A viagem perfeita para presentear seu pai de acordo com o perfil dele

Categorias:

Destinos,Utilidades
Compartilhe:

Dai dos Pais passou, você pode até ter presenteado o seu, mas se quer mesmo dar um presente inesquecível, que tal planejar uma viagem com ele?

Se parece difícil agradar seu pai, considere a ideia de escolher um destino que seja a cara dele. Afinal, cada pai tem seu próprio jeito de curtir uns dias de descanso. Por isso, hoje selecionei alguns destinos de acordo com alguns perfis.

Esse tipo de estratégia sempre funciona quando preciso ajudar algum cliente a definir o destino da viagem, pois assim é mais fácil encontrar passeios e pessoas que compartilham os mesmos gostos. Fica muito mais divertido e agradável curtir a viagem.

O Senhor das Aventuras

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-aventureiro-julia-maiorana

Sabe aquele pai cheio de energia e vitalidade, que não abre mão de atividades físicas e é louco por natureza? Do tipo que troca fácil o conforto de um hotel de luxo por uma mochila nas costas para desbravar o mundo, sabe?  Esse pai é perfeito para o turismo de aventura e ecologia. No Brasil existem muitos destinos com essas características, de norte a sul. Confira alguns!

Jalapão (TO)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-aventureiro-jalapao-julia-maiorana

No leste do Tocantins está a reserva ambiental do Jalapão. Um destino bem conhecido para quem gosta de turismo de aventura com seus fervedouros, cachoeiras, piscinas naturais, serras e dunas. 

Mas, atenção: a viagem não é para principiantes! Para percorrer o Jalapão e conhecer suas atrações são necessários, pelo menos, quatro dias. Uma boa opção é contratar os pacotes que as empresas locais oferecem, pois algumas atrações na região são de difícil acesso. Então, melhor contar com quem já conhece, né?

Como a estrada é bastante irregular, viajar com um carro de passeio não é indicado, principalmente se você não tem muita experiência com esse tipo de trajeto. Prefira alugar um carro 4×4 que assim as chances do carro atolar na estrada são bem menores. 

Chapada dos Veadeiros (GO)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-aventureiro-chapada-dos-veadeiros-julia-maiorana

Localizada a três horas de Brasília, a Chapada dos Veadeiros é viagem é indicada para quem é apaixonado por cachoeiras, pois lá você encontra de todos os tipos: quedas d’água calminhas com piscinas naturais até cataratas gigantes e imponentes. 

A região tem ainda um ar místico, pois dizem que é possível observar atividades extraterrestres, além de ser uma região que atrai muitos hippies e esotéricos por ser um dos principais centros energéticos do planeta. 

A melhor época para conhecer a Chapada dos Veadeiros é entre junho a agosto, por conta do clima seco que facilita o trajeto nas estradas de barro. As cidades com a melhor estrutura para se hospedar são: São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante. 

Pantanal (MS)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-aventureiro-pantanal-julia-maiorana

O Pantanal do Mato Grosso é uma viagem não só para quem gosta de aventuras, como também para quem aprecia o turismo ecológico. Por lá é possível andar a cavalo, pescar, fazer observação de aves e animais como capivaras, jacarés e até onça-pintada. O destino é interessante também para quem gosta de fotografar a natureza. Portanto, não dispense levar a sua melhor câmera fotográfica. 

Diferente das opções que citei acima, o Pantanal conta com estrutura hoteleira de primeira. As próprias pousadas apresentam com pacotes de passeios de ecoturismo e pensão completa. Para quem gosta de pesca, existem até os barcos-hotel, que dedicam todo o tempo do cliente para essa atividade, que é uma das mais populares na região.

Em relação às melhores épocas para visitar, vai depender do objetivo da viagem e da própria natureza, pois o clima varia de acordo com o ciclo de chuvas. Mas, funciona mais ou menos assim: o período de maio a setembro é mais seco e propício para observar a fauna e flora. De outubro a maio é o período das chuvas, a região fica coberta por água e facilita a pesca.

O Sombra e Água Fresca

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-praieiro-julia-maiorana

Para esse perfil de pai o que importa mesmo é colocar o pé na areia, descansar ao sol, perder a vista observando o mar, pegar uma onda ou curtir outro esporte aquático… Quem tem pai praieiro vai acertar em cheio com essas sugestões!

Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-praieiro-baia-do-sancho-julia-maiorana

Como diria Bruna Marquezine: Noronhe-se! A Baía do Sancho simplesmente é a praia mais bonita do Brasil e também uma das mais bem avaliadas no TripAdvisor. Este paraíso atrai muitos turistas nacionais e internacionais com suas pousadas de luxo, barquinhos de passeio e baladas agitadas durante a noite.

Praia do Bonete, Ilhabela (SP)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-praieiro-praia-do-bonete-julia-maiorana

Localizada no litoral norte de São Paulo, a Praia do Bonete oferece um ar rústico, com redutos hippies e uma comunidade com cerca de 300 mil habitantes, que vivem da pesca e turismo local. Um lugar tranquilo, ótimo para surfar, com areias que douradas e águas claras. Na região é possível fazer trilhas e aproveitar as cachoeiras. 

Praia da Fortaleza, Ilha do Mel (PR)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-praieiro-praia-da-fortaleza-julia-maiorana

A Ilha do Mel está ao norte do Paraná. Possui uma extensa área de preservação ambiental, praias maravilhosas e clima que chega aos 30ºC no verão. Tudo por lá é feito caminhando, de bicicleta ou com a utilização de barcos. 

Entre as praias da região, destaca-se a Praia de Fortaleza, um vilarejo que oferece boa estrutura ao turistas, além de sossego. Uma viagem para deixar o seu pai tranquilo, desacelerar da rotina da cidade e respirar ar puro com cheiro de brisa do mar.

O Mestre Cervejeiro

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-cervejeiro-julia-maiorana

É impossível não identificar de cara esse tipo de pai. Alguns deles têm a barriguinha saliente de chopp, uma caneca de estimação ou um grupo de amigos que idolatra a cevada. Alguns têm o paladar apurado, sabem de cabeça os tipos de cerveja que existem, experimentam cervejas importadas e sabores variados… Ou então só gostam de beber mesmo.

A boa notícia é que hoje o Brasil é um dos principais fabricantes de cerveja e isso significa que tem muitos lugares interessante para visitar e fazer degustação.

Blumenau (SC)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-cervejeiro-blumenau-julia-maiorana

A cidade que recebe todos os anos o maior festival de cerveja do Brasil não poderia ficar de fora dessa lista, certo? Em outubro, Blumenau abre as portas para Oktoberfest, um evento de origem germânica, que celebra a cultura da cerveja com muitas atrações da cultura alemã.

Mas, em Blumenau a cultura cervejeira acontece durante os 365 dias do ano. Prova disso é a Sommerfest, conhecida como a Oktoberfest de Verão, que acontece em janeiro, e o Festival da Cerveja, em março. Tem também o Museu da Cerveja, que recebe turistas durante o ano inteiro

 Além, claro, das fábricas regionais que oferecem vistas, degustações, souvenires, etc. Por exemplo, cervejas como Eisenbahn, Bierland, Blumenau e Schornstein são produzidas na região. 

Caso o seu pai queria elevar o conhecimento cervejeiro a outro nível, é possível também participar de cursos de curta, média e longa e duração para se tornar oficialmente um especialista em cerveja. 

Ribeirão Preto (SP)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-cervejeiro-ribeirao-preto-julia-maiorana

Lembra que o Brasil está entre os maiores produtores de cerveja no mundo? Pois é, grande parte dessa fabricação é do Estado de São Paulo. Entre as cidades com grande destaque na produção está Ribeirão Preto, que se tornou um pólo cervejeiro nos anos 90, muito por conta da Cervejaria Colorado, a cerveja artesanal mais antiga do Brasil.

A Colorado inovou quando inseriu ingredientes nacionais nas receitas das cervejas, como a rapadura e a mandioca. Não parece grande coisa nos dias de hoje, mas imagina a revolução desse tipo de receita em 1990? 

Em Ribeirão Preto é possível encontrar em torno de 10 fábricas de cervejas artesanais de grande porte. Dá até para montar um roteiro para visitar o maior número possível delas para beber cerveja direto da fonte e ter uma experiência bem legal na produção delas.

Petrópolis (RJ)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-cervejeiro-petropolis-julia-maiorana

A Região Serrana do Rio de Janeiro é conhecida por seu clima agradável, sua história e, cada vez mais, por suas cervejas. A cidade de Petrópolis, por exemplo, ganhou o título de “Capital Estadual da Cerveja” em 2017 e não fica muito atrás quando o assunto é produção da bebida.

