Turismo Náutico: alternativa para lazer sem aglomeração

Categorias:

Sem categoria
Compartilhe:

O jeito como conhecemos o turismo está bem diferente e nós já conversamos sobre o assunto por aqui nas últimas semanas.

Alguns novos comportamentos e tendências começam a surgir como resposta às circunstâncias atuais, como a necessidade de distanciamento social e a busca por locais cercados por natureza.

Viagens de carro para lugares não muito distantes de casa estão entre as principais alternativas para dar uma escapadinha da rotina. Mas uma outra tendência vem ganhando cada vez mais adeptos: o turismo náutico.

Viajantes encontraram nas embarcações uma alternativa segura e longe de aglomerações para respirar novos ares sem precisar se expor ao novo Coronavírus. A boa notícia é que para ter acesso você nem precisa ser o proprietário de lancha ou conhecer alguém que seja para descobrir essa nova tendência.

O AirBnB de barcos

O aluguel de barcos está entre os setores do turismo náutico que mais cresceu em todo o mundo, principalmente após o afrouxamento das medidas de isolamento.

Existem até sites de aluguel de embarcações bem no estilo AirBnB que conectam proprietários de embarcações aos clientes. Na Europa, por exemplo, uma dessas plataformas de locação observou aumento de 55% nas buscas durante o verão em relação ao mesmo período do ano passado.

Para quem pensa que o turismo náutico é um luxo para ricos e ostentadores, o aluguel de barcos veio para quebrar esse tabu. Claro que ser proprietário de uma lancha não é nada barato e simples. Os proprietários encontram nos aluguéis uma forma de amenizar esses gastos. Quem ganha também são os locatários, que têm acesso a uma experiência diferenciada. 

Com a chegada do verão no hemisfério sul, a procura por aluguéis de embarcações já desperta o interesse do brasileiro, principalmente por conta de férias e datas festivas como o Réveillon.

No Brasil os serviços de aluguel de embarcações não estão tão bem estruturados e conhecidos quanto na Europa, mas em sites como Nautal e BnBoats (ao final do artigo veja a lista completa) é possível alugar barcos e lanchas por algumas horas, dias ou temporadas para viajar pelos mares de lugares como Guarujá (SP), Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ), Florianópolis (SC), entre outros.

Mas atenção: esse serviço ainda não chegou em Belém. Não consegui fazer cotação em nenhum dos dois sites para aluguéis na região do Pará. Mas a região amazônica é um prato cheio para o turismo náutico e é possível sim alugar uma lancha para algumas horas ou até dias nos rios da Amazônia.

Turismo Náutico em Belém e Região

A cidade de Belém é banhada pela baía do Guajará. Existem diversas marinas espalhadas pela região na Avenida Bernardo Sayão, mas também é possível encontrá-las em regiões como Conjunto Maguari, Tenoné e Outeiro onde existem furos de rio.

Nas diversas marinas da cidade é possível fazer a locação de lanchas e barcos com variados preços, geralmente a partir de R$1.500. 

O empresário Hugo Magalhães inaugurou recentemente a marina Gran Marine, na região do Furo Maguari. Ele conta que a procura por aluguel de lancha tem sido alta desde a inauguração do estabelecimento. Sua embarcação tem espaço para até 15 pessoas. A diária com 10 horas de passeio sai por R$2500. O aluguel dá direito ao capitão para guiar o barco e ao tanque cheio.

Lancha para aluguel na marina Gran Marine em Belém

O percurso é definido antes da viagem com o capitão. Alguns destinos que comumente fazem parte do roteiro são paradas no Restaurante da Tia, Restaurante do Nonato, Restaurante Picolé, o bar flutuante Angra, a “Prainha” (um banco de areia que surge quando a maré está baixa) e idas a lugares mais distantes como a Ilha do Combu e Ilha de Cotijuba.

Como funciona?

A dúvida mais comum ao alugar uma embarcação é: como pilotar? Quanto a isso, fique tranquilo, pois na maioria dos contratos de aluguel já está incluso o capitão que irá guiar a embarcação. Vale dizer que somente pessoal com habilitação náutica pode pilotar barcos, sendo assim a presença dele é obrigatória. Dependendo do tipo de barco, lancha ou iate pode haver um marinheiro para auxiliar o capitão.

Em relação ao combustível, vai depender muito do contrato. Geralmente funciona como nas locações de automóveis. Você recebe a embarcação com o tanque cheio e ao final da viagem devolve com o tanque cheio também.

Pode haver também a possibilidade de contratar outros serviços ou atividades, como garçom, eventuais passeios fora da rota, passeios de jet-ski, stand up paddle ou taxas com limpeza e roupas de cama/banho.

Vantagens de alugar uma embarcação

Alugar embarcações vai além do isolamento. Um dos grandes atrativos para esta nova modalidade é a sensação de liberdade e autonomia. Independentemente do tempo embarcado, os clientes podem personalizar suas viagens com roteiros pré-determinados com o capitão antes do embarque. 

É possível somente viajar ou aportar em um ou vários pontos como portos e restaurantes, o que agrada muito aos viajantes com família ou grupo restrito de pessoas.

Para quem busca um agito comedido, a opção é a locação de lanchas e iates para eventos pequenos como reuniões de amigos ou micro-festas com até 15 pessoas, dependendo da embarcação. As mais comuns são aniversários, despedidas de solteiro(a) ou festas de casamento. 

Serviços de Aluguel de Lanchas no Nordeste, Sul e Sudeste

Nautal

BnBoats

Wind Charter

Serviços no Exterior

Nautal
Oferece aluguel em destinos como Grécia, Croácia, Tailândia, Caribe, Austrália, Turquia.

Click&Boat
Líder de aluguel e barcos na Europa. Está presente em quase 100 países. 

Boatsetter
Oferece serviços no mar do Caribe, Mediterrâneo, Cidade do Cabo, Dubai, Colômbia e Estados Unidos.

Veja também:

Viagem de Carro Pós-Quarentena
Como planejar uma viagem na Pandemia


Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.