Turismo Gastronômico: Onde ir e o que comer em Portugal?

Categorias:

Europa,Gastronomia
Compartilhe:

Muito além do bacalhau, a gastronomia portuguesa, que é conhecida mundialmente, oferece uma grande variedade de delícias, com muitas influências mediterrânicas e atlânticas que fazem nossa estadia no país ser ainda mais incrível e especial. E como estive por lá há pouco tempo, trouxe por aqui minhas dicas de onde ir e o que comer em Portugal.

Me acompanhe:

 Bacalhau:

Você sabia que foram os portugueses os primeiros a pescar e introduzir o bacalhau na nossa alimentação? E é por isso que o peixe é quase uma marca registrada do país, sendo o terceiro maior consumidor da espécie do mundo. Além de ser muito saboroso, ele é capaz de criar uma variedade enorme de pratos, como em saladas, pratos gratinado, ao forno, risoto, escondidinho, em massas e muito mais.

#DiquinhadaJu – Restaurantes em Portugal que oferecem um bom bacalhau: Solar dos Nunes, Solar dos Presuntos, Restaurante Laurentina e o Rei do Bacalhau, ambos em Lisboa.

 Azeite português:

O alimento produzido através da azeitona, é um outro exemplo clássico da culinária mediterrânea muito consumido em Portugal. O cultivo de olivicultura no país existe desde o século VI, com a conquista dos Árabes na Península Ibérica, que desde então passou a ser consumido de diferentes maneiras, não só na culinária, como também no ramo da iluminação e até na religião, já que era considerado um óleo sagrado, tendo então uma grande força na economia do país. Atualmente o alimento é muito utilizado em diversos pratos, reconhecido mundialmente e exportado para inúmeros países diferentes.

#DiquinhadaJu: Separei por aqui uma lista dos melhores azeites de Portugal para você não deixar de experimentar. Vale até a pena trazer um ou outro pro Brasil.

 Queijos:

É muito provável que você não tenha ouvido falar tanto que os queijos portugueses são maravilhosos, mas acredite em mim, eles são, e MUITO! Produzidos tanto com leite de vaca, quanto de cabra e ovelha, os queijos de Portugal contam com uma imensa variedade, que são procurados por muitos turistas do país. Mas quer saber o motivo dele não ser tão famoso e consumido ao redor do mundo? Pois devido aos métodos tradicionais de fabricação vindos de pai para filho há séculos, os produtos não são pasteurizados, o que dificulta muito a exportação do alimento, que acaba se tornando especial e diferente.

#DiquinhadaJu: Alguns exemplos são o queijo da Serra da Estrela, queijo de Évora e o queijo de cabra transmontano. E um ótimo lugar para experimentá-los e outras delícias típicas, como vinhos e produtos artesanais, é na Queijaria Cheese Shop & Bar, também localizada em Lisboa.

 Pastel de Belém:

O Pastel de Belém, que tem como o principal ingrediente a nata, é outro símbolo tradicional da culinária portuguesa. O doce que atualmente é encontrado em todos os cafés, docerias e pastelarias, foi inventado em 1837 por clérigos do Mosteiro dos Jerónimos ou também conhecido como Mosteiro de Santa Maria de Belém, por isso o seu nome. Uma curiosidade sobre o doce, é que sua receita original é um segredo guardado à sete chaves até hoje, onde as pouquíssimas pessoas que a sabem, devem assinar um documento de sigilo antes de produzi-lo.

#DiquinhadaJu: Um lugar tradicional para experimentar o verdadeiro Pastel de Belém é no estabelecimento Pastéis de Belém, ou no Manteigaria que é considerado um dos melhores.

 Frutos do mar:

Não é só o peixe que é famoso em Portugal, frutos do mar em geral são muito bem representados no país. Ostras, camarões, amêijoas, caranguejos e polvos são muito comuns nos menus portugueses, principalmente em cidades próximas da costa.

#DiquinhadaJu: Vale a pena experimentar algum dos vários restaurantes do renomado chef português José Avillez. Um deles é o Belcanto, que já ganhou 2 estrelas Michelin e ainda está na lista dos 100 Melhores Chefs do Mundo, e o Bairro do Avillez, que além do restaurante atrás, também funciona de uma maneira bem mais informal, como uma espécie de mercearia logo na entrada. E lá foi o melhor porco que já comi!

Restaurantes da alta gastronomia em Portugal:

Essas delícias são encontradas em diversos lugares e cidades do país, por isso, separei por aqui uma lista com grandes nomes da cena gastronômica, para você não deixar de visitar em sua próxima ida à Portugal, veja só:

E você, tem alguma sugestão de restaurante em Portugal para me dar também?!

Beijos!!!

 

 

Tags:
Compartilhe:

7 thoughts on “Turismo Gastronômico: Onde ir e o que comer em Portugal?”

  1. palacio chiado alem de restaurante vira baladinha! mt legal! e na fabrica de nata tem pastel de nata igual aos de Belem! e tem em varios pontos de lisboa!

  2. Julia Maiorana disse:

    Uma delícia né? Obrigada pelos comments. Beijos

  3. Bruno Torres disse:

    Minho , norte de Portugal , onde se come o melhor bacalhau. Duas dicas : restaurante o Victor em São João de rei
    ou no fentelhas em Guimarães.

  4. Gostei muito, obrigado pelas dicas continue o bom trabalho.

  5. Julia Maiorana disse:

    Obrigada Gabriel!

  6. Ana Borges disse:

    Recomendo vivamente o seu blog/site.
    Achei-o de excelente qualidade.
    Obrigado
    Ana

  7. Julia Maiorana disse:

    Oi Ana!! Fico muito feliz que tenha gostado. Seja sempre bem vinda. Um Beijo, Julia

Os comentários estão fechados.

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.