A nova tendência de turismo é sair da rota turística. Entenda!

Categorias:

Roteiros,Utilidades
Compartilhe:

Hoje em dia praticamente todo mundo pode viajar para qualquer lugar do mundo, basta organização e planejamento que o passaporte pode virar um verdadeiro livro de histórias. Mas, gente, já reparou que em muitos lugares tem acontecido dos moradores locais meio que se revoltarem por conta dos turistas? Pois é.

Um bom exemplo disso é Lisboa, uma cidade belíssima, mas que vive uma onda gigantesca de turismo que tem, literalmente, expulsado os portugueses das suas casas por conta do aumento de alugueis e da vida em si, viu? Por isso, tem surgido um movimento muito bacana: a busca por rotas turísticas sem turistas, conhecendo de forma saudável e sustentável a comunidade.

Turismo fora da rota turística - Lisboa - Julia Maiorana

E essa fila na Torre de Belém? 🙁

Parece difícil de acreditar, né? Mas mesmo em grandes cidades, como Paris, isso é possível, é só você fazer a sua viagem um tantinho diferente. Veja como fazer turismo fora da rota turística

1 – Fuja dos bairros comuns

Turismo fora da rota turística - Vizinhança em Taipei - Julia Maiorana

A primeira dica é justamente procurar uma experiência mais local, como se você vivesse na cidade. Esqueça aqueles super-hotéis cravados no centro, ou em meio a uma zona muito movimentada. Você consegue encontrar opções muito boas nos bairros mais afastados, ou até mesmo apostar em um ótimo AirBnb em um bairro tipicamente local.

2 – Frequente o comércio local

Turismo fora da rota turística - Austrália - Julia Maiorana

Sim! Isso significa deixar um pouco de lado grandes redes como Starbucks, MC Donald’s, entre outros nomes conhecidos. Que tal sentar naquele café bem na esquina da rua onde você está hospedado? E aquela livraria bem pequenina há algumas quadras do metrô? Entre também em pequenas lojas de decoração, roupas, presentes, você pode realmente se surpreender.

3 – Converse com os moradores

Turismo fora da rota turística - Itália - Julia Maiorana

Uma ótima forma de conhecer bastante a cultura local de uma cidade é com a ajuda dos seus moradores. Imagine que eles vivem ali já há bastante tempo, entendem muito da história da cidade, do país, da economia, dos hábitos e por aí vai. Tente conversar com essas pessoas, quem sabe até uma amizade interessante e bem bacana surge com essa iniciativa! 😉

4 – Visite bairros mais afastados

Turismo fora da rota turística - Paris - Julia Maiorana

Fondation Louis Vuitton

Todo bairro tem a sua beleza, mesmo os mais afastados do chamado “centro histórico” das cidades ao redor do mundo. Quem disse, por exemplo, que os bairros um tantinho mais distantes do centro de Paris não são incríveis? Inclusive, alguns museus, como a Fondation Louis Vuitton, ficam mais afastados e ao redor ainda tem muita coisa bacana para descobrir.

5 – Evite viagens de apenas um dia

Tem gente que ama fazer mochilões por vários lugares em pouco tempo. Mas será que é realmente interessante pingar de cidade em cidade ficando apenas 1 dia em cada uma? Assim, você não consegue entender bem o funcionamento da região, mal conhece os lugares mais importantes e, pior, terá poucas lembranças de lugares que tem grande potencial.

6 – Conheça lugares diferentes

Bom, agora que eu já te dei algumas dicas bem legais para começar um novo estilo de viagem, chegou a hora de ter em mente alguns desses destinos que valem a pena e geralmente estão fora do lugar comum. Olha só algumas opções incríveis:

Tumba de Humayun – Índia

Turismo fora da rota turística - Tumba de Humayun - Julia Maiorana

A cerca de 200 km do famoso Taj Mahal, você vai encontrar um belíssimo exemplo de arquitetura do estilo mongol: é o túmulo de Humayun. Muitos dizem que foi esse monumento que inspirou o irmão mais conhecido. Então, a visita por si só valerá super a pena.

