15 dicas úteis para fazer turismo em Tóquio

Categorias:

Asia,Destinos,Utilidades
Compartilhe:

O Japão é conhecido por ser a terra do sol nascente e como um dos países mais tecnológicos que existem, né? Imagina só fazer uma trip para esse país tão fascinante e cheio de cultura? Pois é, e nada melhor do que começar por Tóquio, essa megalópole de mais de 37 milhões de habitantes, sendo a maior área urbana do nosso planeta.

E sabe o que incrível por lá? A época das cerejeiras, que acontece justamente agora em abril. Elas estão desabrochando cada dia mais, transformando a paisagem da região em um lindíssimo cenário digno de longos passeios e horas ao ar livre. Ou seja: um dos melhores momentos para visitar Tóquio!

Que tal algumas dicas para se dar bem por lá, já que a língua é um tantinho difícil? Vem comigo! 😉

1. Tenha um cartão Pasmo

Você chegou em Tóquio, e agora? Primeira regra: compre um cartão Pasmo ou Suica, que é o melhor amigo de quem vai usar ônibus e metrô e quer evitar ter que comprar toda vez os tickets. Com esse cartão você vai andar pela cidade de um jeito muito mais fácil, além de ser usado também em alguns táxis! Ele está à venda em vários pontos e de venda automática.

Turismo em Toquio - Dicas Importantes - Pasmo e Suica - Julia Maiorana
2. Coma no 7/11

Gente, esse lugar é incrível! Bem diferente de como é nos EUA, o 7/11 é um lugar que reúne muitas guloseimas em um único espaço. Para você ter uma ideia, por lá você compra doces tradicionais, super baratinhos, bolinhos de arroz, café e até mesmo cerveja. Tudo isso para ser consumido durante seu passeio, bem rapidinho, mas saboroso!

Turismo em Tóquio - Dicas Importantes - Seven Eleven - Julia Maiorana

3. Compre nas lojinhas nas máquinas de venda automática

Para os brasileiros essas máquinas são bem parecidas com os autoatendimentos como conhecemos, mas em Tóquio elas são muito melhores. Dá para você se servir de vários tipos de bebidas, como água, café expresso, sucos, cerveja e saquê, além de muitos outros. Só fique atento para não estar bebendo em lugares proibidos, como nos metrôs e santuários.

Turismo em Tóquio - Dicas Importantes - Máquinas de Vendas - Julia Maiorana
4. Evite a estação de Shinjukum na hora do rush

Olha, a não ser que você queira ter uma experiência inesquecível na estação de metrô mais movimentada do mundo, com mais de 3,6 milhões de pessoas por dia, evite passar por lá na hora do rush. É melhor descer uma antes ou depois da Shinjuku, e a distância a pé entre elas é só de uns 10 minutos, mais ou menos.

Turismo em Tóquio - Dicas Importantes - Evitar Shinjuku - Julia Maiorana
5. Use tênis

Como o metrô e o ônibus em Tóquio são realmente eficientes, você vai acabar usando muuuito o transporte público por lá, viu? Então, nada melhor do que se preparar fisicamente para jornadas a pé – o que é delicioso também! Use e abuse do tênis e perceba que, apesar de Tóquio ser um local bem elegante, é normal muitos fashionistas combinarem roupas e tênis.

Tursimo em Tóquio - Dicas Importantes - Use tênis - Julia Maiorana
6. Tenha sua própria internet móvel

Não espere usar a conexão wi-fi nem mesmo em hotéis e restaurantes, a maioria não oferece gratuitamente essa facilidade, diferente de outros países. Por isso, é essencial contratar um pacote de dados assim que chegar, um ótimo exemplo é o Pupuru, que custa $10 por dia e tem uma infinidade de benefícios para você.

Turismo em Tóquio - Dicas Importantes - Pupuru - Julia Maiorana
7. Crie seus próprios mapas

Falar e entender japonês não é tão fácil como outras línguas, então, tentar decifrar um mapa e horários do metrô, por exemplo, pode não ser tranquilo, rs! Melhor mesmo você contar com o Google Maps com sua internet móvel que tudo será melhor. Sem contar que você pode contar com o robô do Google falando onde você deve virar. 😉

#DiquinhadaJu: O Google Maps é uma ferramenta indispensável em Tóquio ou em qualquer outro lugar do mundo. Principalmente porque é possível baixar para o seu smartphone e utilizar ele sem estar conectado na internet.

