mais quando você viaja com família ou grupo de amigos. Para acomodar melhor as pessoas em quartos de hotel, beliche é tendência em hospedagens.

Hotéis em Miami já apostam nos beliches e até a rede Hilton de Hotéis já planeja a inclusão desses itens em suas dependências. 

Aviões Elétricos

Turismo futurista - Aviões Elétricos - Julia Maiorana
Protótipo elétrico da Zunum Aero

A queima de combustível em aviões comerciais está entre os vilões da camada de ozônio. Voar sem emissões de gases nocivos parece uma realidade distante. Porém, empresas como a Rolls-Royce planejam lançar um voo de teste com protótipo elétrico.

Tem também a Airbus, que desenvolveu uma aeronave experimental para decolar em 2021.

Já a Easyjet fez uma parceria com a Wright Electric com o objetivo de ter um frota de aviões elétricos até 2030. Tomara que dê certo!

Feriados Espartanos

Turismo do Futuro - Micro Hoteis Florestais - Julia Maiorana
Micro Hotel Florestal Vipp Shelter

À primeira vista, o nome “feriado espartano” pode até assustar, mas o conceito por trás é muito interessante. Imagine viajar com o mínimo de coisas possível e na bagagem você só pode colocar acessórios analógicos. Smartphone e sua caixinha de som não entram na bagagem. Somente seus livros, caneta e papel. 

A ideia é unir a ideia do detox digital com o estilo de vida minimalista, onde o objetivo é libertar as pessoas para se conectarem consigo mesmas e com o ambiente, geralmente um cenário natural e tranquilo.

Neste quesito, surge no mercado os chamados micro hotéis florestais, onde os viajantes podem se hospedar em locais quase escondidos do mundo moderno e sem serviço de quarto. Uma verdadeira fuga da loucura urbana para um lugar onde o que reina é o som dos passarinhos. 

Veja também

Destinos para Detox Digital no Brasil

Cruzeiro Hipster

Turismo futurista - cruzeiro hipster - Julia Maiorana
Virgin Voyages se adianta para captar turistas jovens com inovação em cruzeiros

Como foi dito anteriormente, o turista do futuro é da geração Z. Com o intuito de atrair jovens para viagens de cruzeiro, a empresa Virgin Voyages inaugura em 2020 um cruzeiro diferente de tudo o que já foi feito. Começando pelo design, assinado pelo artista britânico Tom Dixon, passando por um estúdio de tatuagem, loja de discos de vinil (com curadoria do produtor musical Mark Ronson), salas de karaokê, academia ao ar livre, restaurantes de comida vegana e bares com cervejas artesanais e drinks à base de canabidiol (CBD). 

Veja também:

Como planejar uma viagem de Cruzeiro para o Caribe

Preparado para o turismo futuro que não é nem tão futuro assim? Quem acompanha as dicas por aqui fica sabendo das tendências primeiro. Assine a newsletter e fique de olho nas novidades!

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.