Turismo e Tecnologia: como esta dupla está revolucionando a experiência das viagens

Categorias:

Entretenimento,Utilidades
Compartilhe:

Foi-se o tempo em que a gente viajava e, nos passeios a museus, por exemplo, ficávamos imaginando como tudo aquilo tinha acontecido no passado. Ou até mesmo em parques e paisagens a céu aberto quando ouvíamos sobre batalhas, histórias que marcaram época e por aí vai. Hoje, tudo isso pode ser revivido com a realidade aumentada.

Mas gente, essa tendência tecnológica vai muito além, viu? Tem muitos lugares que apostam até mesmo em viagens sem sair do lugar, contando com um par de óculos de realidade aumentada e te dando experiências incríveis! Por isso, mais do que nunca se tem pensado tanto em misturar tecnologia com viagens, afinal, essa dupla tem tudo a ver.

E não se engane pensando que isso só faz parte do mundo nerd ou geek. Vem dar uma conferida em ideias pra lá de bacanas com esse conceito! 😉

Museus com toque de realidade

Se tem um dos passeios que eu mais gosto de fazer quando viajo é conhecer museus. E agora com toda essa tecnologia que alguns deles têm, a visita fica muito mais interessante, interativa e envolvente. Olha só essa lista que você não pode perder:

Washington – DC, EUA

Turismo e Realidade Virtual: onde encontrar | Julia Maiorana

Quem adora a sensação de poder ver detalhes em 3D, vale a pena conhecer o Museu Nacional de História Natural de Washington. Lá, é possível examinar várias exposições de ossos usando um aplicativo chamado Skin & Bones, que vai ajudar você a ver esqueletos escapando de suas montarias e até mesmo algumas espécies extintas ganhando vida. É mesmo sensacional.

Waterford – Irlanda

Turismo e realidade virtual: onde encontrar | Julia Maiorana

A Irlanda é um daqueles países repletos de mistérios e com um montão de história para contar em cada esquina. Que tal, então, conhecer de pertinho alguns dos mais famosos senhores de guerra que fundaram a cidade mais antiga do país? A combinação mágica fica por conta de atores, hologramas e realidade virtual.

Isso tudo pode ser conferido na experiência quase real do Rei dos Vikings, no Museu de Tesouros de Waterford.

Darwin – Austrália

Turismo e realidade virtual: onde encontrar | Julia Maiorana

Para reviver um dos dias mais sombrios e tristes da história australiana, a atração Royal Flying Service, em Darwvin, reconta em tempo real essa data marcante. Durante o passeio, você verá como tudo aconteceu no atentado a bomba em fevereiro de 1942, no porto da cidade. Quem traz esse momento é a realidade virtual e um cinema em holograma para 55 pessoas.

Dimensão inédita mesmo a céu aberto

E como eu tinha dito, nem tudo que aconteceu precisa ser só visto dentro de um museu, né? Tem muitos lugares no mundo em que você pode caminhar em cenários que já foram palcos de momentos históricos. Alguns que eu acho incríveis são:

Paris – França

Turismo e realidade virtual: onde encontrar | Julia Maiorana

Tá certo que se você tiver os olhos bem atentos enquanto estiver em Paris, vai perceber diversas plaquinhas com nomes de soldados que foram mortos naquele local, com dia e o motivo. Além disso, na parte mais antiga da cidade, bem ao lado do Sena, ainda dá pra ver alguns prédios com uma marcação com os dizeres da maior cheia do rio, que invadiu as ruas.

Realidade Virtual: onde encontrar - Julia Maiorana

Mas, se você quiser mesmo uma experiência bem tecnológica e real, é muito legal conhecer mais sobre a revolução de 1789, uma das mais importantes que o país já viveu. É só contar com a ajuda de telescópios com realidade virtual ou Timescopes, que ficam instalados perto da Pont d’Arcole e da Place de la Bastille — você vai ver como a cidade era antes!

Espanha e Grécia

Turismo e realidade virtual: onde encontrar | Julia Maiorana

Lembra que eu já falei de um roteiro incrível por Sevilha aqui? Pois é, dá para você incrementar ainda mais a viagem com um tour a pé pela cidade pelo programa “Past View”. Nele, você vai ver recriações de cenas histórias onde realmente aconteceram, tudo com um par de óculos inteligentes.

O mesmo dá pra fazer em Barcelona, Atenas ou Éfeso. Não perca.

Inglaterra

Turismo e realidade virtual: onde encontrar | Julia Maiorana

Olha, se tem outro país que não fica nada atrás em história é a Inglaterra, né? Palco de muuuuuuitos acontecimentos importantes para o mundo todo, várias cidades inglesas contam com guias virtuais para você explorar como ninguém esses momentos do passado. Na lista não faltam opções: Catedral de Durham, Chester Roman Amphitheater, Maritime Greenwich, etc.

Use o aplicativo England’s Historic Cities.

Universos paralelos e realidade virtual

Que a imaginação humana não tem limites isso a gente já sabe, mas quando podemos viajar sem sair do lugar isso fica ainda mais evidente. Alguns países investem muito nesse tipo de experiência e tem atraído centenas de visitantes que saem totalmente surpresos com tanta tecnologia e realidade. Dá só uma olhada:

Dubai – Emirados Árabes Unidos

Quem não tem problema com altura pode enfrentar sem medo os 125 andares do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo! O legal que essa subida pode ser feita totalmente em ambiente virtual, com luvas especiais de sucção e depois, tchanan, uma queda livre de 828m!

Tóquio – Japão

No lugar onde a tecnologia vai ainda mais longe, é possível fazer algumas viagens usando realidade virtual e acreditar mesmo que você está lá. Uma empresa que se supera é a First Airlinestem, que faz você “voar” para Nova Iorque, Paris, Havaí ou Roma sem sair de Tóquio. Como? Usando fones de ouvido!

Montanhas-russas mundo afora

Quem não gosta daquele friozinho na barriga ao encarar uma montanha-russa, gente? Tem muitos parques temáticos repletos de realidade virtual que te dão passeios de tirar o fôlego — e tudo sem nem tirar os pés do chão. Nos Estados Unidos, por exemplo, você encontra no Six Flags; na Malásia é o Legolandna; e ainda tem na Alemanha e Flórida, entre tantos outros.

 

Viu só como a realidade aumentada e virtual são incríveis? Vale super a pena pegar essas dicas que eu separei e visitar alguns desses lugares. O único risco que você vai correr é de querer ir de novo! 😉

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.