Pequeno Guia de Turismo em Havana, Cuba

Categorias:

América Central,Destinos
Compartilhe:

Engana-se quem pensa que a abertura para o turismo em Havana, Cuba, começou ao mesmo tempo em que os EUA abriram novas portas políticas para o país. Os turistas já são super bem-vindos por lá desde meados da década de 90. E outra coisa interessante é que a maioria dos que viajam pra Cuba são da América do Norte!  

É claro que os americanos já estão iniciando um relacionamento que parece ter um grande futuro, mas isso ainda vai levar um tempo, viu? Apesar disso, a cultura dos EUA já se mistura fortemente com a cultura local, mas ainda não achamos ícones como MC Donald’s ou Starbucks, por exemplo. Por um lado, ainda bem né, assim curtimos e conhecemos a cultura local.

O forte de Cuba e suas cidades, principalmente a capital, Havana, é ainda a paisagem deslumbrante dos casarões no estilo colonial, suas cores em tons pasteis que dão toda uma atmosfera vintage, e os modelos de carros que ainda estão parados no tempo. Ah, sem falar que Cuba está situada entre os mares do Caribe e do Oceano Atlântico.

Ou seja, além de tudo, ainda é um país com praias belíssimas e em cores de azul turquesa de tirar o fôlego!

Em Havana o clima quente o ano todo

Dá pra você conhecer Cuba em qualquer época do ano. Mas o mais indicado mesmo é ir durante os meses de novembro a abril, que é quando chove menos, mas o calor é quase o mesmo, com média de 27°C. O céu sempre está bem azulzinho e o ar mais seco. Perfeito!

Turismo em Cuba - Quando ir - Julia Maiorana

#DiquinhadaJu: evite os meses entre agosto e outubro, pois é a temporada de furacões!

Como chegar em Cuba? É necessário visto?

A maioria dos voos partem de São Paulo, do aeroporto de Guarulhos. Infelizmente ainda não existem viagens diretas, caso você não resida em SP.  Ou seja, a gente pode perder mais ou menos umas 10h no trajeto Brasil – Havana. Mas é sempre bom lembrar que no final valerá a pena!

As companhias que operam os voos são a Copa Airlines, Aeroméxico, Taca, Avianca, American Airlines e também a Latam.

Turismo em Cuba - Visto de turista - Julia MaioranaQuanto ao visto, ele é bem tranquilo de tirar. A forma mais fácil é fazer o pedido ainda no balcão de check-in no dia da sua viagem. Ele custa R$ 70, e não é um carimbo no seu passaporte, na verdade ele é uma tarjeta de turista (tarjeta del turista) uma espécie de papel como se fosse um recibo. Não o perca, hein? Deixe sempre junto com o passaporte. 

Dinheiro em Cuba

Em Cuba são usados dois tipos de moedas, uma para os moradores locais e outra para os turistas. A que você vai comprar é chamada de CUCs, e a melhor forma de trocar o real por ela é em euros. Apesar da moeda ser o equivalente a 1 CUC = 1 US$, o país tem uma abertura muito maior com a moeda europeia e o dólar canadense.

Tente trocar o seu dinheiro quando chegar lá, é menos burocrático que se fizer ainda aqui no Brasil. Ah, e também é bom não contar nem com o seu cartão de crédito ou débito, ok? Cuba ainda prioriza o dinheiro em espécie e possui pouquíssimos lugares com maquininhas pra cartões.

Como se locomover em Havana

Gente, Havana tem vários tipos de transporte, é só você escolher o que mais estiver de acordo com o seu orçamento! Os táxis, por exemplo, são bem fáceis de conseguir. 

Agora pra quem quer ter uma experiência mais local, invista no táxi coletivo, chamado ‘almendrón’. Eles passam pelas principais ruas de Havana e costumam pegar mais de um passageiro ao mesmo tempo. O custo benefício é de chamar atenção: só 25 centavos de CUC e você ainda anda em um Chevrolet dos anos 50. Super charmoso! ?


Turismo em Cuba - Taxi - Julia Maiorana

Outra alternativa são os Coco Táxi, uma espécie de moto em formato de coco e que pode levar até duas pessoas. São mais comuns na parte antiga de Havana e geralmente custam 5 CUCs para levar você de um ponto turístico a outro.

Turismo em Cuba - Coco Taxi - Julia Maiorana

#DiquinhadaJu: se optar pelo táxi comum, não esqueça de negociar o preço antes de entrar nele, viu? Você conseguirá economizar bastante com a tradicional pechincha.

Onde se hospedar em Havana

Existem duas principais regiões em Havana que são as indicadas para hospedagem. Uma é a chamada Habana Vieja, que é mais turística, e o El Vedado que já bem mais próxima do verdadeiro cotidiano cubano.