Turismo em Tóquio - Dicas Importantes - Mapas - Julia Maiorana
8. Confira de perto os porões das lojas de departamento

Ta aí outra coisa que chama atenção em Tóquio, as lojas de departamento. Sabia que nos andares mais baixos dela são vendidas as frutas mais bonitas e caras do mundo? Você consegue encontrar peras de $100 e muitas outras opções de delicias. Mesmo que não compre nada, você precisa conhecer essa área.

Turismo em Tóquio - Dicas Importantes - Tokyu Plaza in Omotesando (Harajuku) - Julia Maiorana

Tokyu Plaza em Omotesando (Harajuku)

9. Use a escada rolante – do jeito certo!

Em grandes centros urbanos do Brasil, como São Paulo, existe o costume de ficar do lado direito da escada rolante e deixar a esquerda para quem está com pressa. Ao contrário do Brasil, no Japão você fica parado à esquerda nas escadas rolantes e deixa o lado direito para a livre passagem. E com muitos habitantes circulando por Tóquio diariamente, eles respeitam bastante regras de organização como essa. Preste muita atenção para não ser chamado atenção.

Turismo em Tóquio - Dicas Importantes - Escada Rolante - Julia Maiorana
10. Acha o caixa eletrônico certo para você

Infelizmente, muitos caixas eletrônicos no Japão não aceitam cartões de outros países. Então, é melhor ir fazendo uma busca pelos caixas próximo de você para já saber qual é o certo. O melhor é que existem caixas eletrônicos em praticamente todos os quarteirões.

Turismo em Tóquio - Dicas Úteis - Caixa Eletrônico - Julia Maioirana

11. Acorde tarde

Pode parecer diferente, mas Tóquio é uma cidade que, literalmente, acorda mais tarde. A maioria das empresas, inclusive as cafeterias, não abrem antes das 10h. Outro detalhe é que seja porque por lá, por exemplo, tomar o café da manhã não é um “grande evento”, como é no Brasil, então as famílias tendem a fazer a refeição em casa mesmo.

Turismo em Tóquio - Dicas Úteis - Julia Maiorana

12. Fique fora até tarde

Tóquio acorda tarde porque dorme tarde. Isso significa que durante a noite a cidade ganha ainda mais vida, sendo um dos melhores momentos para se aproveitar. Você pode sair para bares e restaurantes e ter uma excelente noite. Cuidado só para não exagerar no saquê, hein.

Turismo em Tóquio - Dicas úteis - Julia Maiorana

13. Evite a hora do rush

Como eu disse sobre o metrô, você deve realmente evitar estar nas ruas de grande movimento entre 8 e 9 da manhã e 17h e 18h. São milhares de pessoas andando para cima e para baixo com destino as escolas e faculdades, bem como para o trabalho. E o ritmo é frenético, deixando quem não está acostumado até mesmo um pouco confuso.

Turismo em Tóquio - Dicas Úteis - Hora do Rush - Julia Maiorana

14. Vá de táxi

Faça A Angélica e esqueça um pouco o Uber: vá de táxi. Em Tóquio, se você estiver cansado do metrô ou queira mais conforto, pegar um táxi vai sair mais barato que um aplicativo. O melhor é que eles estão sempre limpos, os motoristas são agradáveis e existem milhares pela cidade.

Turismo em Tóquio - Dicas Úteis - Vá de Táxi - Julia Maiorana

15. Cuide de como descarta seu próprio lixo

Sim! Em Tóquio há uma escassez de lixeiras no espaço público. Por isso, é melhor andar sempre com uma sacolinha plástica para ir separando seu lixo e guardar na bolsa até acha uma lixeira. Mas não pense que por isso as pessoas jogam lixo no chão, muito pelo contrário, a cidade é extremamente limpa e jogar lixo no chão é proibido.

Turismo em Tóquio - Dicas Úteis - Lixo - Julia Maiorana

Preparado para curtir Tóquio depois dessas dicas? Me conta tudo depois!

Compartilhe:

Deixe um comentário

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.