A fundação da cidade ocorre mais ou menos na época em que foi criada a primeira cerveja de baixa fermentação do mundo. Então, 11 anos depois, Henrique Kremer, um dos primeiros colonos alemães a pisar na cidade fundou a cervejaria que hoje tem o nome de Bohemia, que hoje é um dos principais pontos de turismo cervejeiro na cidade.

Inclusive, a cidade faz parte da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, que também engloba outras duas cidades da Serra Fluminense: Teresópolis e Nova Friburgo.

O Gourmet

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-gourmet-julia-maiorana

Aquele pai de gosto refinado que não dispensa um passeio gastronômico, gosta de conhecer novos lugares e provar sabores sofisticados. Não perde por nada nenhum seriado ou reality show sobre gastronomia. E quando resolve cozinhar, então?  Sempre capricha nos pratos, mesmo que acabe sobrando aquela pilha de louça para você lavar ao final da refeição. O turismo gastronômico é um prato cheio para esse tipo de pai!

Veja também

Melhores cidades para turismo gastronômico no Brasil

São Paulo (SP)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-gourmet-sao-paulo-julia-maiorana

Diferente de lugares com a cozinha tradicional (como Belém e Minas Gerais), São Paulo é um verdadeiro centro gastronômico, onde é possível encontrar restaurantes com culinária de praticamente todos os cantos do mundo, os chefs mais conceituados, restaurantes inovadores e pratos diferenciados.

Como estamos falando de uma das maiores cidades do mundo, é importante que vocês se hospedem em regiões com fácil acesso à rota gastronômica. Por exemplo, se o seu pai ama de restaurantes refinados, prefira se hospedar na região do Itaim Bibi ou Cerqueira César. Mas, se ele gosta de massas, uma boa opção é a Mooca ou o bairro do Bixiga. Se prefere de comida oriental, o bairro da Liberdade é tiro certo. E por aí vai. 

Veja também

Tour Gastronômico em São Paulo

Rooftops em São Paulo que você precisa conhecer

Ouro Preto (MG)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-gourmet-ouro-preto-julia-maiorana

Eu poderia citar aqui todas as cidades de Minas Gerais, mas decidi focar em Ouro Preto por conta da sua arquitetura histórica e ladeiras que vão ajudar você e seu pai a não saírem de forma. 

A culinária da região é incrível: tutu à mineira, costela com mandioca, frango com quiabo… E os doces? Doce de leite caseiro, goiabada, doce de mamão verde…É tanta delícia que nem cabe aqui no texto. 

Entre as ruelas da cidade sempre tem uma boa opção de restaurante. Toda a caminhada vai valer a pena, pode apostar! 

Salvador (BA)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-gourmet-salvador-julia-maiorana

Salvador tem carnaval de rua, praias lindas e pontos turísticos maravilhosos. Mas, Salvador também vai fazer seu pai suspirar de amores pela verdadeira culinária baiana. Seja em um dos sofisticados restaurantes da região ou mesmo aquele lugarzinho com culinária caseira e tempero tradicional, o sabor da Bahia vai encantar vocês. 

Belém (PA)

viagem-ideal-para-cada-tipo-de-pai-gourmet-belem-julia-maiorana

Eleita pela UNESCO como a Cidade Criativa da Gastronomia do Brasil, Belém do Pará não poderia ficar de fora da lista, né? Uma região marcada por sabores diferentes, que trazem uma influência forte da cultura indígena, com ingredientes únicos, além de uma natureza que respira Amazônia. Prepare-se para conhecer frutas exóticas, pratos típicos, além do famoso açaí.

Veja também

Turismo gastronômico em Belém

Isopor paraense: como fazer

 

Então, já sabe qual é a viagem ideal para o seu pai? Espero que sim! Se precisar de ajuda com esse presente, que tal um roteiro personalizado? Entre em contato para maiores informações: [email protected]

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2016 Julia Maiorana | Desenvolvido e gerenciado por gCampaner

Muitas imagens utilizadas neste blog vêm de fontes diversas e muitas vezes não autorizadas. Se alguma foto de sua autoria estiver no blog e você desejar a remoção ou os devidos créditos, por favor envie um email para [email protected] que prontamente atenderei à solicitação.