Habana Vieja

Para quem for ficar em Habana Vieja, o bom é que dá pra fazer vários passeios a pé. A cidade é bem segura, viu? Então fique tranquilo! O que vai acontecer mais é de você ser abordado pelos cubanos que sempre tentam vender alguma coisa para os turistas.

Turismo em Cuba - Habana Vieja - Julia Maiorana

Vale se hospedar em lugares que abrigam edifícios históricos, pra dar um ar ainda mais bacana à sua viagem ? Os hotéis mais indicados são:

  • Hotel Inglaterra –  Paseo del Prado, No. 416 esq. San Rafael, La Habana

Turismo em Cuba - Hotel Inglaterra - Julia Maiorana

  • Iberostar Parque Central – Neptuno esquina con Prado y Zulueta

Turismo em Cuba - Iberostar Parque Central - Julia Maiorana

  • Saratoga – Paseo de Martí

Turismo em Cuba - Saratoga Hotel - Julia Maiorana

El Vedado

Já pra quem escolher ficar no El Vedado verá como Havana é nos dias de hoje. As ruas são mais longas e é um bairro grande, além de proporcionar cenas mais cotidianas dos cubanos, como crianças voltando da escola, moradores cuidando dos seus carros antigos…Enfim, vai te dar uma sensação de morar em Havana, sabe?

Turismo em Cuba - El Vedado - Julia Maiorana

Os lugares que indico pra ficar são:

  • Hotel Nacional – vale dizer que ele tem uma vista espetacular parar o mar! Calle 21 y O, Vedado, Plaza

Turismo em Cuba - Hotel Nacional de Cuba - Julia Maiorana

  • Tryp Habana Libre – 23 Calle L E 23 Y 25

Turismo em Cuba - Tryp Habana Libre - Julia Maiorana

Gastronomia Cubana

Uma das coisas maravilhosas de Cuba é que você vai encontrar frutos do mar super fresquinhos e com ótimo preço. Outro prato super típico de lá é o porco.

Vá ao La Guarida e ao Paladar Los Mercaderes. Vai ser difícil você viver sem eles quando voltar ao Brasil ? Outros que eu super recomendo é o Topoly, California Café e o El Cimarrón.

Vale também você conhecer os bares famosos de Havana, como o La Bodeguita del Medio e o El Floridita.

Turismo em Cuba - La Bodeguita - Julia Maiorana

O que fazer em Havana

Gente, a capital cubana é repleta de opções interessantes e bem bacanas pra fazer! Reserve pelo menos uns 5 dias de viagem em Havana, você não vai se arrepender. O que eu mais aconselho é tentar fazer tudo a pé, na minha opinião isso ajuda a gente a viver mais a cidade, e até descobrir alguns cantinhos que passariam despercebidos, né?

Então prepare o sapato e ponha na sua lista:

  • Plaza de Armas e Calle Obispo é um dos lugares mais conservados de Havana, ou seja, super vale a visita. De lá também é possível avistar o Palácio de los capitanes Generales.

Turismo em Cuba - Plaza de Armas e Calle Obispo  - Julia Maiorana

  • Castillo de la Real Fuerza – imagine uma linda fortaleza de frente para o Oceano Atlântico ? O local que um dia já representou um ponto importante para a defesa cubana, hoje é um dos lugares preferidos dos jovens!

Turismo em Cuba - Castillo de la Real Fuerza - Julia Maiorana

  • Cabana de Che – fica um pouco distante do centro de Havana, em uma colina. O local foi o último lugar em que Che morou em Cuba. Lá também é possível ver o lugar onde ficavam os mísseis soviéticos da época da Guerra Fria. O valor da entrada é um pouco salgado, mas para quem é fã deste ícone de Cuba, vale a pena. Funciona todos os dias, das 10h às 22h20min. 

Turismo em Cuba - Casa de Che - Julia Maiorana

  • Malecón – é a parte costeira e mais antiga de Havana. A experiência de andar por lá é muito legal, principalmente porque você pode ver as ondas batendo bem pertinho de você. É nessa região também onde você vai encontrar muita gente curtindo a noite!

Turismo em Cuba - Malecón - Julia Maiorana

  • Museu do Rum – Você sabia que o Mojito é criação de Cuba? Então não deixe de provar o drink quando estiver em terras cubanas ? E um dos passeios imperdíveis é o museu totalmente dedicado a ele. Vale também para quem quiser comprar algumas garrafas do Havana Club e dar de presente.

Turismo em Cuba - Museu do Rum - Julia Maiorana

Viu só como existem muitos motivos para ir à Havana? Se tiver ainda mais tempo, inclua a visita às outras ilhas do país, como Cayo Santa Maria e Cayo Las Brujas, que são tão surpreendentes quanto Havana! Lembre-se que Cuba está cada vez mais aberta aos turistas e visitantes do mundo inteiro! Até mais 😉

 

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.