Parques Nacionais do Canadá

Turismo fora da rota turística - parques no Canadá - Julia Maiorana

Olha, tem muita gente que vai até os EUA para conhecer de perto os parques nacionais americanos. Aliás, esse é um dos lugares mais visitados do mundo todo, cheio de trilhas, pequenos albergues, histórias e muita coisa para visitar. Mas, o que poucos ainda fazem é ir mais ao norte, rumo ao Canadá e continuar a viagem pelos lados de lá.

Sabe o que é mais interessante? É que no Parque Nacional do Canadá você vai encontrar pouquíssimos turistas, belíssimas paisagens e, melhor, vai poder explorar o deserto por conta própria — mas, claro, sempre com recomendações de guias, combinado?

Ilhas Faroe – Dinamarca

Turismo fora da rota turística - Ilhas Faroe – Dinamarca - Julia Maiorana

Convenhamos, você conhece muita gente que já foi pra Dinamarca? Vale dizer que os países nórdicos têm maravilhas naturais capazes de deixarem qualquer outra região do mundo no chinelo. As Ilhas Faroe são um desses destinos cheios de atrações pouco exploradas, e espere encontrar penhascos, litorais de tirar o folego, e até um restaurante com estrelas Michelin!

Toronto – Canadá

Tudo bem que Toronto já está começando a ganhar um pouco mais de visibilidade, principalmente para quem está em busca de um intercâmbio bom e barato. Mas, a cidade ainda é muito ofuscada por Montreal e até mesmo pela belíssima Vancouver. Porém, se você quer realmente conhecer melhor o povo canadense, aposte nesse destino e não se arrependa.

Ljubljana – Eslovênia

Turismo fora da rota turística - Eslovênia - Julia Maiorana

A Europa é, de fato, um dos melhores lugares do mundo para várias viagens e visitas. Só que o que muita gente esquece que dá pra conhecer outras partes do velho continente que estão praticamente clamando por turistas! Esse é o caso de Ljubljana, na Eslovênia, um lugar com muitos canais, castelos e vários espaços verdes para piqueniques deliciosos.

Amsterdã

Turismo fora da rota turística - Amsterdã - Julia Maiorana

Tá certo que Amsterdã não tem nada de novo nessa lista, mas o que vale aqui é aquela dica de ficar em lugares diferentes dentro de uma cidade super turística. Em Amsterdã, por exemplo, saia do centro e aposte em bairros como o Westerpark, bem artístico, ou o Indische Buurt, com uma diversidade incrível e — até que enfim — com pessoas locais.

Londres

Turismo fora da rota turística - Camden - Julia Maiorana

Camden

Mais um da lista de cidade ultra mega visitada, mas que pode ser desbravada de um jeitinho totalmente diferente e encantador. A terra da Rainha é cheia de bairros únicos, vibrantes e com características londrinas que te farão querer morar em cada um deles. Para fugir dos turistas chatos, tente se hospedar no moderno Hackney ou até mesmo no rock’n’roll Camden.

 

Bom, gente, o que importa mesmo é você repensar um pouco a forma como faz viagens. Investir em algo novo, que traga outro olhar sobre a realidade local sempre traz riquezas para toda uma vida, além de lembranças que só você terá. Preparado para fazer diferente? Me conta depois para qual destino você foi!

Compartilhe:

3 thoughts on “A nova tendência de turismo é sair da rota turística. Entenda!”

  1. Vera disse:

    Muito bom compartilhar essas informações,ajudam as pessoas que não tem vivências e experiências em viagens fora do país. As pessoas deixam de viajar por não ter condições financeiras para visitar locais sofisticados.
    Quando é informado outras opções mais baratas dando oportunidade de fazer um planejamento e partiu para viagem dos sonhos

    1. Julia Maiorana disse:

      Oi Vera! Seja sempre bem vinda. Beijos

  2. juliana disse:

    Muito boa matéria. Parabens Juju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.