O que saber antes de fazer uma viagem de carro pela América do Sul

Categorias:

América do Sul,Destinos,Utilidades
Compartilhe:

Você sonha em percorrer os países da América do Sul de carro e não sabe por onde começar? Então fique de olho nessas dicas e tome coragem de vez para realizar o seu sonho. 

Viajar de carro pela América do Sul é uma ótima oportunidade para visitar vários países de um jeito mais imersivo, aproveitando a estrada para conhecer pessoas e localidades muitas vezes esquecidas pelos roteiros tradicionais.

Mas, é válido lembrar que a viagem precisa de um planejamento, a começar pela escolha do roteiro. Essa etapa é super importante, pois todas as dicas que eu trago abaixo dependem do seu itinerário. Neste texto não falaremos sobre as rotas, pois são muitas. Se precisar de inspiração, confira no blog: tendências de viagem na América do Sul.

Seja para uma viagem mais tranquila ou para aventuras mais extremas, veja o que você precisa para fazer a sua viagem pela América do Sul com segurança! 

Com que carro eu vou?

viagem-carro-america-do-sul-carro-julia-maiorana

É muito comum que os brasileiros cruzem a fronteira para fazer essa viagem em seus próprios veículos, principalmente aqueles que possuem carro propício para a aventura. Porém, como estamos um pouco distantes geograficamente da fronteira, o mais interessante é alugar um carro (Ou não, vai depender da proposta da aventura!).

Se você for passar por lugares cobertos com neve, será necessário levar correntes de pneus para melhorar a estabilidade do veículo. Vale dizer ainda que Insulfilmes nos vidros não são permitidos na Argentina.

https://static-juliamaiorana.gcampaner.com.br/wp-content/uploads/2019/12/viagem-carro-america-do-sul-carro-julia-maiorana-1.jpg

E o modelo? Bom, algumas pessoas dizem que carro de passeio suporta certos tipos de roteiros na América do Sul, desde que não seja do tipo 1.0. Porém, esses carros mais básicos não dão conta de estradas irregulares e esburacadas. 

Sendo assim, sugiro um carro alto e com bagageiro grande. Afinal, você estará levando, literalmente, sua casa na bagagem. Para viagens mais “emocionantes”, um 4×4 é a pedida ideal para não passar perrengue.

Mercosul, um facilitador

viagem-carro-america-do-sul-carro-julia-maiorana-3


Um fato que ajuda (e muito) os viajantes a ter uma experiência mais agradável é que o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai fazem parte do Mercosul, um bloco econômico para estabelecer políticas de integração econômica e aduaneira que gera vantagens para a livre circulação de pessoas dentro dos territórios que fazem parte do acordo.

O Chile e a Bolívia não fazem parte diretamente do Mercosul, mas estão dentro das políticas como países associados. Já a Venezuela está temporariamente suspensa do Mercosul por não cumprir algumas diretrizes do acordo.

Documentos necessários

Apesar de oferecer muitas vantagens, o viajante precisa estar atento a algumas exigências, como documentos para transitar sem problemas. Veja quais são: 

Documentos pessoais

viagem-carro-america-do-sul-carro-julia-maiorana-4

Basicamente, você vai precisar do seu RG (que funciona como passaporte nos países do Mercosul) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se passar pela Colômbia está nos planos, será necessário tirar uma habilitação internacional, pois o documento brasileiro não é válido por lá.

A certidão negativa do Detran pode ser exigida em alguns países, então, melhor se precaver. É possível solicitá-la diretamente no Detran e fica pronta em poucos dias. 

Carta Verde

viagem-carro-america-do-sul-julia-maiorana-1

Argentina, Paraguai e Uruguai exigem do condutor um seguro veicular especial que cobre colisões e danos. 

A Carta Verde é um certificado civil obrigatório criado por meio da Resolução Mercosul 120/94 e que entrou em vigor em 1995. Este seguro serve para cobrir financeiramente os possíveis danos causados a terceiros pelo proprietário ou condutor de veículos de passeio (próprios ou alugados) em caso de acidentes. 

A Carta Verde é item obrigatório para quem cruza fronteiras com o carro próprio ou alugado de nacionalidade diferente. Por exemplo, se o seu carro tem a placa do Brasil e vai rodar pelos países citados lá em cima, é obrigatório. Porém, se você alugar um carro no Uruguai (ou um dos países do Mercosul) e pretende viajar dentro do país, não é necessário.

A maneira mais fácil e rápida de adquirir a Carta Verde é via corretora de seguros, mas também é possível contratar via banco (procure o seu gerente e converse sobre o assunto). Este seguro tem um custo, que vai depender dos dias em que você irá circular em países estrangeiros. 

Para viagem de carro ao Chile, o condutor precisa ter outro seguro: o SOAPEX. Porém, alguns seguros da Carta Verde incluem o Chile. Neste caso, é necessário que no documento conste explicitamente que a cobertura inclui o Chile, já que o mesmo não faz parte do Mercosul diretamente.

Documentos do Veículo

viagem-carro-america-do-sul-julia-maiorana-2

Caso você esteja com o seu veículo, precisa levar o certificado de registro e licenciamento do veículo. Caso esteja dirigindo um veículo de terceiro, precisa levar consigo uma autorização registrada em cartório. 

Cuidados na Estrada

  • Na hora de montar seu roteiro de viagem, preocupe-se em localizar acomodações para dormir na estrada. Procure as avaliações desses estabelecimentos na internet para não cair em ciladas.
  • Outro ponto é que as regras de trânsito variam para cada país, mas é importante manter o bom senso e direção defensiva sempre.
  • Você vai passar por muitos pedágios, principalmente na Bolívia e Chile. Tenha sempre moeda local no bolso para fazer o pagamento.
  • Por falar em moeda local, não vale a pena trocar o dinheiro antes de sair do Brasil. Também não compensa levar tudo em dólar, pois ele se perde muito na conversão. Prefira trocar nas cidades por onde passar, onde as taxas são menores (exceto em aeroportos).
  • A qualidade da gasolina nos países da América do Sul é muito boa, por isso não é comum abastecer com álcool. 
  • Existem relatos de policiais corruptos e moradores locais “espertinhos” à procura de viajantes desavisados. Cuidado!

 

Alguns posts que podem ser interessantes para você:

Como planejar seu primeiro mochilão

Argentina além de Buenos Aires

Dicas de viagem para Machu Picchu

Onde comer em Lima (Peru)

3 cidades na Colômbia que você precisa conhecer

 

Agora que você já sabe por onde começar, quero saber qual o roteiro que você escolheu para essa aventura maravilhosa! Depois me conta como foi, viu? :* 

 

 

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.