Como planejar uma viagem de carro pós-quarentena com seu amor!

Categorias:

Sem categoria
Compartilhe:

Texto publicado originalmente na Coluna Bora Ali do Jornal O Liberal

O setor turístico foi gravemente impactado com o surto do novo coronavírus e vamos sentir que nada mais será como antes após essa tenebrosa quarentena. Até mesmo nossos hábitos de viagem sofrerão algumas mudanças, mesmo com a flexibilização do isolamento social e reabertura de fronteiras. 

Um velho hábito será a tendência da vez: viajar de carro para descobrir destinos próximos. As pessoas se sentem mais seguras dentro de seus próprios veículos e isso será uma ferramenta importante para fazer viagens do tipo Bate Volta (afinal, nossos feriados podem estar comprometidos por conta da quarentena).

Aposto que depois de passar tanto tempo em casa, você e seu amor merecem uma viagem romântica, porém, tomando todas as medidas necessárias para deixar o seu passeio seguro!

Talvez o momento para fazer essa viagem não seja agora, mas nada impede que vocês já comecem a pensar no planejamento, certo? Aproveite o seu tempo dentro de casa para pesquisar destinos, conhecer paisagens maravilhosas e ter um momento todo só para vocês dois.

Confira algumas dicas para planejar viagem de carro pós-quarentena com o seu amor!

Viajar de carro: o novo normal

O turismo regional será a bola da vez nos próximos meses. Viagens internacionais (e até mesmo as nacionais)  estão extremamente pesadas para o bolso do brasileiro que sente na pele os impactos econômicos da pandemia. Além do mais, a longa exposição ao contágio com o coronavírus fará com que repensemos nesse formato de viagem.

A vantagem é que hotéis e resorts estarão com promoções tentadoras para se recuperar da crise. As locadoras de automóveis também irão facilitar o aluguel (para quem não quiser desgastar o próprio carro durante o trajeto). 

Planejamento do Bate Volta romântico

A escolha do destino

Viagem a dois precisa ter um roteiro especial, né? Trace a rota e os destinos a serem visitados junto com seu amor, assim como as paradas que vocês farão ao longo do caminho para dormir ou descansar. Confira as promoções disponíveis nas acomodações no seu destino e paradas, que estarão com ofertas ótimas nos próximos meses.

Procure destinos mais tranquilos justamente para fugir de aglomerações desnecessárias.

Hospedagens e Restaurantes

Por conta da pandemia, hotéis, resorts, hostels e restaurantes tiveram que se adaptar a essa nova realidade. No momento da pesquisa pelos lugares que irão visitar, recomendo conversar por telefone com os responsáveis por esses estabelecimentos para entender como estão os protocolos de higienização. 

Ao se hospedar, por exemplo, verifique se os colaboradores usam máscaras, luvas e se higienizam os quartos corretamente. Certifique-se de que as roupa de cama e banho à sua disposição estejam devidamente higienizadas e lacradas antes do uso para evitar contaminação.

Itens para levar na viagem

Importante avaliar se a sua bagagem conta com os adereços necessários para essa viagem. Alguns itens a serem pensados são:

  • Doleira – para guardar o seu dinheiro sempre com você;
  • Documentos como CNH e RG;
  • Câmera e celular;
  • Carregadores;
  • Cadeado para a mala;
  • Óculos escuros e boné;
  • Protetor solar e labial;
  • Lanterna;
  • Livros ou revistas para ler durante a viagem;
  • Relógio;
  • Papel higiênico ou lenço umedecido;
  • Caneta e caderneta – Para anotar algo importante ou um contato;
  • GPS e mapa – infelizmente não é sempre que podemos contar com a tecnologia;
  • Roupas leves;
  • Salgadinhos para beliscar;
  • Muita água;
  • Camisinha.

Monte a playlist do casal

Aproveite a viagem para ouvirem juntos as músicas que marcaram o relacionamento de vocês. Monte uma playlist especial. De preferência, salve-a no celular ou em um pen-drive. Afinal, a internet pode deixar vocês na mão durante o trajeto. 

Precauções para evitar infecção por coronavírus durante a viagem de carro

O “novo normal” sugere cuidados redobrados com a higiene. O uso de equipamentos como máscaras, álcool em gel precisam estar no seu planejamento até mesmo quando o isolamento social estiver ameno durante a viagem de carro pós-quarentena.

Limpeza no interior do veículo

A primeira ação de planejamento de uma viagem de carro é fazer o alinhamento, balanceamento e limpeza prévia do veículo, certo? Isso significa que você precisa entregar seu automóvel nas mãos de terceiros para realizarem o serviço. 

Por isso, quando o carro voltar da manutenção, é importante que você faça uma nova higienização no carro. Utilize álcool isopropílico para limpar as peças plásticas, principalmente o volante e botões de painel. 

Os bancos e carpetes podem ser higienizados com produtos especiais ou com uma solução de sabão neutro e água. Mas é preciso tomar o cuidado de remover esses produtos com um segundo pano seco. Do contrário, vírus e bactérias podem resistir na superfície.

Atenção aos calçados: procure higienizar com uma solução com 50ml de água sanitária para 1 litro de água antes de entrar no automóvel. 

Lembre-se de esvaziar a lixeirinha do carro diariamente, principalmente se houver lenços com secreções. 

Não esqueça de colocar uma embalagem de álcool em gel ao seu alcance no painel do automóvel.

Precaução nas paradas

A ideia é que o casal tente não sair do carro durante a viagem, mas paradas são necessárias. Postos de gasolina, lojas de conveniência e restaurantes (de preferência no modelo drive-thru) devem ser trafegados com todo o cuidado.

Não esqueça de desembarcar com a máscara respiratória e quando voltar ao carro, utilizar o álcool em gel.

Devo usar máscara dentro do veículo?

Máscaras respiratórias são super importantes em viagens de carro pós-quarentena. Leve na viagem algumas unidades para trocar durante os dias. Porém, dentro do carro, as máscaras não são obrigatórias. A não ser que, por ventura, você tenha que oferecer carona a algum passageiro que não é do círculo social de vocês (solicite educadamente que, ao entrar, o seu carona faça higienização com álcool em gel). 

E luvas?

Seu uso não é obrigatório, mas as luvas são itens importantes para serem levadas na viagem, principalmente se você precisar sair do carro. No interior do veículo não é necessário. Considere levar alguns pares para quando precisar sair/manusear algo fora do veículo. Assim que voltar para o carro, descarte-as e utilize o álcool em gel.

Veja também

Viagem de carro pela América do Sul – O que saber

Turismo em Belém fora da rota tradicional

Como planejar mochilão

Espero que essas dicas sejam úteis para que vocês tenham momentos inesquecíveis na viagem de carro pós-quarentena. Afinal, nesse momento, as manifestações de amor e carinho fazem toda a diferença. Feliz Dia dos Namorados, quarenteiners!

Compartilhe:

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.